Cidade Alta e Alecrim: a caminhabilidade em bairros tradicionais da cidade do Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kericles Pinheiro de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54683
Resumo: O deslocamento a pé é o meio de transporte mais democrático, barato, igualitário, podendo ser realizado por todos. Porém, as cidades contemporâneas foram moldadas e desenvolvidas por meio de um planejamento caracterizado pela expansão urbana e pela separação das funções, desconsiderando o pedestre, o ciclista e os usuários de transporte público como protagonistas da vida urbana, visto que uma grande parte dos investimentos para possibilitar os deslocamentos das pessoas nos centros urbanos são utilizados para condicionar o uso do transporte motorizado individual. Dessa forma, a discussão sobre mobilidade nas cidades tem sido tema recorrente de várias pesquisas e, ultimamente, a caminhabilidade tem ganhado espaço nesse campo de estudo, uma vez que diversos pesquisadores passaram a encontrar evidências de que o ambiente construído pode incentivar ou inibir viagens a pé. Diante disso, o objetivo desta dissertação é compreender os fatores presentes no ambiente construído que afetam a dinâmica dos deslocamentos a pé em dois bairros da cidade do Natal/RN, sendo eles a Cidade Alta e o Alecrim. Para isso, identificamos indicadores e índices de caminhabilidade e os aplicamos em escalas urbanas diferentes. Na construção da análise do resultado, ocorreu o cruzamento dos indicadores e categorias de análise deste próprio estudo, além da utilização de outras pesquisas citadas ao longo desta pesquisa, para assim atingir o objetivo desta dissertação. Os resultados apontam que, nos recortes em estudo, os indicadores da meso escala se relacionam melhor com a caminhabilidade, isto é, tendem a potencializar viagens a pé. No entanto, os indicadores da microescala possivelmente estão mais associados com questões de permanência das pessoas nesses locais. Além disso, os resultados encontrados nesta dissertação refutam, em partes, a literatura consultada, visto que a região do Alecrim apresentou, se comparada com a Cidade Alta, piores desempenhos na avaliação da maioria dos indicadores, no entanto, foi no Alecrim que se verificou o número maior de viagens a pé. Tais resultados podem subsidiar políticas públicas para tornar os espaços da cidade mais caminháveis, além de possibilitarem a oferta de diversos benefícios ao indivíduo e à sociedade.
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Porém, as cidades contemporâneas foram moldadas e desenvolvidas por meio de um planejamento caracterizado pela expansão urbana e pela separação das funções, desconsiderando o pedestre, o ciclista e os usuários de transporte público como protagonistas da vida urbana, visto que uma grande parte dos investimentos para possibilitar os deslocamentos das pessoas nos centros urbanos são utilizados para condicionar o uso do transporte motorizado individual. Dessa forma, a discussão sobre mobilidade nas cidades tem sido tema recorrente de várias pesquisas e, ultimamente, a caminhabilidade tem ganhado espaço nesse campo de estudo, uma vez que diversos pesquisadores passaram a encontrar evidências de que o ambiente construído pode incentivar ou inibir viagens a pé. Diante disso, o objetivo desta dissertação é compreender os fatores presentes no ambiente construído que afetam a dinâmica dos deslocamentos a pé em dois bairros da cidade do Natal/RN, sendo eles a Cidade Alta e o Alecrim. Para isso, identificamos indicadores e índices de caminhabilidade e os aplicamos em escalas urbanas diferentes. Na construção da análise do resultado, ocorreu o cruzamento dos indicadores e categorias de análise deste próprio estudo, além da utilização de outras pesquisas citadas ao longo desta pesquisa, para assim atingir o objetivo desta dissertação. Os resultados apontam que, nos recortes em estudo, os indicadores da meso escala se relacionam melhor com a caminhabilidade, isto é, tendem a potencializar viagens a pé. No entanto, os indicadores da microescala possivelmente estão mais associados com questões de permanência das pessoas nesses locais. Além disso, os resultados encontrados nesta dissertação refutam, em partes, a literatura consultada, visto que a região do Alecrim apresentou, se comparada com a Cidade Alta, piores desempenhos na avaliação da maioria dos indicadores, no entanto, foi no Alecrim que se verificou o número maior de viagens a pé. Tais resultados podem subsidiar políticas públicas para tornar os espaços da cidade mais caminháveis, além de possibilitarem a oferta de diversos benefícios ao indivíduo e à sociedade.Walking is the most democratic, economical, egalitarian means of transport that can be carried out by everyone. But, contemporary cities were shaped and developed through planning characterized by urban expansion and the separation of functions, neglecting pedestrians, cyclists, and public transport users as protagonists of urban life, since a large part of the investments to enable the displacements of people in urban centers are used to condition the use of individual motorized transport. However, the discussion about mobility in cities has been a recurring theme in several studies and lately walkability has gained ground in this field of study, since several researchers have found evidence that the built environment can encourage or inhibit travel on foot. At that, the objective of this dissertation is to understand the factors present in the built environment that affect the dynamics of travel on foot, in two neighborhoods of the city of Natal/RN, namely Cidade Alta and Alecrim. For this, walkability indicators and indices and applied in different urban scales. In the construction of the result analysis, the indicators and analysis categories of this study were crossed, in addition to the use of other studies cited throughout this research, in order to achieve the objective of this dissertation. The results point out that in the neighborhoods, the mesoscale indicators are better related to walkability, that is, they tend to enhance trips on foot. However, the microscale indicators are possibly more associated with issues of people staying in these places. In addition, the results found in this dissertation partially refute the consulted literature, since the Alecrim region presented, compared to Cidade Alta, worse performances in the evaluation of most indicators, nevertheless, it is in Alecrim that verifies greater number of trips on foot. Such results can support public policies to make city spaces more walkable, in addition to the possibility of offering various benefits to the individual and society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOCaminhabilidadeMobilidade a péAmbiente construídoÍndice de caminhabilidadeCidade Alta e Alecrim: a caminhabilidade em bairros tradicionais da cidade do Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCidadeAltaAlecrim_Silva_2023.pdfapplication/pdf28481425https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54683/1/CidadeAltaAlecrim_Silva_2023.pdf233dc863aee5e0ca9ae57289c214dc08MD51123456789/546832023-09-04 19:43:42.148oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54683Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-04T22:43:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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