Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249
Resumo: Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.
id UFRN_3baf098b61164b0dad7f0ff9cd6d6074
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23249
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Figuerêdo, Márcia Fernanda Silvahttp://lattes.cnpq.br/6255935403413693http://lattes.cnpq.br/1239053356970371Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Bezerra, Lidiane de Morais Diógeneshttp://lattes.cnpq.br/4674844318235214Bernardino, Rosangela Alves dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1876582685706375Rodrigues, Maria das Graças Soares2017-05-31T00:41:59Z2017-05-31T00:41:59Z2016-11-30FIGUERÊDO, Márcia Fernanda Silva. Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.Cette recherche a comme thème les signaux d’argumentation utilisés par les élèves du 8ème année de l’enseignement fondamental quant au genre article d’opinion et le but d’enquêter, identifier, analyser et interpréter les signaux d’argumentation utilisés par les élèves du 8ème année de l’enseignement fondamental d’une école publique du réseau de l’état de la ville d’Esperantinópolis, à l’état du Maranhão. Pour la réalisation de ce travail on a elaboré et on a appliqué une séquence didactique de texte du genre article d’opinion pour que les élèves puissent s’approprier du genre et puissent écrire un article d’opinion, le corpus de cette investigation. Notre recherche est fondé principalement dans Beaugrande et Dressler (1981), Fávero et Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) et Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Dans une première analyse on a constaté que les élèves présentent des difficultés d’utiliser les signaux d’argumentation, principalement les conjonctions de coordination qui marquent l’opposition, qui sont le support de cette analyse et ont présenté un répertoire de signaux d’argumentation très limité. Au cours de cette recherche on a remarqué qu’on a eu une petite progression, principalement par rapport au sens adéquat des signaux d’argumentation utilisés.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTextoArtigo de opiniãoCoesãoConectores argumentativosConectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opiniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdfMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdfapplication/pdf1293534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/1/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdfce6a4efba1919bc7034eb2b7bd917fbdMD51TEXTMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txtMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain234848https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/4/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txte734a0b9ce5d7b177b9ae1c166b6afa4MD54THUMBNAILMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpgMarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3572https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/5/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpg0a55969f21cb6d27afa85683dcc5b1d5MD55123456789/232492017-11-04 18:54:45.552oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23249Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T21:54:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
title Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
spellingShingle Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Texto
Artigo de opinião
Coesão
Conectores argumentativos
title_short Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
title_full Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
title_fullStr Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
title_full_unstemmed Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
title_sort Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião
author Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva
author_facet Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6255935403413693
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1239053356970371
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bezerra, Lidiane de Morais Diógenes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4674844318235214
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Bernardino, Rosangela Alves dos Santos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1876582685706375
dc.contributor.author.fl_str_mv Figuerêdo, Márcia Fernanda Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Maria das Graças Soares
contributor_str_mv Rodrigues, Maria das Graças Soares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Texto
Artigo de opinião
Coesão
Conectores argumentativos
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Artigo de opinião
Coesão
Conectores argumentativos
description Esta pesquisa tem como tema Conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no gênero artigo de opinião, e como objetivos investigar, identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização deste trabalho elaboramos e aplicamos uma sequência didática que priorizou o gênero textual artigo de opinião, para que os alunos se apropriassem e escrevessem textos argumentativos, os quais compõem o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado, principalmente, em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008; 2010; 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998; 2005; 2010; 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-31T00:41:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-31T00:41:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIGUERÊDO, Márcia Fernanda Silva. Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249
identifier_str_mv FIGUERÊDO, Márcia Fernanda Silva. Conectores argumentativos utilizados por alunos do 8º ano do ensino fundamental na escrita de um artigo de opinião. 2016. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/1/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/4/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23249/5/MarciaFernandaSilvaFigueredo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ce6a4efba1919bc7034eb2b7bd917fbd
e734a0b9ce5d7b177b9ae1c166b6afa4
0a55969f21cb6d27afa85683dcc5b1d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833003261591552