Avaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematuros
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30966 |
Resumo: | A identificação precoce de comprometimentos no desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas prematuras favorece a intervenção no período ideal e minimiza os impactos de um transtorno de linguagem na vida da criança. Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida. |
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Entretanto, para tal identificação são necessários instrumentos capazes de avaliar as habilidades comunicativas da criança considerando inclusive a correção da idade no caso dos nascidos prematuros. No Brasil, os instrumentos de avaliação da comunicação e da linguagem ainda são escassos, especialmente nos primeiros anos da primeira infância. Nessa dissertação foram conduzidos dois estudos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa (CAAE: 97759718.4.0000.5292). O primeiro estudo teve como objetivo traduzir transculturalmente para o Português Brasileiro um instrumento específico para nascidos prematuros, e que é baseado no relato de pais, o Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). Este instrumento passou pelo processo de tradução e retrotradução, e foi aplicado em duas etapas com pais ou responsáveis de crianças no segundo ano de vida. O segundo estudo teve como objetivo comparar o desempenho aos dois anos de vida de crianças nascidas prematuras e a termo nas subescalas de linguagem da Bayley III, considerada padrão-ouro para avaliação do desenvolvimento infantil e recentemente traduzida e comercializada no Brasil. Com base em seus resultados, esta dissertação contribui para preencher a lacuna relacionada a avaliação da linguagem em nascidos prematuros nos primeiros anos de vida.The early identification of language development impairments in children born prematurely favors intervention in the ideal period and minimizes the impacts of a language disorder on the child's life. However, such identification requires instruments capable of assessing the child's communicative skills, including the correction of age in the case of premature births. In Brazil, communication and language assessment instruments are still scarce, especially in the early years of early childhood. In this dissertation, two studies were conducted, both approved by the research ethics committee (CAAE: 97759718.4.0000.5292). The first study aimed to adapt cross-culturally for Brazilian Portuguese a specific instrument for premature births, which is based on the report of parents, Parent Report of Children’s Abilities-Revised (PARCA-R). This instrument went through the entire process of translation and backtranslation, and was applied in two stages with parents or guardians of children in the second year of life. The second study aimed to compare the performance at two years of life of children born premature and at term in the receptive and expressive subscales of language of Bayley III, considered the gold standard for assessing child development and recently translated and commercialized in Brazil. Based on its results, this dissertation contributes to fill the gap related to language assessment in the first years of life.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilPré-escolarNascimento prematuroDesenvolvimento da linguagemLinguagem infantilTestes de linguagemAvaliação do desenvolvimento cognitivo e de linguagem em pré-escolares nascidos prematurosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdfapplication/pdf1215301https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/1/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf141a3a61bed0931d940b23544fbe378dMD51TEXTAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txtAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain98251https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/2/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.txt1f26eb1d76a68ee868010ae245b66b70MD52THUMBNAILAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpgAvaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30966/3/Avaliacaodesenvolvimentocognitivo_Lima_2020.pdf.jpg30a7b668c13a406663d8f8f2cd571985MD53123456789/309662020-12-13 05:02:46.966oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30966Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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