Avaliação do impacto de treinamento no trabalho: o caso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gleicyane da Conceição
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25190
Resumo: A cada dia maiores níveis de competência são exigidos dos indivíduos para que consigam atuar em um contexto de mudanças. Visando aprimorar o desempenho das pessoas e consequentemente das organizações, ações formais de aprendizagem são realizadas, mas nem sempre as competências adquiridas pelos participantes por meio dessas ações são utilizadas no ambiente de trabalho. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o impacto do treinamento Cadastro Ambiental Rural ofertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, corte transversal e coleta de dados de fontes primárias. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário online composto pelas características sociodemográficas dos participantes e de dois instrumentos consolidados na literatura (Escala de Impacto do Treinamento no Trabalho e Escalas de Suporte à Transferência de Treinamento). A amostra foi composta por 139 participantes do curso, e para a análise dos dados foram empregadas análises exploratórias, descritivas, análise fatorial (PCA), correlações e análise de conteúdo. Os resultados revelaram respostas com médias favoráveis aos itens da Escala de Impacto do Treinamento no Trabalho, porém valores mais baixos para as Escalas de Suporte. A Escala de Impacto foi avaliada por diferentes grupos comparando-se as características sociodemográficas da amostra, e também foi realizada análise de conteúdo sobre a percepção dos participantes com relação à efetividade dos treinamentos dessa organização por meio de pergunta aberta. As escalas múltiplas provenientes da análise fatorial apresentaram excelentes índices de confiabilidade e as correlações testadas foram positivas e significativas entre as variáveis propostas no modelo da pesquisa. Dos resultados se pode concluir que os participantes identificaram que houve impacto do treinamento no trabalho, sendo que as pessoas que realizaram o curso de modo altamente recomendo pela instituição perceberam um maior impacto que aquelas que realizaram o treinamento de modo optativo.
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Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o impacto do treinamento Cadastro Ambiental Rural ofertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de natureza descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, corte transversal e coleta de dados de fontes primárias. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário online composto pelas características sociodemográficas dos participantes e de dois instrumentos consolidados na literatura (Escala de Impacto do Treinamento no Trabalho e Escalas de Suporte à Transferência de Treinamento). A amostra foi composta por 139 participantes do curso, e para a análise dos dados foram empregadas análises exploratórias, descritivas, análise fatorial (PCA), correlações e análise de conteúdo. Os resultados revelaram respostas com médias favoráveis aos itens da Escala de Impacto do Treinamento no Trabalho, porém valores mais baixos para as Escalas de Suporte. A Escala de Impacto foi avaliada por diferentes grupos comparando-se as características sociodemográficas da amostra, e também foi realizada análise de conteúdo sobre a percepção dos participantes com relação à efetividade dos treinamentos dessa organização por meio de pergunta aberta. As escalas múltiplas provenientes da análise fatorial apresentaram excelentes índices de confiabilidade e as correlações testadas foram positivas e significativas entre as variáveis propostas no modelo da pesquisa. Dos resultados se pode concluir que os participantes identificaram que houve impacto do treinamento no trabalho, sendo que as pessoas que realizaram o curso de modo altamente recomendo pela instituição perceberam um maior impacto que aquelas que realizaram o treinamento de modo optativo.Higher competence levels are required of individuals so that they can act in a context of constant social changes. Many formal learning actions are given in the form of courses, in order to improve people's performance and the organizations' as well, but not always the skills acquired by the participants are used in work environment. Thus, this research aims to perform an impact assessment training of the Rural Environmental Cadastre, offered by Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. To achieve the objectives of this research, a case study of descriptive nature was carried out with a predominantly quantitative approach, cross-sectional data and information collection from primary sources. An online questionnaire was used to data collection. The questionnaire was composed of sociodemographic characteristics of the participants and of two known instruments consolidated in literature (Training Impact Scale at Work and Training Transfer Support Scales). The sample consisted of 139 workers who participated in the training course, and to study the data collected, several types of analysis were employed as exploratory, descriptive, factorial (PCA), correlations and content analysis. The results revealed responses with favorable average to the Workload Impact Scale items, but lower values to the support scales. The Impact Scale was evaluated to different groups by comparing the sociodemographic characteristics of the sample. A content analysis was also performed through an open question, to determine participants' perception regarding the effectiveness of the training offered by the organization. The multiple scales from the factorial analysis presented excellent reliability indexes and the tested correlations were positive and significant among the variables proposed in the research model. From these results, it can be concluded that there was a favorable impact in the work environment, so that the people who took the course in a mandatory way perceived greater impact than those who opted for it on an optional basis.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: GESTÃO PÚBLICAImpacto de treinamento no trabalhoAvaliação de treinamentoTransferência de treinamentoSuporte à transferênciaINCRAAvaliação do impacto de treinamento no trabalho: o caso do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdfGleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf1515459https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25190/1/GleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf7b31d4a9f6337d91f4cfb103dfbbb8ecMD51TEXTGleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf.txtGleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain183330https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25190/2/GleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf.txtc2d604341879ee1beecdf08c8973d44cMD52THUMBNAILGleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf.jpgGleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2023https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25190/3/GleicyaneDaConceicaoSouza_DISSERT.pdf.jpg8cde15136fae37d91d128494dde01a8eMD53123456789/251902019-01-30 06:31:59.051oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25190Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T09:31:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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