O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721 |
Resumo: | Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN, e por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro neste processo. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítico-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos pautada em valores éticos e políticos emancipatórios |
id |
UFRN_416cb9ec50707eaee06f95da97666fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19721 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/0293319972160376http://lattes.cnpq.br/8840103320001811Nicolau, Maria Célia Correiahttp://lattes.cnpq.br/5588349874844999Souza, Iris de Limahttp://lattes.cnpq.br/7742703590083405Oliveira, Carla Montefusco de2016-02-01T22:13:23Z2016-02-01T22:13:23Z2014-08-27NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN, e por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro neste processo. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítico-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos pautada em valores éticos e políticos emancipatóriosThis paper discusses the process of social workers training, where the locus of research is the city of Natal / RN, and aims to analyze the impact of counter-reform Brazilian higher education in this process. For this purpose, two higher education institutions were studied: a public university and a distance education institution. Our study was guided by the Marxist method of reality analysis which part of the critical-dialectical understanding of the object of study, and was based on qualitative analysis of investigated data. Regarding methodological procedures, interviews with teachers and courses coordinators were conducted; and focus groups with the students of the studied institutions. Additionally, a bibliographical study on the subjective in question and an analyzes of courses Political Pedagogical Project and their curriculum frameworks were made. From the comments made in this paper, we learned that the current context of counter-reform Brazilian higher education imposes many challenges to the process of training guided by the ethical-political values highly defended by the professional category. Such challenges are expressed in different ways in the studied institutions, once each one will reflect the higher education's counter-reform in your own context. Therefore, we emphasize the importance of political action in the professional category of social workers, that historically has been denouncing the attacks made against Brazilian higher education and also seeking for new strategies to face them, fighting for a free public higher education that can ensure vocational training for the subjects based on ethical and emancipatory political values.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEnsino superiorFormação profissionalServiço SocialO processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdfTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdfapplication/pdf1335169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/1/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf4d18db862024fc8d0c15529344884356MD51TEXTTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txtTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain378702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/6/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txt1041a32ebc14843bff93ce092dac0093MD56THUMBNAILTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpgTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/7/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpga47bb0451d81d8b1717a6c4272829cf9MD57123456789/197212017-11-02 18:51:22.523oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:51:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
title |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
spellingShingle |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL Ensino superior Formação profissional Serviço Social |
title_short |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
title_full |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
title_fullStr |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
title_full_unstemmed |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
title_sort |
O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas |
author |
Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de |
author_facet |
Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0293319972160376 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8840103320001811 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nicolau, Maria Célia Correia |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5588349874844999 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Souza, Iris de Lima |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7742703590083405 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Carla Montefusco de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Carla Montefusco de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL Ensino superior Formação profissional Serviço Social |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Formação profissional Serviço Social |
description |
Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN, e por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro neste processo. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítico-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos pautada em valores éticos e políticos emancipatórios |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-02-01T22:13:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-02-01T22:13:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721 |
identifier_str_mv |
NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/1/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/6/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/7/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d18db862024fc8d0c15529344884356 1041a32ebc14843bff93ce092dac0093 a47bb0451d81d8b1717a6c4272829cf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117547284234240 |