Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados. |
id |
UFRN_3baf098b61164b0dad7f0ff9cd6d6074 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23249 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Figuerêdo, Márcia Fernanda Silvahttp://lattes.cnpq.br/6255935403413693http://lattes.cnpq.br/1239053356970371Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Bezerra, Lidiane de Morais Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/4674844318235214Bernardino, Rosangela Alves dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1876582685706375Rodrigues, Maria das Graças Soares2017-05-31T00:41:59Z2017-05-31T00:41:59Z2016-11-30FIGUERÊDO, Márcia Fernanda Silva. Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.Cette recherche a comme thème les signaux d’argumentation utilisés par les élèves du 8ème année de l’enseignement fondamental quant au genre article d’opinion et le but d’enquêter, identifier, analyser et interpréter les signaux d’argumentation utilisés par les élèves du 8ème année de l’enseignement fondamental d’une école publique du réseau de l’état de la ville d’Esperantinópolis, à l’état du Maranhão. Pour la réalisation de ce travail on a elaboré et on a appliqué une séquence didactique de texte du genre article d’opinion pour que les élèves puissent s’approprier du genre et puissent écrire un article d’opinion, le corpus de cette investigation. Notre recherche est fondé principalement dans Beaugrande et Dressler (1981), Fávero et Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) et Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Dans une première analyse on a constaté que les élèves présentent des difficultés d’utiliser les signaux d’argumentation, principalement les conjonctions de coordination qui marquent l’opposition, qui sont le support de cette analyse et ont présenté un répertoire de signaux d’argumentation très limité. Au cours de cette recherche on a remarqué qu’on a eu une petite progression, principalement par rapport au sens adéquat des signaux d’argumentation utilisés.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTextoArtigo de opiniãoCoesãoConectores argumentativosConectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opiniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdfMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdfapplication/pdf1293534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/1/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdfce6a4efba1919bc7034eb2b7bd917fbdMD51TEXTMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txtMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234848https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/4/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txte734a0b9ce5d7b177b9ae1c166b6afa4MD54THUMBNAILMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpgMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3572https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/5/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpg0a55969f21cb6d27afa85683dcc5b1d5MD55123456789/232492017-11-04 18:54:45.552oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T21:54:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
title |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
spellingShingle |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Texto Artigo de opinião Coesão Conectores argumentativos |
title_short |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
title_full |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
title_fullStr |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
title_full_unstemmed |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
title_sort |
Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião |
author |
Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva |
author_facet |
Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6255935403413693 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1239053356970371 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Azevedo, Josilete Alves Moreira de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2799752911278641 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4674844318235214 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Bernardino, Rosangela Alves dos Santos |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1876582685706375 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria das Graças Soares |
contributor_str_mv |
Rodrigues, Maria das Graças Soares |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Texto Artigo de opinião Coesão Conectores argumentativos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto Artigo de opinião Coesão Conectores argumentativos |
description |
Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-31T00:41:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-31T00:41:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FIGUERÊDO, Márcia Fernanda Silva. Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249 |
identifier_str_mv |
FIGUERÊDO, Márcia Fernanda Silva. Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/1/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/4/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/5/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce6a4efba1919bc7034eb2b7bd917fbd e734a0b9ce5d7b177b9ae1c166b6afa4 0a55969f21cb6d27afa85683dcc5b1d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833003261591552 |