Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dayveson Noberto da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27634
Resumo: Muitos desafios são enfrentados, cotidianamente, pelos índios brasileiros em suas comunidades. No âmbito da educação escolar, em especial, um dos maiores problemas consiste na interferência do currículo hegemônico – reproduzido largamente entre as instituições de ensino de todo o país – nas práticas pedagógicas de professores e alunos indígenas. Na contramão da homogeneidade e da inflexibilidade curricular, esses professores não têm medido esforços para construir, nas escolas em que atuam, uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, que esteja de acordo com as crenças e os costumes de seu grupo e que atenda às suas reais necessidades. Dentre as alternativas que se adequam a essa realidade, sugerimos os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000), compreendidos nesta pesquisa como um dispositivo didático que considera a prática social como eixo organizador do ensino. Concentrado na Linguística Aplicada, área transgressiva na teoria e na disciplinaridade (PENNYCOOK, 2006), este estudo, de natureza qualitativa-interpretativista e de viés etnográfico, tem como objetivo geral investigar os impactos de um projeto de letramento desenvolvido, de forma colaborativa, em uma escola pública do Amarelão, comunidade tradicional norte-rio-grandense constituída, etnicamente, por índios Potiguara. Para tanto, tomamos como objeto de análise as práticas de leitura, escrita e fala nele suscitadas. Como subsídio teórico, amparamo-nos, sobretudo, nos Estudos de Letramento (GEE, 1998; BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984; JANKS, 2010; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA, TINOCO & SANTOS, 2014); na Pedagogia Crítica (MCLAREN, 2005; GIROUX, 2003; APPLE, 1993; FREIRE, 1967), com foco na Pedagogia Vermelha (GRANDE, 2004); e nos Estudos Pós-Coloniais e Subalternos (BHABHA, 1998; WOODWARD, 2005; SAID, 1990; SPIVAK, 2010; WEEDON, 2004; HALL, 2005). Os dados gerados no decorrer das ações nos permitem afirmar que os projetos de letramento, em harmonia com os documentos oficiais que atualmente regem a educação escolar indígena, a exemplo do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), configuram-se como uma prática social que, ao invés de reproduzir silenciamentos, oportunizam aos alunos indígenas agirem com/sobre/para sua cultura.
id UFRN_435724c8147b9b0bb998d473af03aa27
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27634
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Dayveson Noberto da CostaMarques, Ivoneide Bezerra de Araújo SantosSilva, Regina Celi Mendes Pereira daOliveira, Maria do Socorro2019-09-04T22:09:54Z2019-09-04T22:09:54Z2019-05-27PEREIRA, Dayveson Noberto da Costa. Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27634Muitos desafios são enfrentados, cotidianamente, pelos índios brasileiros em suas comunidades. No âmbito da educação escolar, em especial, um dos maiores problemas consiste na interferência do currículo hegemônico – reproduzido largamente entre as instituições de ensino de todo o país – nas práticas pedagógicas de professores e alunos indígenas. Na contramão da homogeneidade e da inflexibilidade curricular, esses professores não têm medido esforços para construir, nas escolas em que atuam, uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, que esteja de acordo com as crenças e os costumes de seu grupo e que atenda às suas reais necessidades. Dentre as alternativas que se adequam a essa realidade, sugerimos os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000), compreendidos nesta pesquisa como um dispositivo didático que considera a prática social como eixo organizador do ensino. Concentrado na Linguística Aplicada, área transgressiva na teoria e na disciplinaridade (PENNYCOOK, 2006), este estudo, de natureza qualitativa-interpretativista e de viés etnográfico, tem como objetivo geral investigar os impactos de um projeto de letramento desenvolvido, de forma colaborativa, em uma escola pública do Amarelão, comunidade tradicional norte-rio-grandense constituída, etnicamente, por índios Potiguara. Para tanto, tomamos como objeto de análise as práticas de leitura, escrita e fala nele suscitadas. Como subsídio teórico, amparamo-nos, sobretudo, nos Estudos de Letramento (GEE, 1998; BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984; JANKS, 2010; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA, TINOCO & SANTOS, 2014); na Pedagogia Crítica (MCLAREN, 2005; GIROUX, 2003; APPLE, 1993; FREIRE, 1967), com foco na Pedagogia Vermelha (GRANDE, 2004); e nos Estudos Pós-Coloniais e Subalternos (BHABHA, 1998; WOODWARD, 2005; SAID, 1990; SPIVAK, 2010; WEEDON, 2004; HALL, 2005). Os dados gerados no decorrer das ações nos permitem afirmar que os projetos de letramento, em harmonia com os documentos oficiais que atualmente regem a educação escolar indígena, a exemplo do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), configuram-se como uma prática social que, ao invés de reproduzir silenciamentos, oportunizam aos alunos indígenas agirem com/sobre/para sua cultura.Many challenges are faced, daily, by the Brazilian indigenous communities. In the context of school education, in particular, one of the major problems is the interference of the hegemonic curriculum - reproduced widely among educational institutions throughout the country - in the pedagogical practices of indigenous teachers and students. Contrary to homogeneity and curricular inflexibility, these teachers try hard to build a specific, differentiated, intercultural, bilingual/multilingual and community education into the schools in which they work, which is in accordance with the beliefs and customs of their group and also that meets their real needs. Among the alternatives that fit this reality, we suggest the literacy projects (KLEIMAN, 2000), understood in this research as a didactic device that considers social practice as the organizing axis of teaching. Based on the Applied Linguistics, transgressive area in theory and disciplinarity (PENNYCOOK, 2006), this study aims, with a qualitative-interpretative nature and an ethnographic bias, to investigate the impacts of a collaborative literacy project in a public school of the Amarelão, a local traditional community constituted, ethnically, by the Potiguara. To do so, we take as the object of analysis the practices of reading, writing and speech employed in the aforementioned school. As a theoretical support, we rely mainly on Literature Studies (GEE, 1998; BARTON and HAMILTON, 2000; STREET, 1984; JANKS, 2010; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA, TINOCO and SANTOS, 2014); in Critical Pedagogy (MCLAREN, 2005; GIROUX, 2003; APPLE, 1993; FREIRE, 1967), focusing on Red Pedagogy (GRANDE, 2004); and in Postcolonial and Subaltern Studies (BHABHA, 1998; WOODWARD, 2005; SAID, 1990; SPIVAK, 2010; WEEDON, 2004; HALL, 2005). The data generated during the actions allow us to affirm that the literacy projects, in harmony with the official documents that currently govern indigenous school education, such as the National Curriculum Framework for Indigenous Schools, constitute a social practice that, instead of reproducing silences, allow the indigenous students to act with/on/for their culture.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEducação escolar indígenaLetramentosProjeto de letramentoLetramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLetramentoeducaçãoescolar_Pereira_2019.pdfapplication/pdf4075277https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27634/1/Letramentoeduca%c3%a7%c3%a3oescolar_Pereira_2019.pdf0e2db61ba74482b2d97910323a603ce3MD51TEXTLetramentoeducaçãoescolar_Pereira_2019.pdf.txtLetramentoeducaçãoescolar_Pereira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain396080https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27634/2/Letramentoeduca%c3%a7%c3%a3oescolar_Pereira_2019.pdf.txt78a2baf1c0c6900d0d1af3da5ad59658MD52THUMBNAILLetramentoeducaçãoescolar_Pereira_2019.pdf.jpgLetramentoeducaçãoescolar_Pereira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1472https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27634/3/Letramentoeduca%c3%a7%c3%a3oescolar_Pereira_2019.pdf.jpge91511c76d93c60ea96dcfd6f29b7244MD53123456789/276342019-09-08 02:15:04.467oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27634Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-08T05:15:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
title Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
spellingShingle Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
Pereira, Dayveson Noberto da Costa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Educação escolar indígena
Letramentos
Projeto de letramento
title_short Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
title_full Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
title_fullStr Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
title_full_unstemmed Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
title_sort Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial
author Pereira, Dayveson Noberto da Costa
author_facet Pereira, Dayveson Noberto da Costa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Regina Celi Mendes Pereira da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dayveson Noberto da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
contributor_str_mv Oliveira, Maria do Socorro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Educação escolar indígena
Letramentos
Projeto de letramento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar indígena
Letramentos
Projeto de letramento
description Muitos desafios são enfrentados, cotidianamente, pelos índios brasileiros em suas comunidades. No âmbito da educação escolar, em especial, um dos maiores problemas consiste na interferência do currículo hegemônico – reproduzido largamente entre as instituições de ensino de todo o país – nas práticas pedagógicas de professores e alunos indígenas. Na contramão da homogeneidade e da inflexibilidade curricular, esses professores não têm medido esforços para construir, nas escolas em que atuam, uma educação específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, que esteja de acordo com as crenças e os costumes de seu grupo e que atenda às suas reais necessidades. Dentre as alternativas que se adequam a essa realidade, sugerimos os projetos de letramento (KLEIMAN, 2000), compreendidos nesta pesquisa como um dispositivo didático que considera a prática social como eixo organizador do ensino. Concentrado na Linguística Aplicada, área transgressiva na teoria e na disciplinaridade (PENNYCOOK, 2006), este estudo, de natureza qualitativa-interpretativista e de viés etnográfico, tem como objetivo geral investigar os impactos de um projeto de letramento desenvolvido, de forma colaborativa, em uma escola pública do Amarelão, comunidade tradicional norte-rio-grandense constituída, etnicamente, por índios Potiguara. Para tanto, tomamos como objeto de análise as práticas de leitura, escrita e fala nele suscitadas. Como subsídio teórico, amparamo-nos, sobretudo, nos Estudos de Letramento (GEE, 1998; BARTON & HAMILTON, 2000; STREET, 1984; JANKS, 2010; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA, TINOCO & SANTOS, 2014); na Pedagogia Crítica (MCLAREN, 2005; GIROUX, 2003; APPLE, 1993; FREIRE, 1967), com foco na Pedagogia Vermelha (GRANDE, 2004); e nos Estudos Pós-Coloniais e Subalternos (BHABHA, 1998; WOODWARD, 2005; SAID, 1990; SPIVAK, 2010; WEEDON, 2004; HALL, 2005). Os dados gerados no decorrer das ações nos permitem afirmar que os projetos de letramento, em harmonia com os documentos oficiais que atualmente regem a educação escolar indígena, a exemplo do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI), configuram-se como uma prática social que, ao invés de reproduzir silenciamentos, oportunizam aos alunos indígenas agirem com/sobre/para sua cultura.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-04T22:09:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-04T22:09:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Dayveson Noberto da Costa. Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27634
identifier_str_mv PEREIRA, Dayveson Noberto da Costa. Letramento e educação escolar indígena: análise de uma experiência descolonial. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27634/1/Letramentoeduca%c3%a7%c3%a3oescolar_Pereira_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27634/2/Letramentoeduca%c3%a7%c3%a3oescolar_Pereira_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27634/3/Letramentoeduca%c3%a7%c3%a3oescolar_Pereira_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0e2db61ba74482b2d97910323a603ce3
78a2baf1c0c6900d0d1af3da5ad59658
e91511c76d93c60ea96dcfd6f29b7244
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832802946875392