Perfis comportamental e de reinserção escolar de crianças e adolescentes sobreviventes de Leucemia Linfóide Aguda - LLA
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29148 |
Resumo: | A leucemia é classificada como o tipo mais comum de câncer na faixa etária entre 0 e 19 anos, sendo a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) mais frequente na infância e responsável por 75% dos casos entre menores de 15 anos de idade. O câncer altera de várias formas a vida da criança. São identificadas alterações cognitivas, mas igualmente alterações comportamentais e dificuldades de aprendizagem que não têm a sua etiologia completamente compreendida. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de investigação dos perfis de comportamento e de aprendizagem de sobreviventes da LLA. Participaram do estudo 36 crianças e adolescentes com idades entre sete e 13 anos, sendo 14 meninas, divididos em dois grupos, sendo o G1 de sobreviventes de LLA e o G2 de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico pareados ao G1 a partir das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os integrantes do G1 foram tratados exclusivamente com quimioterapia. Os perfis comportamental, de aprendizagem e de reinserção escolar foram avaliados a partir da aplicação aos pais do Child Behavior Checklist (CBCL) e aos professores do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ). Os dados oriundos dos dois instrumentos utilizados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson, adotando-se o valor p<0,05, como parâmetro de análise dos níveis de significância entre os domínios que compõem os instrumentos de investigação e as variáveis sócio demográficas de sexo, idade ao diagnóstico e tempo de tratamento, bem como para comparação das concepções de pais e professores sobre o comportamento e o processo de aprendizagem dos participantes. Os dados apontam a alta prevalência de queixas internalizantes e dificuldades de aprendizagem, notadamente entre as meninas e aqueles que tiveram o diagnóstico em idade superior a cinco anos. Adicionalmente, identificou-se convergência na opinião de pais e professores no que se refere ao domínio do comportamento, mas diferença significativa no que se refere ao processo de aprendizagem. Os resultados apresentados ressaltam a necessidade de monitoramento dos sobreviventes de LLA, promovendo intervenções que garantam o pleno desenvolvimento destas crianças e adolescentes, garantindo a qualidade de vida após a doença. |
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Nesse sentido, identifica-se a necessidade de investigação dos perfis de comportamento e de aprendizagem de sobreviventes da LLA. Participaram do estudo 36 crianças e adolescentes com idades entre sete e 13 anos, sendo 14 meninas, divididos em dois grupos, sendo o G1 de sobreviventes de LLA e o G2 de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico pareados ao G1 a partir das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os integrantes do G1 foram tratados exclusivamente com quimioterapia. Os perfis comportamental, de aprendizagem e de reinserção escolar foram avaliados a partir da aplicação aos pais do Child Behavior Checklist (CBCL) e aos professores do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ). Os dados oriundos dos dois instrumentos utilizados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson, adotando-se o valor p<0,05, como parâmetro de análise dos níveis de significância entre os domínios que compõem os instrumentos de investigação e as variáveis sócio demográficas de sexo, idade ao diagnóstico e tempo de tratamento, bem como para comparação das concepções de pais e professores sobre o comportamento e o processo de aprendizagem dos participantes. Os dados apontam a alta prevalência de queixas internalizantes e dificuldades de aprendizagem, notadamente entre as meninas e aqueles que tiveram o diagnóstico em idade superior a cinco anos. Adicionalmente, identificou-se convergência na opinião de pais e professores no que se refere ao domínio do comportamento, mas diferença significativa no que se refere ao processo de aprendizagem. Os resultados apresentados ressaltam a necessidade de monitoramento dos sobreviventes de LLA, promovendo intervenções que garantam o pleno desenvolvimento destas crianças e adolescentes, garantindo a qualidade de vida após a doença.Leukemia is classified as the most common type of cancer in the age group between 0 and 19 years, being the most frequent Acute Lymphoblastic Leukemia (ALL) in childhood and responsible for 75% of cases among children under 15 years of age. Cancer alters the child's life in many ways. Cognitive changes are identified, but also behavioral changes and learning disabilities that do not have their etiology fully understood. In this sense, the need to investigate the behavioral and learning profiles of ALL survivors is identified. Thirty-six children and adolescents aged seven to 13 years participated in the study, being 14 girls, divided into two groups, being G1 of ALL survivors and G2 of typically developing children and adolescents matched to G1 from age, sex and type of school. G1 members were treated exclusively with chemotherapy. Behavioral, learning, and reintegration profiles were assessed by applying the Child Behavior Checklist (CBCL) to parents and teachers of the Deasy-Spinetta Behavioral Questionnaire (DSBQ). Data from both instruments were analyzed using descriptive and inferential statistics. Pearson's chi-square test was used, adopting the p value <0.05, as a parameter to analyze the levels of significance between the domains that make up the research instruments and the socio-demographic variables of gender, age at diagnosis and treatment time, as well as for comparing parents' and teachers' conceptions of the participants' behavior and learning process. The data point to the high prevalence of internalizing complaints and learning disabilities, especially among girls and those who were diagnosed over the age of five. Additionally, convergence in the opinion of parents and teachers regarding the domain of behavior was identified, but significant difference regarding the learning process. The results presented emphasize the need for monitoring of ALL survivors, promoting interventions that ensure the full development of these children and adolescents, ensuring the quality of life after the disease.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIANeuropsicologiaOncologia pediátricaLeucemia linfoide agudaComportamentoPerfis comportamental e de reinserção escolar de crianças e adolescentes sobreviventes de Leucemia Linfóide Aguda - LLAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPerfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdfapplication/pdf864075https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29148/1/Perfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf7a21a491fea88493d3416b35afc35058MD51TEXTPerfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf.txtPerfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain107062https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29148/2/Perfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf.txt3ffced9ef18cca44f99d3c9153ef56bfMD52THUMBNAILPerfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf.jpgPerfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1474https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29148/3/Perfiscomportamentalreinsercao_Campos_2019.pdf.jpg84645e958a2f720f3a45e55adf48b168MD53123456789/291482020-06-07 04:36:27.175oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29148Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-07T07:36:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A leucemia é classificada como o tipo mais comum de câncer na faixa etária entre 0 e 19 anos, sendo a Leucemia Linfoide Aguda (LLA) mais frequente na infância e responsável por 75% dos casos entre menores de 15 anos de idade. O câncer altera de várias formas a vida da criança. São identificadas alterações cognitivas, mas igualmente alterações comportamentais e dificuldades de aprendizagem que não têm a sua etiologia completamente compreendida. Nesse sentido, identifica-se a necessidade de investigação dos perfis de comportamento e de aprendizagem de sobreviventes da LLA. Participaram do estudo 36 crianças e adolescentes com idades entre sete e 13 anos, sendo 14 meninas, divididos em dois grupos, sendo o G1 de sobreviventes de LLA e o G2 de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico pareados ao G1 a partir das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os integrantes do G1 foram tratados exclusivamente com quimioterapia. Os perfis comportamental, de aprendizagem e de reinserção escolar foram avaliados a partir da aplicação aos pais do Child Behavior Checklist (CBCL) e aos professores do Questionário Comportamental Deasy-Spinetta (DSBQ). Os dados oriundos dos dois instrumentos utilizados foram analisados através de estatística descritiva e inferencial. Foi utilizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson, adotando-se o valor p<0,05, como parâmetro de análise dos níveis de significância entre os domínios que compõem os instrumentos de investigação e as variáveis sócio demográficas de sexo, idade ao diagnóstico e tempo de tratamento, bem como para comparação das concepções de pais e professores sobre o comportamento e o processo de aprendizagem dos participantes. Os dados apontam a alta prevalência de queixas internalizantes e dificuldades de aprendizagem, notadamente entre as meninas e aqueles que tiveram o diagnóstico em idade superior a cinco anos. Adicionalmente, identificou-se convergência na opinião de pais e professores no que se refere ao domínio do comportamento, mas diferença significativa no que se refere ao processo de aprendizagem. Os resultados apresentados ressaltam a necessidade de monitoramento dos sobreviventes de LLA, promovendo intervenções que garantam o pleno desenvolvimento destas crianças e adolescentes, garantindo a qualidade de vida após a doença. |
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