Conhecimento e habilidade de acadêmicos de enfermagem sobre a mensuração da pressão arterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Camylla Cavalcante Soares de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23425
Resumo: A mensuração da pressão arterial é um procedimento rotineiro na prática dos enfermeiros e sua aprendizagem é uma preocupação para instituições de ensino, tendo em vista que as falhas podem ocorrer por déficit no conhecimento. Além disso, a falta deste culmina no comprometimento dos valores obtidos, interferindo na avaliação clínica do paciente e posteriores procedimentos. O estudo objetivou analisar o conhecimento e habilidade de acadêmicos da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus central de Natal/Rio Grande do Norte (RN), matriculados do quinto ao nono período do curso, quanto à mensuração da pressão arterial. Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo, realizado no Departamento de Enfermagem da UFRN, em Natal/RN. A população correspondeu a 204 acadêmicos, e a amostra foi dimensionada em 76 participantes com base em uma lista em ordem alfabética de todos os acadêmicos de cada período, onde foram elencados os de número ímpar para participar. O estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº 0002.0.294.000-10) com parecer favorável. A identificação do conhecimento ocorreu pela aplicação de questionário estruturado e validado, com questões objetivas divididas em: características sociodemográficas e a experiência profissional/laboral, e conhecimento sobre o procedimento. A verificação da habilidade ocorreu em laboratório simulado, com o julgamento em adequado ou inadequado dos itens que compõem a lista de verificação validada a respeito do procedimento. Os resultados foram analisados em software estatístico por meio de estatística descritiva e inferencial. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade dos dados e utilizado os testes de Wilcoxon e Kruskal-Wallis, adotando nível de significância de 50%. Houve um predomínio de mulheres, jovens, com renda de até cinco salários mínimos, sem experiência em saúde anterior, ou na formação na área de enfermagem, com apenas 6,6% terem trabalhado na área da saúde, dos quais 5,3% ainda trabalham. No que se refere a avaliação do conhecimento, os alunos apresentaram um percentual médio de 56,6% de acertos, destacando o nono período com a maior média (62,2%). Ao dividir a análise por questões, observou-se que as questões seis e nove tiveram melhores resultados de adequação; quando se avaliou a variável conceitos dos passos da técnica, os cinco períodos do curso apresentaram diferença estatisticamente significante. Quanto à avaliação da habilidade, houve um percentual de 89,5% de adequações e uma mediana do nível da técnica de 60,5%. Ao comparar o conhecimento e habilidade dos acadêmicos, verificou que em todos os períodos há uma melhor habilidade em relação ao conhecimento apresentando significância estatística. Concluiu-se com a rejeição da hipótese nula e aceitação da hipótese alternativa de que existe diferença significativa entre o conhecimento e habilidade dos acadêmicos de enfermagem na mensuração da PA nos diferentes períodos do curso. O estudo traz conteúdo passivo de repercussões para profissionais docentes e instituições de ensino ao colaborar a formação dos enfermeiros, melhoria no ensino e reflexões quanto ao procedimento de mensuração da pressão arterial.
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Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23425A mensuração da pressão arterial é um procedimento rotineiro na prática dos enfermeiros e sua aprendizagem é uma preocupação para instituições de ensino, tendo em vista que as falhas podem ocorrer por déficit no conhecimento. Além disso, a falta deste culmina no comprometimento dos valores obtidos, interferindo na avaliação clínica do paciente e posteriores procedimentos. O estudo objetivou analisar o conhecimento e habilidade de acadêmicos da graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus central de Natal/Rio Grande do Norte (RN), matriculados do quinto ao nono período do curso, quanto à mensuração da pressão arterial. Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo, realizado no Departamento de Enfermagem da UFRN, em Natal/RN. A população correspondeu a 204 acadêmicos, e a amostra foi dimensionada em 76 participantes com base em uma lista em ordem alfabética de todos os acadêmicos de cada período, onde foram elencados os de número ímpar para participar. O estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº 0002.0.294.000-10) com parecer favorável. A identificação do conhecimento ocorreu pela aplicação de questionário estruturado e validado, com questões objetivas divididas em: características sociodemográficas e a experiência profissional/laboral, e conhecimento sobre o procedimento. A verificação da habilidade ocorreu em laboratório simulado, com o julgamento em adequado ou inadequado dos itens que compõem a lista de verificação validada a respeito do procedimento. Os resultados foram analisados em software estatístico por meio de estatística descritiva e inferencial. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade dos dados e utilizado os testes de Wilcoxon e Kruskal-Wallis, adotando nível de significância de 50%. Houve um predomínio de mulheres, jovens, com renda de até cinco salários mínimos, sem experiência em saúde anterior, ou na formação na área de enfermagem, com apenas 6,6% terem trabalhado na área da saúde, dos quais 5,3% ainda trabalham. No que se refere a avaliação do conhecimento, os alunos apresentaram um percentual médio de 56,6% de acertos, destacando o nono período com a maior média (62,2%). Ao dividir a análise por questões, observou-se que as questões seis e nove tiveram melhores resultados de adequação; quando se avaliou a variável conceitos dos passos da técnica, os cinco períodos do curso apresentaram diferença estatisticamente significante. Quanto à avaliação da habilidade, houve um percentual de 89,5% de adequações e uma mediana do nível da técnica de 60,5%. Ao comparar o conhecimento e habilidade dos acadêmicos, verificou que em todos os períodos há uma melhor habilidade em relação ao conhecimento apresentando significância estatística. Concluiu-se com a rejeição da hipótese nula e aceitação da hipótese alternativa de que existe diferença significativa entre o conhecimento e habilidade dos acadêmicos de enfermagem na mensuração da PA nos diferentes períodos do curso. O estudo traz conteúdo passivo de repercussões para profissionais docentes e instituições de ensino ao colaborar a formação dos enfermeiros, melhoria no ensino e reflexões quanto ao procedimento de mensuração da pressão arterial.The measurement of blood pressure is a routine procedure in the practice of nurses and its learning is a concern for educational institutions, due to failures can occur by knowledge insufficiencies. The lack of knowledge and ability culminate in the compromise of the obtained values of the measurement, interfering in the clinical evaluation of the patient. The aim of this study was to analyze the knowledge and ability of undergraduate nursing students from the Federal University of Rio Grande do Norte, in Natal / RN, enrolled in the 5th to 9th period of the course, regarding the measurement of blood pressure. It was, therefore, a cross-sectional, quantitative and analytical study carried out at the Nursing Department of the Federal University of Rio Grande do Norte, Natal / Rio Grande do Norte. The population subject to the study was 204 students, and the sample was 76 participants based on an alphabetical list of all the academics of each period, who were selected between the odd numbers to development of the research. The study was evaluated by the Research Ethics Committee of the Onofre Lopes University Hospital (CAAE No. 0002.0.294.000-10) with a favorable opinion. The analysis of the knowledge of the subjects occurred through the application of a structured and validated questionnaire, with objective questions divided into: sociodemographic characteristics and professional / work experience, and knowledge about the procedure. The skillfulness check occurred in a simulated laboratory, with the appropriate or inadequate judgment of the items of a pre-validated checklist regarding the procedure. The results were analyzed in statistical software using descriptive and inferential statistics, using the Shapiro-Wilk test to verify the normality of the data and the Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests, adopting significance level α ≤ 0 , 05. There was a predominance of young women with incomes up until 5 minimum wages, with no previous activity in the care experience or nursing training, with only 6.6% working in the area and 5.3% still working. About the knowledge evaluation, students presented an average of 56.6 correct answers, highlighting that the ninth period had highest rate in average (62.2). Dividing the analysis by the questions, it was observed that questions 6 and 9 had better adequacy results; in the evaluation of the variable concepts steps of the technique, the five periods of the course presented statistical significance. In relation to assessment and ability, there was a percentage of 89.5% of adequability and an average of the technique level of 60.5%. When comparing the knowledge and the ability of the academics, it was verified that in all the periods there is a better ability with in relation to knowledge presenting significance in all the periods. It was concluded the rejection of the null hypothesis and acceptance of the alternative hypothesis that there is a significant difference between the knowledge and ability of nursing students to measure BP in different periods of the course. The study presents passive repercussions content for teachers and teaching institutions by collaborating on the training of nurses, improving teaching and reflections about the blood pressure measurement procedure.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMAlunos de enfermagemDeterminação da pressão arterialEnsinoConhecimento e habilidade de acadêmicos de enfermagem sobre a mensuração da pressão arterialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdfCamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdfapplication/pdf1219842https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23425/1/CamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf0cc0ef7dd7a42b16f81e0d53a2c0852cMD51TEXTCamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf.txtCamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain166275https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23425/4/CamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf.txt0bd55bd18b47677ddce8a88e5a87c342MD54THUMBNAILCamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgCamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2844https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23425/5/CamyllaCavalcanteSoaresDeFreitas_DISSERT.pdf.jpg65444bf5542a6e159a3645a9bddccde0MD55123456789/234252017-11-05 00:07:10.081oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23425Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:07:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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