Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.
id UFRN_3b6840abf1b62929b1347b20ff034869
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20352
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento Júnior, Ernandes Candeia dohttp://lattes.cnpq.br/0251507319393929http://lattes.cnpq.br/3105836389884284Mendes, Jean Joubert Freitashttp://lattes.cnpq.br/9224599605968743Almeida, Cristiane Maria Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595Carvalho, Valéria Lázaro de2016-04-29T23:01:08Z2016-04-29T23:01:08Z2015-05-28NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.This research aimed to investigate how to establish the relationships between teachers and students in a specialized music school is investigating how the dialogic relationship characterized by the presence of otherness for a teaching and learning process. As investigative field, we chose the Pernambuco Conservatory of Music, located in Recife / PE. The methodological approach used was qualitative, and the case study chosen as type of research. As data capture tool used the application of a questionnaire, and subsequently also made up the use of interviews. We bring as a theoretical framework, the thought of Dialogue philosophy presented by the philosopher Martin Buber, where dialogue is seen as essential for maintaining a relationship based on ethical sense of otherness. Another basis on which rests our theoretical framework is the perspective of otherness according to the thought of Emanuel Lévinnas, where the place of the other in the relationship is recognized and valued the building thus ensuring a satisfactory relationship. Also reflect on the historical significance of the area of conservatories for music education of the individual, addressing the indications given by Pereira (2013) on Habitus Conservatorial, which is in his critique a repetitive teaching model that reproduces in classrooms today's practices designed by music teachers in the past. In this way we seek to find in the midst of this Habitus Conservatorial the place for the emergence of otherness and dialogue among the subjects investigated. Data obtained in this research indicate that the dialogue between teachers and students is an excellent alternative to roads that rumen to a better educational experience about music education in the context of a conservatory of music. And they point out that the ethics of otherness is a core value for the formation of the individual.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICADiálogoAlteridadeFormação em músicaEnsino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdfEnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdfapplication/pdf943313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/1/EnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdfbb161a21fe686cf3acb93f8bdf37d9cbMD51TEXTErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txtErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain196790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/6/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txt4b4a3fa453bce010b499969518b97ad4MD56THUMBNAILErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpgErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3383https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/7/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpg29310c123fa5fbb870bbb92338ff5343MD57123456789/203522023-01-12 16:34:48.091oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20352Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:34:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
spellingShingle Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Diálogo
Alteridade
Formação em música
title_short Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_full Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_fullStr Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_full_unstemmed Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
title_sort Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
author Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
author_facet Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0251507319393929
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3105836389884284
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes, Jean Joubert Freitas
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9224599605968743
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Almeida, Cristiane Maria Galdino de
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7567236180576595
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
contributor_str_mv Carvalho, Valéria Lázaro de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Diálogo
Alteridade
Formação em música
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo
Alteridade
Formação em música
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-29T23:01:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-29T23:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352
identifier_str_mv NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/1/EnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/6/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/7/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb161a21fe686cf3acb93f8bdf37d9cb
4b4a3fa453bce010b499969518b97ad4
29310c123fa5fbb870bbb92338ff5343
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832639289327616