A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiros
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23379
Resumo: Ouvir a voz do professor em formação inicial é fator decisivo para compreender que relações dialógicas permearam a constituição desse sujeito que escolhe o Magistério como profissão ainda em nível médio (profissionalizante). Assim, esta pesquisa pretende analisar a constituição da identidade docente das alunas da modalidade Normal da Escola Estadual Berilo Wanderley a partir da análise do gênero discursivo memorial. Compõem o corpus da pesquisa dez memoriais produzidos no período de 2013 a 2014 pelas concluintes do curso de Magistério da referida escola, localizada em Natal/RN. Este estudo tem como base alguns pressupostos teóricos, dentre os quais destaca aqueles advindos do Círculo de Bakhtin (2009, 2010) sobre a concepção dialógica da linguagem, vozes sociais, alteridade; e Hall (2014) com a concepção de identidade. De acordo com os pressupostos bakhtinianos, todo enunciado emerge sempre e necessariamente num contexto cultural saturado de significados e valores e é sempre um ato responsivo, isto é, uma tomada de posição neste contexto. Logo, a pesquisa que dá suporte a este trabalho é qualitativa de orientação sócio- histórica e se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Parte dos pressupostos de que a docência e a formação são produções históricas que se singularizam ao longo da vida e que a produção dos memoriais possibilita a análise do processo de formação revelando vivências, memórias e reflexões relativas à trajetória da formação. Isso posto, as concepções de vozes e de alteridade/identidade são as categorias de análise. Nos enunciados, evidencia que as vozes sobre a escrita do gênero discursivo memorial e sobre o curso profissionalizante demonstram o papel relevante tanto da escrita reflexiva como do curso no processo de formação da identidade docente das futuras professoras, fazendo-as compreender a importância da formação na carreira de um professor. No tocante à segunda categoria: as relações de alteridade/identidade com a docência, o que se torna bem significativo é que a escolha/identificação com a docência não é constituída só no curso profissionalizante, mas ao longo da formação familiar/escolar, sendo esta última mais marcante devido à presença de muitas memórias nas quais os professores são valorados como exemplos, propiciando, assim, elementos para compor uma concepção do que é ser professor e da complexidade que envolve a profissão. Nesse sentido, há traços identitários que apontam para certas semelhanças no que diz respeito à: trajetória escolar das alunas, busca pelo Magistério e o nível de escolaridade dos familiares, confirmando, assim, que a identidade é construída nas interações e nas vivências situadas e historicamente marcadas.
id UFRN_3c173b32701d23467a817c93af430590
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23379
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Faria, Marilia Varella Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/9374738955386775Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/4710381196001278Alves, Maria da Penha Casado2017-06-05T19:15:15Z2017-06-05T19:15:15Z2016-07-29COSTA, Marliane Azevedo Lira de Medeiros. A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23379Ouvir a voz do professor em formação inicial é fator decisivo para compreender que relações dialógicas permearam a constituição desse sujeito que escolhe o Magistério como profissão ainda em nível médio (profissionalizante). Assim, esta pesquisa pretende analisar a constituição da identidade docente das alunas da modalidade Normal da Escola Estadual Berilo Wanderley a partir da análise do gênero discursivo memorial. Compõem o corpus da pesquisa dez memoriais produzidos no período de 2013 a 2014 pelas concluintes do curso de Magistério da referida escola, localizada em Natal/RN. Este estudo tem como base alguns pressupostos teóricos, dentre os quais destaca aqueles advindos do Círculo de Bakhtin (2009, 2010) sobre a concepção dialógica da linguagem, vozes sociais, alteridade; e Hall (2014) com a concepção de identidade. De acordo com os pressupostos bakhtinianos, todo enunciado emerge sempre e necessariamente num contexto cultural saturado de significados e valores e é sempre um ato responsivo, isto é, uma tomada de posição neste contexto. Logo, a pesquisa que dá suporte a este trabalho é qualitativa de orientação sócio- histórica e se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Parte dos pressupostos de que a docência e a formação são produções históricas que se singularizam ao longo da vida e que a produção dos memoriais possibilita a análise do processo de formação revelando vivências, memórias e reflexões relativas à trajetória da formação. Isso posto, as concepções de vozes e de alteridade/identidade são as categorias de análise. Nos enunciados, evidencia que as vozes sobre a escrita do gênero discursivo memorial e sobre o curso profissionalizante demonstram o papel relevante tanto da escrita reflexiva como do curso no processo de formação da identidade docente das futuras professoras, fazendo-as compreender a importância da formação na carreira de um professor. No tocante à segunda categoria: as relações de alteridade/identidade com a docência, o que se torna bem significativo é que a escolha/identificação com a docência não é constituída só no curso profissionalizante, mas ao longo da formação familiar/escolar, sendo esta última mais marcante devido à presença de muitas memórias nas quais os professores são valorados como exemplos, propiciando, assim, elementos para compor uma concepção do que é ser professor e da complexidade que envolve a profissão. Nesse sentido, há traços identitários que apontam para certas semelhanças no que diz respeito à: trajetória escolar das alunas, busca pelo Magistério e o nível de escolaridade dos familiares, confirmando, assim, que a identidade é construída nas interações e nas vivências situadas e historicamente marcadas.Listening the teacher’s voice in initial training is a decisive factor to understand the dialogical relations permeated the constitution of this subject who chooses teaching as a profession still at high scholl level (professional). Thus, this research intends to analyse the constitution of the teaching identity of the students of the Normal Modality of the Escola Estadual Berilo Wanderley from the memorial discursive genre analysis. Compose the corpus of the research ten memorials produced in the period from 2013 to 2014 by graduates of the Course Teacher of this school located in Natal/RN. This research has base in some theoretical assumptions, among which those coming from the Circle of Bakhtin (2009, 2010) on the design dialogical conception of language, social voices, alterity and Hall (2014) with the concept of identity. According to the Bakhtin assumptions every statements always emerges and necessarily in a satured cultural context of meanings and values and is always a responsive act, that is, a position in this context. Soon this research that supports this work is qualitative socio-historical orientation and inserts in the field of The Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006). It starts from the assumption that teaching and training are productions historical singularize life-long and that the production of the memorials enables the analysis of the formation process revealing the experiences, memories and thoughts relating to the trajectory of the training.That said, the conceptions of voices and alterity /identity are the categories of analysis. In statements it reaveled that the voices on the writing of the speech genre memorial and the professional course demonstrate the relevant role of the both reflective writing as the course in the process of identify formation of future teachers, making them understand the importance of training in the career of a teacher. As regards to the second category: the relations of alterity/ identity with the teaching, that becomes very significant is that the choice/identification with the teaching profession is not only constituted in the professional course, but over the family/school education. The latter being more striking because of the presence of many memories in which teachers are valued as examples, and thus provide elements to form a concept of what is to be a teacher and complexity surrounding the profession. In this sense, there is an identity traits that point to certain similarities with respect to: school life of students, the search for the teaching and education level of the family, therefore confirming that identity is constructed in interactions and the situated experiences and historically marked.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAIdentidade docenteMagistérioMemoriaisEscritaA constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistérioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdfMarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf2692104https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23379/1/MarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf8f963ba0b791748fed639b027112929bMD51TEXTMarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtMarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain263678https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23379/4/MarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txtee938446842ff7fb5dd0f3da901ec495MD54THUMBNAILMarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgMarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3081https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23379/5/MarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpgffda3ba9f9d502c58c96260615f50dbfMD55123456789/233792017-11-04 18:52:06.775oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23379Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T21:52:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
title A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
spellingShingle A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiros
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Identidade docente
Magistério
Memoriais
Escrita
title_short A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
title_full A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
title_fullStr A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
title_full_unstemmed A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
title_sort A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério
author Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiros
author_facet Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Célia Maria Medeiros Barbosa da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4710381196001278
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marliane Azevedo Lira de Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
contributor_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Identidade docente
Magistério
Memoriais
Escrita
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente
Magistério
Memoriais
Escrita
description Ouvir a voz do professor em formação inicial é fator decisivo para compreender que relações dialógicas permearam a constituição desse sujeito que escolhe o Magistério como profissão ainda em nível médio (profissionalizante). Assim, esta pesquisa pretende analisar a constituição da identidade docente das alunas da modalidade Normal da Escola Estadual Berilo Wanderley a partir da análise do gênero discursivo memorial. Compõem o corpus da pesquisa dez memoriais produzidos no período de 2013 a 2014 pelas concluintes do curso de Magistério da referida escola, localizada em Natal/RN. Este estudo tem como base alguns pressupostos teóricos, dentre os quais destaca aqueles advindos do Círculo de Bakhtin (2009, 2010) sobre a concepção dialógica da linguagem, vozes sociais, alteridade; e Hall (2014) com a concepção de identidade. De acordo com os pressupostos bakhtinianos, todo enunciado emerge sempre e necessariamente num contexto cultural saturado de significados e valores e é sempre um ato responsivo, isto é, uma tomada de posição neste contexto. Logo, a pesquisa que dá suporte a este trabalho é qualitativa de orientação sócio- histórica e se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Parte dos pressupostos de que a docência e a formação são produções históricas que se singularizam ao longo da vida e que a produção dos memoriais possibilita a análise do processo de formação revelando vivências, memórias e reflexões relativas à trajetória da formação. Isso posto, as concepções de vozes e de alteridade/identidade são as categorias de análise. Nos enunciados, evidencia que as vozes sobre a escrita do gênero discursivo memorial e sobre o curso profissionalizante demonstram o papel relevante tanto da escrita reflexiva como do curso no processo de formação da identidade docente das futuras professoras, fazendo-as compreender a importância da formação na carreira de um professor. No tocante à segunda categoria: as relações de alteridade/identidade com a docência, o que se torna bem significativo é que a escolha/identificação com a docência não é constituída só no curso profissionalizante, mas ao longo da formação familiar/escolar, sendo esta última mais marcante devido à presença de muitas memórias nas quais os professores são valorados como exemplos, propiciando, assim, elementos para compor uma concepção do que é ser professor e da complexidade que envolve a profissão. Nesse sentido, há traços identitários que apontam para certas semelhanças no que diz respeito à: trajetória escolar das alunas, busca pelo Magistério e o nível de escolaridade dos familiares, confirmando, assim, que a identidade é construída nas interações e nas vivências situadas e historicamente marcadas.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-05T19:15:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-05T19:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Marliane Azevedo Lira de Medeiros. A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23379
identifier_str_mv COSTA, Marliane Azevedo Lira de Medeiros. A constituição da identidade docente na escrita de memoriais em turmas de magistério. 2016. 136f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23379/1/MarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23379/4/MarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23379/5/MarlianeAzevedoLiraDeMedeirosCosta_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f963ba0b791748fed639b027112929b
ee938446842ff7fb5dd0f3da901ec495
ffda3ba9f9d502c58c96260615f50dbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833073616846848