O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721
Resumo: Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN, e por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro neste processo. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítico-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos pautada em valores éticos e políticos emancipatórios
id UFRN_416cb9ec50707eaee06f95da97666fa1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19721
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/0293319972160376http://lattes.cnpq.br/8840103320001811Nicolau, Maria Célia Correiahttp://lattes.cnpq.br/5588349874844999Souza, Iris de Limahttp://lattes.cnpq.br/7742703590083405Oliveira, Carla Montefusco de2016-02-01T22:13:23Z2016-02-01T22:13:23Z2014-08-27NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN, e por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro neste processo. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítico-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos pautada em valores éticos e políticos emancipatóriosThis paper discusses the process of social workers training, where the locus of research is the city of Natal / RN, and aims to analyze the impact of counter-reform Brazilian higher education in this process. For this purpose, two higher education institutions were studied: a public university and a distance education institution. Our study was guided by the Marxist method of reality analysis which part of the critical-dialectical understanding of the object of study, and was based on qualitative analysis of investigated data. Regarding methodological procedures, interviews with teachers and courses coordinators were conducted; and focus groups with the students of the studied institutions. Additionally, a bibliographical study on the subjective in question and an analyzes of courses Political Pedagogical Project and their curriculum frameworks were made. From the comments made in this paper, we learned that the current context of counter-reform Brazilian higher education imposes many challenges to the process of training guided by the ethical-political values highly defended by the professional category. Such challenges are expressed in different ways in the studied institutions, once each one will reflect the higher education's counter-reform in your own context. Therefore, we emphasize the importance of political action in the professional category of social workers, that historically has been denouncing the attacks made against Brazilian higher education and also seeking for new strategies to face them, fighting for a free public higher education that can ensure vocational training for the subjects based on ethical and emancipatory political values.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALEnsino superiorFormação profissionalServiço SocialO processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdfTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdfapplication/pdf1335169https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/1/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf4d18db862024fc8d0c15529344884356MD51TEXTTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txtTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain378702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/6/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txt1041a32ebc14843bff93ce092dac0093MD56THUMBNAILTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpgTaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1757https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/7/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpga47bb0451d81d8b1717a6c4272829cf9MD57123456789/197212017-11-02 18:51:22.523oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19721Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:51:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
title O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
spellingShingle O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Ensino superior
Formação profissional
Serviço Social
title_short O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
title_full O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
title_fullStr O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
title_full_unstemmed O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
title_sort O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas
author Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de
author_facet Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0293319972160376
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8840103320001811
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nicolau, Maria Célia Correia
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5588349874844999
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Iris de Lima
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7742703590083405
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Taíse Cristina Gomes Clementino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Carla Montefusco de
contributor_str_mv Oliveira, Carla Montefusco de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Ensino superior
Formação profissional
Serviço Social
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Formação profissional
Serviço Social
description Este trabalho discute sobre o processo de formação profissional do assistente social, tendo por lócus de pesquisa o município de Natal/RN, e por objetivo analisar as repercussões das contrarreformas do ensino superior brasileiro neste processo. Para isto foram pesquisadas duas instituições de ensino superior: uma universidade pública e uma instituição de ensino a distância. Nosso estudo foi norteado pelo método marxista de análise da realidade a qual parte da compreensão crítico-dialética do objeto de estudado e, se baseou na análise qualitativa dos dados investigados. Em relação aos procedimentos metodológicos realizamos entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos; e grupo focal com os discentes das instituições pesquisadas. Além disso, fizemos um estudo bibliográfico sobre o tema em questão e análises dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos e suas respectivas estruturas curriculares. A partir das considerações tecidas neste trabalho apreendemos que o atual contexto de contrarreforma do ensino superior brasileiro impõe diversos desafios ao processo de formação profissional pautado nos valores ético-políticos defendidos hegemonicamente pela categoria profissional. Tais desafios são expressos de forma diferenciada nas instituições pesquisadas, pois cada uma delas irá refletir as contrarreformas do ensino superior dentro de suas especificidades nesse contexto. Portanto, reafirmamos a importância da atuação política da categoria profissional dos assistentes sociais que historicamente vem denunciando as ataques deferidos contra o ensino superior brasileiro e buscando novas estratégias de enfrentamento e combate destes, lutando por um ensino superior público e gratuito de modo que possa garantir uma formação profissional para os sujeitos pautada em valores éticos e políticos emancipatórios
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-01T22:13:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-01T22:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721
identifier_str_mv NEGREIROS, Taíse Cristina Gomes Clementino de. O processo de formação profissional em serviço social na cidade do Natal/RN: desafios e novas perspectivas. 2014. 145f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/1/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/6/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19721/7/TaiseCristinaGomesClementinoDeNegreiros_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d18db862024fc8d0c15529344884356
1041a32ebc14843bff93ce092dac0093
a47bb0451d81d8b1717a6c4272829cf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117547284234240