Ensino público e ensino privado: atuação do coordenador pedagógico e as relações de poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Karen Michelle Lima da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42524
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com quatro coordenadoras pedagógicas de escolas públicas e privadas, por meio de análise das respostas do questionário semiestruturado, tendo como questionamento de partida: “Como o coordenador pedagógico lida com as relações de poder no seu cotidiano?”. Os objetivos específicos desse trabalho são: identificar a existência de gestão horizontal (democrática) ou vertical (hierárquica); reconhecer a importância das relações interpessoais no âmbito escolar; entender a autonomia do coordenador pedagógico dentro da sua função. A metodologia utilizada para a composição desse trabalho é de abordagem qualitativa. Para isso, esse artigo está dividido da seguinte forma: incialmente foi feito um ressignificação histórica sobre a criação da função do coordenador pedagógico e as suas atribuições segundo a Lei 5.692/71 e a LDBEN 9.394/96, em seguida uma breve discussão sobre as relações de poder existentes no âmbito escolar e como elas influenciam na autonomia do coordenador pedagógico, por fim, a análise dos dados coletados durante a pesquisa. Autores como Lima e Santos (2007), Silva (2010), Niskier (1971), Vasconcelos (2009), dão base para a sustentação teórica desse trabalho. Os resultados parciais da pesquisa apontam que nas instituições de ensino privadas, há presença de um poder hierárquico que exerce influência nas ações realizadas pelo coordenador pedagógico, enquanto nas instituições de ensino públicas, há um exercício de uma gestão democrática, que busca ouvir as opiniões de todos em prol do melhor para a escola.
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