Excesso de confiança e senso de controle: um estudo com os discentes do curso de Ciências Contábeis da cidade de Natal-RN
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/41499 |
Resumo: | As novas normas internacionais de contabilidade vigentes evidenciam a necessidade de um maior julgamento e uma melhor qualidade na tomada de decisão dos profissionais. Nesse contexto, o comportamento racional desse profissional ao tomar decisões tornou-se ainda mais importante, e faz com que os indivíduos tenham que tratar as informações de forma objetiva e sem apresentem tendências, propensões ou aversões. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar o comportamento dos estudantes do curso de Ciências contábeis da cidade de Natal acerca dos vieses senso de controle e excesso de confiança. A metodologia foi desenvolvida a partir da métrica utilizada por Mirowsky e Ross (1991) e Pompiam (2006), foi utilizada a técnica de independência medida pela estatística qui-quadrado de Pearson. O instrumento para a coleta de dados foi à utilização de questionários, aplicados no primeiro semestre de 2015, em 395 estudantes do curso de Ciências contábeis de quatro instituições de ensino superior da cidade de Natal-RN. Os resultados mostraram que para o viés do Excesso de confiança, os estudantes pesquisados se apresentam, de forma geral, vulneráveis a tomar decisões sendo excessivamente confiantes em suas informações disponíveis. Tendo em vista que em 75% das variáveis investigados, os estudantes apresentaram características de que tem um maior nível de excesso de confiança. Já para os resultados encontrados acerca do viés de senso de controle, dividem-se os resultados em dois grupos. Os primeiros resultados foram os encontrados através da métrica utilizada por Pompiam (2006), onde se observou que das quatro variáveis investigadas, em três delas, ou seja, 75% das respostas, os estudantes se apresentam vulneráveis ao viés de senso de controle. Não se observou relação significativa entre as variáveis, gênero, renda familiar, situação ocupacional e a cidade onde concluiu o ensino médio com o índice de senso de controle. |
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