"Era só mais um dado": análise institucional das práticas profissionais no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violência
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32429 |
Resumo: | O debate de gênero tem adentrado cada vez mais o campo teórico e prático da Reforma Psiquiátrica, sendo a desconstrução das desigualdades de gênero, raça e classe entendida como um processo fundamental para a concretização de um modelo psicossocial de cuidado. Considerando as violências contra as mulheres como uma manifestação dessas desigualdades e um fenômeno muito prevalente na sociedade, o presente trabalho teve por objetivo geral analisar as práticas profissionais no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violência, junto aos trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte e sob uma perspectiva de gênero. Para tanto, optamos pela pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa, a partir do referencial teórico metodológico da Socioclínica Instituicional e do gênero como categoria de análise. As atividades junto aos profissionais do CAPS aconteceram entre maio do ano de 2019 e outubro de 2020. Os dados foram produzidos a partir de três instrumentos: rodas de conversa, entrevistas individuais e diário de pesquisa. Foram realizadas 07 entrevistas individuais e 05 rodas de conversa – sendo 04 presenciais e 01 remota (online). De forma sistematizada, 03 das 05 rodas de conversa foram dedicadas a analisar coletivamente com os profissionais os dados oriundos das demais rodas de conversa e entrevistas individuais (restituição). O diário de pesquisa foi escrito pela autora deste trabalho com base nos momentos vivenciados no serviço e também nas reuniões de planejamento/orientação. Os resultados foram organizados a partir da análise das implicações, mas também contemplaram outros princípios da Socioclínica Institucional, como a análise da encomenda e da demanda, trabalho dos analisadores e atenção aos contextos e interferências institucionais. A análise das implicações profissionais com a instituição acadêmico-científica, os núcleos profissionais e a saúde mental fizeram-se necessárias no processo de análise das implicações profissionais com a instituição gênero. Essas análises foram divididas em tópicos por instituição apesar de, na prática, essas questões não se dissociarem. Observamos que as relações de gênero e estruturas de poder no CAPS se revelam de múltiplas formas: na estrutura relacional e funcional da equipe, na abordagem estereotipada dos usuários tanto em relação à loucura quanto aos papeis de gênero, na invisibilidade das violências contra as mulheres, entre outras. Quando não levadas em consideração, essas relações atravessam os sujeitos e as práticas, inviabilizando a superação dos problemas. O trabalho de análise atuou de forma a desvelar essas relações de gênero e retirar as violências da dimensão do não dito no serviço, mas também para refletir sobre outras interferências institucionais – os modos instituídos de cuidado, as concepções de saúde mental e a gestão do processo de trabalho. O tensionamento entre discursos e práticas tem apontado para a criação de forças instituintes, resultantes do próprio movimento da pesquisa-intervenção. A possibilidade de educação no/pelo trabalho demonstra o potencial dos dispositivos analíticos criados para desenvolver a Educação Permanente em Saúde, o que condiz com o princípio socioclínico de produção de conhecimento durante a intervenção. |
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Pinheiro, Eslia Maria Nuneshttp://lattes.cnpq.br/6121480513533587Melo, Flávio Adriano BorgesLima, Nubia Maria Freire VieiraSevero, Ana Kalliny de Sousa2021-05-06T18:57:03Z2021-05-06T18:57:03Z2021-02-26PINHEIRO, Eslia Maria Nunes. "Era só mais um dado": análise institucional das práticas profissionais no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violência. 2021. 110f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva - Facisa) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32429O debate de gênero tem adentrado cada vez mais o campo teórico e prático da Reforma Psiquiátrica, sendo a desconstrução das desigualdades de gênero, raça e classe entendida como um processo fundamental para a concretização de um modelo psicossocial de cuidado. Considerando as violências contra as mulheres como uma manifestação dessas desigualdades e um fenômeno muito prevalente na sociedade, o presente trabalho teve por objetivo geral analisar as práticas profissionais no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violência, junto aos trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte e sob uma perspectiva de gênero. Para tanto, optamos pela pesquisa-intervenção, de abordagem qualitativa, a partir do referencial teórico metodológico da Socioclínica Instituicional e do gênero como categoria de análise. As atividades junto aos profissionais do CAPS aconteceram entre maio do ano de 2019 e outubro de 2020. Os dados foram produzidos a partir de três instrumentos: rodas de conversa, entrevistas individuais e diário de pesquisa. Foram realizadas 07 entrevistas individuais e 05 rodas de conversa – sendo 04 presenciais e 01 remota (online). 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Observamos que as relações de gênero e estruturas de poder no CAPS se revelam de múltiplas formas: na estrutura relacional e funcional da equipe, na abordagem estereotipada dos usuários tanto em relação à loucura quanto aos papeis de gênero, na invisibilidade das violências contra as mulheres, entre outras. Quando não levadas em consideração, essas relações atravessam os sujeitos e as práticas, inviabilizando a superação dos problemas. O trabalho de análise atuou de forma a desvelar essas relações de gênero e retirar as violências da dimensão do não dito no serviço, mas também para refletir sobre outras interferências institucionais – os modos instituídos de cuidado, as concepções de saúde mental e a gestão do processo de trabalho. O tensionamento entre discursos e práticas tem apontado para a criação de forças instituintes, resultantes do próprio movimento da pesquisa-intervenção. A possibilidade de educação no/pelo trabalho demonstra o potencial dos dispositivos analíticos criados para desenvolver a Educação Permanente em Saúde, o que condiz com o princípio socioclínico de produção de conhecimento durante a intervenção.The gender debate has increasingly entered the theoretical and practical field of the Psychiatric Reform, with the deconstruction of gender, race and class inequalities being understood as a fundamental process for the implementation of a psychosocial model of care. Considering violence against women as a manifestation of these inequalities and a very prevalent phenomenon in society, the present work aimed to analyze the professional practices on mental health care for women in situations of violence, together with Psychosocial Care Center II workers in a city in the interior of Rio Grande do Norte and from a gender perspective. To this end, we opted for an intervention research, with a qualitative approach, based on the theoretical and methodological support of Institutional Socioclinics, and with gender as a category of analysis. The activities with the Psychosocial Care Center professionals took place between May of 2019 and October of 2020. The data were produced from three instruments: group meetings, individual interviews and research diary. 07 individual interviews and 05 group meetings were held - 04 of them at the service and 01 remote (online). In a systematic way, 03 out of the 05 group meetings were dedicated to collectively analyzing with the professionals the data from the other group meetings and individual interviews (restitution). The research diary was written by the author of this work based on the moments experienced in the service and also in the planning/orientation meetings. The results were organized based on the analysis of the implications, but they also included other principles of Institutional Socioclinics, such as order and demand analysis, analyst work and attention to institutional contexts and interference. The analysis of the professional implications with the academic-scientific institution, the professional groups and mental health became necessary in the process of analyzing the professional implications with the gender institution. These analyzes were divided into topics by institution although in practice, these issues do not dissociate. We observed that gender relations and power structures at the Psychosocial Care Center are revealed in multiple ways: in the relational and functional structure of the staff, in the stereotyped approach of users both in relation to madness and gender roles, in the invisibility of violence against women, among others. When not taken into account, these relationships cross subjects and practices, making it difficult to overcome problems. The analysis work acted in order to unveil these gender relations and remove violence from the dimension of the unsaid in the service, but also to reflect on other institutional interferences - the instituted forms of care, the mental health conceptions and the process management of work. The tension between discourses and practices has pointed to the creation of instituting forces, resulting from the interventionresearch movement itself. The possibility of education in/through work demonstrates the potential of the analytical devices to develop Permanent Health Education, which is consistent with the socioclinical principle of knowledge production during the intervention.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISAUFRNBrasilGênero e saúdeViolência contra a mulherSaúde mentalAnálise institucionalEducação permanente em saúde"Era só mais um dado": análise institucional das práticas profissionais no cuidado em saúde mental às mulheres em situação de violênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErasomaisdado_Pinheiro_2021.pdfapplication/pdf1689671https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32429/1/Erasomaisdado_Pinheiro_2021.pdf8dfbb5640ecbbdb6aef9943fa8556591MD51123456789/324292021-05-11 20:56:21.08oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32429Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-11T23:56:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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