Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gefferson Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38440
Resumo: Este memorial acadêmico traz em seu corpo alguns recortes dos acontecimentos que acometeram um jovem caicoense durante sua formação ainda como aluno do Ensino Básico e que, por sua vez, culminaram na escolha/necessidade por fazer, pensar e estudar teatro. Assim, narra a construção de elos entre a vida como aluno e, em sequência, como docente estagiário de Teatro, tecendo análises que atravessam sua história, em especial sobre as relações entre os temas corpo, gênero e sexualidade. Ao longo do trabalho, organizados de forma cronológica, encontram-se descrições e reflexões sobre duas experiências vivenciadas como bolsista do projeto PIBID – Teatro: a primeira ambientada na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura (acompanhando uma turma de 4° ano do Ensino Fundamenta I) e a segunda na Escola Estadual Professor Veríssimo de Melo (acompanhando as turmas de 9° ano). Também compõem as experiências elegidas para análise neste trabalho as vivências e análises críticas de uma experiência de um ano como estagiário de Teatro na Escola Madre Fitzbach, parte do núcleo de atendimento educacional da Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE). Para as análises são usados como aporte teórico os estudos de Judith Butler sobre gênero, política, ética e poder, agregados às discussões sobre construção de identidade apresentadas por Stuart Hall em A identidade cultural na pós-modernidade. Além disso, no decorrer do trabalho outros autores e autoras tem seus escritos sobre ensino de Teatro e temas correlacionados evocados: Leandro Cavalcante, Zandra Argüello, Marina Marcondes Machado, Janaína Nogueira Maia, Raquel Guedes, Júlia Mello, Monique Oliveira. Por fim, é retomada a reflexão sobre o constante atravessamento dos temas gênero, corpo e sexualidade em meus percursos formativos e como a linguagem teatral, apesar de ter seus códigos e conteúdos próprios, surgiu sempre como meio que permitiu trabalhar essas questões e os impactos que elas causam sobre os processos de construção de identidade dos indivíduos.
id UFRN_415c3fb0ff47b1ef3df15269d837b69e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38440
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Gefferson MedeirosSouza, Mayra Montenegro deLopes, Melissa dos SantosCoutinho, Karyne DiasCoutinho, Karyne Dias2020-12-15T16:32:41Z2021-09-27T11:58:49Z2020-12-15T16:32:41Z2021-09-27T11:58:49Z2019-11-272014046865ARAÚJO, Gefferson Medeiros. Evocando cortes no caos: a emergência de relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em Teatro. 2019. 75 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38440Este memorial acadêmico traz em seu corpo alguns recortes dos acontecimentos que acometeram um jovem caicoense durante sua formação ainda como aluno do Ensino Básico e que, por sua vez, culminaram na escolha/necessidade por fazer, pensar e estudar teatro. Assim, narra a construção de elos entre a vida como aluno e, em sequência, como docente estagiário de Teatro, tecendo análises que atravessam sua história, em especial sobre as relações entre os temas corpo, gênero e sexualidade. Ao longo do trabalho, organizados de forma cronológica, encontram-se descrições e reflexões sobre duas experiências vivenciadas como bolsista do projeto PIBID – Teatro: a primeira ambientada na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura (acompanhando uma turma de 4° ano do Ensino Fundamenta I) e a segunda na Escola Estadual Professor Veríssimo de Melo (acompanhando as turmas de 9° ano). Também compõem as experiências elegidas para análise neste trabalho as vivências e análises críticas de uma experiência de um ano como estagiário de Teatro na Escola Madre Fitzbach, parte do núcleo de atendimento educacional da Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE). Para as análises são usados como aporte teórico os estudos de Judith Butler sobre gênero, política, ética e poder, agregados às discussões sobre construção de identidade apresentadas por Stuart Hall em A identidade cultural na pós-modernidade. Além disso, no decorrer do trabalho outros autores e autoras tem seus escritos sobre ensino de Teatro e temas correlacionados evocados: Leandro Cavalcante, Zandra Argüello, Marina Marcondes Machado, Janaína Nogueira Maia, Raquel Guedes, Júlia Mello, Monique Oliveira. Por fim, é retomada a reflexão sobre o constante atravessamento dos temas gênero, corpo e sexualidade em meus percursos formativos e como a linguagem teatral, apesar de ter seus códigos e conteúdos próprios, surgiu sempre como meio que permitiu trabalhar essas questões e os impactos que elas causam sobre os processos de construção de identidade dos indivíduos.This academic memorandum holds in its corpus some excerpts of events that affected a young one, born and raised in Caicó, during my formation while still a basic education student; and afterwards, events which brought to the choice or even necessity of thinking and studying theater. Therefore, the current paper narrates a bridge from my life as a student to an intern teacher of Theater. It also analyzes the scaffolding which helped to build myself, especially concerning to the relations among body, gender and sexuality. Throughout this chronologically organized report, there are descriptions and reflections on two experiences as a scholarship teacher on PIBID - Theater project. First in Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, assisting in a 4th year of a Elementary School class and afterward in Escola Estadual Professor Veríssimo de Melo, assisting in 9th year of Middle School. Additionally the article includes experiences chosen for analysis. Those are critical analysis of one-year practice and acquaintance as a theater intern at Escola Madre Fitzbach, which works along with educational service center of ADOTE (Association for Disabled Orientation). Judith Butler's studies on gender, politics, ethics, and power are used as theoretical basis in addition to Stuart Hall's discussions on identity construction in The Question of Cultural Identity. Besides that, throughout of the report, other authors have had their works on thêter teaching and related themes mentioned: Leandro Cavalcante, Zandra Argüello, Marina Marcondes Machado, Janaína Nogueira Maia, Raquel Guedes, Julia Mello, Monique Oliveira. Lastly, it is restated reflections on constant encounter of themes as gender, body and sexuality on my formative journey and how theatrical language, despite having its own codes and contents, has always emerged as a means to work on these issues and impacts they affect on processes of individuals identity construction.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTeatroEnsino de teatroPIBIDGênero e sexualidadeCorpoEvocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/1/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD51ORIGINALEvocandoCortesCaos_Araujo_2019.pdfapplication/pdf1118689https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/2/EvocandoCortesCaos_Araujo_2019.pdfe23e26118208416c7b9c90be79b1e0cdMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/3/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD53TEXTTrabalho de Conclusão de Curso - Gefferson Medeiros Araújo.pdf.txtExtracted texttext/plain195444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/4/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Gefferson%20Medeiros%20Ara%c3%bajo.pdf.txt0bf4671ef5601b4436b763284449d659MD54123456789/384402023-03-07 16:28:23.19oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-07T19:28:23Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
title Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
spellingShingle Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
Araújo, Gefferson Medeiros
Ensino de teatro
PIBID
Gênero e sexualidade
Corpo
title_short Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
title_full Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
title_fullStr Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
title_full_unstemmed Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
title_sort Evocando cortes no caos: a emergência das relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em teatro
author Araújo, Gefferson Medeiros
author_facet Araújo, Gefferson Medeiros
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Mayra Montenegro de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Melissa dos Santos
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gefferson Medeiros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
contributor_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de teatro
PIBID
Gênero e sexualidade
Corpo
topic Ensino de teatro
PIBID
Gênero e sexualidade
Corpo
description Este memorial acadêmico traz em seu corpo alguns recortes dos acontecimentos que acometeram um jovem caicoense durante sua formação ainda como aluno do Ensino Básico e que, por sua vez, culminaram na escolha/necessidade por fazer, pensar e estudar teatro. Assim, narra a construção de elos entre a vida como aluno e, em sequência, como docente estagiário de Teatro, tecendo análises que atravessam sua história, em especial sobre as relações entre os temas corpo, gênero e sexualidade. Ao longo do trabalho, organizados de forma cronológica, encontram-se descrições e reflexões sobre duas experiências vivenciadas como bolsista do projeto PIBID – Teatro: a primeira ambientada na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura (acompanhando uma turma de 4° ano do Ensino Fundamenta I) e a segunda na Escola Estadual Professor Veríssimo de Melo (acompanhando as turmas de 9° ano). Também compõem as experiências elegidas para análise neste trabalho as vivências e análises críticas de uma experiência de um ano como estagiário de Teatro na Escola Madre Fitzbach, parte do núcleo de atendimento educacional da Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE). Para as análises são usados como aporte teórico os estudos de Judith Butler sobre gênero, política, ética e poder, agregados às discussões sobre construção de identidade apresentadas por Stuart Hall em A identidade cultural na pós-modernidade. Além disso, no decorrer do trabalho outros autores e autoras tem seus escritos sobre ensino de Teatro e temas correlacionados evocados: Leandro Cavalcante, Zandra Argüello, Marina Marcondes Machado, Janaína Nogueira Maia, Raquel Guedes, Júlia Mello, Monique Oliveira. Por fim, é retomada a reflexão sobre o constante atravessamento dos temas gênero, corpo e sexualidade em meus percursos formativos e como a linguagem teatral, apesar de ter seus códigos e conteúdos próprios, surgiu sempre como meio que permitiu trabalhar essas questões e os impactos que elas causam sobre os processos de construção de identidade dos indivíduos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-15T16:32:41Z
2021-09-27T11:58:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-15T16:32:41Z
2021-09-27T11:58:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014046865
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Gefferson Medeiros. Evocando cortes no caos: a emergência de relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em Teatro. 2019. 75 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38440
identifier_str_mv 2014046865
ARAÚJO, Gefferson Medeiros. Evocando cortes no caos: a emergência de relações de corpo, gênero e sexualidade no percurso formativo de um docente em Teatro. 2019. 75 f. TCC (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/1/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/2/EvocandoCortesCaos_Araujo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38440/4/Trabalho%20de%20Conclus%c3%a3o%20de%20Curso%20-%20Gefferson%20Medeiros%20Ara%c3%bajo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e428689918449bd69f843393981e4109
e23e26118208416c7b9c90be79b1e0cd
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
0bf4671ef5601b4436b763284449d659
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117513680519168