Implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela agricultura familiar: quadro teórico-analítico e evidências empíricas em territórios rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luana Ferreira dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29317
Resumo: A tese objetiva analisar a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tomando como base empírica experiências de comercialização por associações e cooperativas de dois territórios rurais (Rio Grande do Norte e Minas Gerais) e referências teórico-analíticas de pesquisas e publicações ocorridas no tema, na área de conhecimento da Ciência Administrativa. A pesquisa está organizada no formato de quatro artigos. O primeiro artigo destina-se a designar categorias analíticas da pesquisa no PNAE em sua interlocução com a agricultura familiar como forma de identificar tendências de pesquisas e constatar implicações teóricas e práticas. O segundo artigo objetiva conciliar categorias analíticas da inserção da agricultura familiar no PNAE a partir de interfaces entre a publicação científica e a pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil no domínio da Ciência Administrativa, realizando exercício de classificação de tais pesquisas no Círculo das Matrizes Epistêmicas (PAES DE PAULA, 2016). O terceiro artigo sintetiza dimensões de desenvolvimento territorial, institucionais e de capital social na implementação do PNAE por associações e cooperativas da agricultura familiar nos territórios rurais da Serra do Brigadeiro/MG e do Mato Grande/RN. O quarto artigo analisa implicações do PNAE no plano local, no aparato administrativo e na atuação de dirigentes de organizações da agricultura familiar dos territórios supracitados, empregando o modelo de implementação de políticas públicas (LIMA, D´ASCENZI; 2013) na interpretação dos resultados. Com relação aos procedimentos metodológicos, de natureza qualitativa, os dois primeiros artigos seguem exercícios de revisão da literatura, o terceiro e quarto artigos originam-se de estudo de caso múltiplos em 10 associações e cooperativas da agricultura familiar. A análise dos dados contou com o aparte dos sofwtares Atlas.ti e Iramuteq. Os resultados do primeiro artigo revelam cinco categorias analíticas para o estudo do PNAE – aspectos político-institucionais; trajetória histórica; atributos da agricultura familiar; fatores de sucesso e barreiras; a partir destas categorias foram identificadas tendências de pesquisas e constatadas implicações teóricas e práticas. A classificação no Círculo das Matrizes Epistêmicas, no segundo artigo, situa três pesquisas na fronteira da matriz empírico-analítica com a matriz hermenêutica, uma pesquisa na fronteira da matriz hermenêutica com a matriz crítica e quatro na matriz hermenêutica, resultado que admite conciliação com as cinco categorias analíticas derivadas do processamento da publicação no artigo anterior, revelando que, mesmo transitando em matrizes epistemológicas distintas, as pesquisas em PNAE e agricultura familiar, na pósgraduação stricto sensu na Ciência Administrativa, possuem elementos comuns à publicação científica na área. Os resultados do terceiro artigo sintetizam dimensões de desenvolvimento territorial - econômica, social, cultural e ambiental - presentes nos territórios rurais pautados e o modo como o formato institucional do PNAE contribui para o surgimento de normas específicas em associações e cooperativas, revela a presença de capital social em relações de confiança e de articulação das organizações com diferentes atores sociais. O quarto artigo constata que, o PNAE no plano local, em um território, é atendido somente por cooperativas, com origens em associações, o aparato administrativo foi alterado mais intensamente em um território que no outro e a atuação de diretores na implementação evidencia participação na criação e/ou transformação das organizações. Para pesquisas futuras, sugere-se a ampliação da base de dados para identificação de tendências da pesquisa em outros domínios da Ciência e a ampliação do campo de estudo contemplando atores sociais de outros territórios/estados de Federação, de modo a aprofundar transformações na agricultura familiar imputadas ao PNAE, inclusive na geração de fatores por métodos quantitativos.
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Tese (Doutorado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29317A tese objetiva analisar a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tomando como base empírica experiências de comercialização por associações e cooperativas de dois territórios rurais (Rio Grande do Norte e Minas Gerais) e referências teórico-analíticas de pesquisas e publicações ocorridas no tema, na área de conhecimento da Ciência Administrativa. A pesquisa está organizada no formato de quatro artigos. O primeiro artigo destina-se a designar categorias analíticas da pesquisa no PNAE em sua interlocução com a agricultura familiar como forma de identificar tendências de pesquisas e constatar implicações teóricas e práticas. O segundo artigo objetiva conciliar categorias analíticas da inserção da agricultura familiar no PNAE a partir de interfaces entre a publicação científica e a pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu no Brasil no domínio da Ciência Administrativa, realizando exercício de classificação de tais pesquisas no Círculo das Matrizes Epistêmicas (PAES DE PAULA, 2016). O terceiro artigo sintetiza dimensões de desenvolvimento territorial, institucionais e de capital social na implementação do PNAE por associações e cooperativas da agricultura familiar nos territórios rurais da Serra do Brigadeiro/MG e do Mato Grande/RN. O quarto artigo analisa implicações do PNAE no plano local, no aparato administrativo e na atuação de dirigentes de organizações da agricultura familiar dos territórios supracitados, empregando o modelo de implementação de políticas públicas (LIMA, D´ASCENZI; 2013) na interpretação dos resultados. 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Para pesquisas futuras, sugere-se a ampliação da base de dados para identificação de tendências da pesquisa em outros domínios da Ciência e a ampliação do campo de estudo contemplando atores sociais de outros territórios/estados de Federação, de modo a aprofundar transformações na agricultura familiar imputadas ao PNAE, inclusive na geração de fatores por métodos quantitativos.The thesis aims to analyze the participation of family farming of the Brazilian School Feeding Program (PNAE), based on empirical experiences of commercialization by associations and cooperatives from rural territories (Rio Grande do Norte and Minas Gerais) and theoreticalanalytical references of research and publications in the Administrative Science. The research is organized in the format of four articles. The first article is intended to designate analytical categories of research in the PNAE in its dialogue with family farming as a way of identifying research trends and verifying theoretical and practical implications. The second article aims to reconcile analytical categories of the insertion of family farming in the PNAE based on interfaces between scientific publication and research at the stricto sensu graduate level in Brazil in the field of Administrative Science, performing an exercise to classify such research in the Circle of the Epistemic Matrices (PAES DE PAULA, 2016). The third article summarizes dimensions of territorial development, institutional and social capital in the implementation of PNAE by associations and cooperatives of family farming in the rural territories of Serra do Brigadeiro/MG and Mato Grande/RN. The fourth article analyzes the implications of PNAE at the local level, in the administrative apparatus and in the performance of leaders of family farming organizations in the aforementioned territories, using the public policy implementation model (LIMA, D´ASCENZI; 2013) in the interpretation of the results. Regarding the qualitative methodological procedures, the first two articles follow literature review exercises, the third and fourth articles originate from multiple case studies in 10 associations and family farming cooperatives. Data analysis included the Atlas.ti and Iramuteq software. The results of the first article reveal five analytical categories for the study of the PNAE - political and institutional aspects; historical trajectory; family farming attributes; success factors and barriers; from these categories research trends were identified and theoretical and practical implications were found. The classification in the Circle of Epistemic Matrices, in the second article, places three studies on the border of the empirical-analytical matrix with the hermeneutical matrix, one research on the border of the hermeneutical matrix with the critical matrix and four in the hermeneutical matrix, a result that admits conciliation with the five analytical categories derived from the processing of the publication in the previous article, revealing that, even though transiting in different epistemological matrices, researches in PNAE and family agriculture, in the stricto sensu postgraduate course in Administrative Science, have common elements to scientific publication in the area. The results of the third article summarize dimensions of territorial development - economic, social, cultural and environmental - present in the rural territories and the way in which the institutional format of the PNAE contributes to the emergence of specific norms in associations and cooperatives, reveals the presence of social capital in relations of trust as well as in articulation of organizations with different social actors. The fourth article finds that the PNAE at the local level, in one territory, is served only by cooperatives, with origins in associations, the administrative apparatus has changed more intensely in one territory than in the other, and the role of directors in the implementation shows participation in the creation and / or transformation of organizations. For future research, it is suggested to expand the database to identify research trends in other fields of science and to enlarge the field of study to include social actors from other territories / states of the Federation, in order to deepen transformations in family farming imputed to the PNAE, including the generation of factors by quantitative methods.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)Agricultura familiarAssociativismoCooperativismoTerritórios ruraisImplementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pela agricultura familiar: quadro teórico-analítico e evidências empíricas em territórios ruraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImplementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdfapplication/pdf2008725https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29317/1/Implementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdfed97b7d2b6ace28f3188a05b42b9ddedMD51TEXTImplementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdf.txtImplementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain450516https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29317/2/Implementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdf.txt118ab8171139b62cd545930b1c5a5fd4MD52THUMBNAILImplementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdf.jpgImplementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1193https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29317/3/Implementacaoprogramanacional_Santos_2020.pdf.jpge3759890289cb5fc45d28c74b263fc36MD53123456789/293172020-06-28 04:41:07.52oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29317Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-28T07:41:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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