Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo. |
id |
UFRN_3b6840abf1b62929b1347b20ff034869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20352 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia dohttp://lattes.cnpq.br/0251507319393929http://lattes.cnpq.br/3105836389884284Mendes, Jean Joubert Freitashttp://lattes.cnpq.br/9224599605968743Almeida, Cristiane Maria Galdino dehttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595Carvalho, Valéria Lázaro de2016-04-29T23:01:08Z2016-04-29T23:01:08Z2015-05-28NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.This research aimed to investigate how to establish the relationships between teachers and students in a specialized music school is investigating how the dialogic relationship characterized by the presence of otherness for a teaching and learning process. As investigative field, we chose the Pernambuco Conservatory of Music, located in Recife / PE. The methodological approach used was qualitative, and the case study chosen as type of research. As data capture tool used the application of a questionnaire, and subsequently also made up the use of interviews. We bring as a theoretical framework, the thought of Dialogue philosophy presented by the philosopher Martin Buber, where dialogue is seen as essential for maintaining a relationship based on ethical sense of otherness. Another basis on which rests our theoretical framework is the perspective of otherness according to the thought of Emanuel Lévinnas, where the place of the other in the relationship is recognized and valued the building thus ensuring a satisfactory relationship. Also reflect on the historical significance of the area of conservatories for music education of the individual, addressing the indications given by Pereira (2013) on Habitus Conservatorial, which is in his critique a repetitive teaching model that reproduces in classrooms today's practices designed by music teachers in the past. In this way we seek to find in the midst of this Habitus Conservatorial the place for the emergence of otherness and dialogue among the subjects investigated. Data obtained in this research indicate that the dialogue between teachers and students is an excellent alternative to roads that rumen to a better educational experience about music education in the context of a conservatory of music. And they point out that the ethics of otherness is a core value for the formation of the individual.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICADiálogoAlteridadeFormação em músicaEnsino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdfEnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdfapplication/pdf943313https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/1/EnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdfbb161a21fe686cf3acb93f8bdf37d9cbMD51TEXTErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txtErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain196790https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/6/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txt4b4a3fa453bce010b499969518b97ad4MD56THUMBNAILErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpgErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3383https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/7/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpg29310c123fa5fbb870bbb92338ff5343MD57123456789/203522023-01-12 16:34:48.091oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20352Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-12T19:34:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
title |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
spellingShingle |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Diálogo Alteridade Formação em música |
title_short |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
title_full |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
title_fullStr |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
title_full_unstemmed |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
title_sort |
Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada |
author |
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do |
author_facet |
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0251507319393929 |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3105836389884284 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9224599605968743 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Almeida, Cristiane Maria Galdino de |
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento Júnior, Ernandes Candeia do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Valéria Lázaro de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Diálogo Alteridade Formação em música |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo Alteridade Formação em música |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da Filosofia do Diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o lugar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar em meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-29T23:01:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-29T23:01:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO JÚNIOR, Ernandes Candeia do. Ensino de música e alteridade: discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada. 2015. 108f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/1/EnsinoMusicaAlteridade_Nascimento_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/6/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20352/7/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb161a21fe686cf3acb93f8bdf37d9cb 4b4a3fa453bce010b499969518b97ad4 29310c123fa5fbb870bbb92338ff5343 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832639289327616 |