O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21344
Resumo: Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo através da descrição do ritual do Xirê vividos no Ilê Axé Dajô Obá Ogodô que se constitui como uma casa de matriz africana onde se cultua a religiosidade do candomblé Ketu. Este ritual foi escolhido por revelar elementos potentes para interrogar o entendimento do corpo e do ser sensível. Assim, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo se expressa nos rituais dos Xirês dos Orixás? E como podemos visualizar uma compreensão do corpo e do sensível nos rituais vividos nesta casa? A partir disso, as dimensões estéticas e simbólicas do espaço e do tempo sagrado do ritual do xirê, em especial os cenários de Exu, Obaluaiê, Iemanjá e Oiá nos deram a ver, a sentir e pensar outra lógica para o corpo no universo da Educação Física. As reflexões tecidas no estudo se engendraram a partir de uma análise fenomenológica que se afina com as atitudes do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos a descrição da experiência vivida registrada como percebido, a redução e a interpretação do fenômeno. Para tanto, fizemos um exercício epistêmico de natureza qualitativa que usou como instrumento de coleta de dados, os registros imagéticos desse ritual, entrevistas com alguns adeptos da cultura do candomblé e os registros em diários de campo das sensações vividas no universo pesquisado que foram alcançadas e interpretadas numa trajetória de muitos encontros com as atividades do terreiro. Diante disso, és aqui mais um estudo que abre possibilidades para ultrapassar os limites da ciência, dando a ver as possibilidades de ser paradoxal, de ser cambiante, de ser sujeito e objeto, de ser sagrado e profano, de carregar imagens e símbolos, de ser mítico, de se ser atravessado por forças ancestrais, da tradição, querecupera o ser que somos por desfrutar de um espaço-tempo outro,valorizando os sentidos e saberes do corpo, correspondendo ao poder de ser transmutante, fenômeno estético, performático. Tem a capacidade de ler a si mesmo e se inventar, ao invés de aceitar modelos pré-estabelecidos. São corpos que encenam outra lógica de ser e está no mundo e assim inspira outros sentidos que desafiam a Educação Física a pensar, sentir e agir através desse corpo que subverte. Acreditamos, que esse saber tratado aqui é surpreendente, talvez extravagante e esquisito, mas confere uma força que pode ser contagiante.São reflexões que nos levam ao espanto, ao que é fora do cotidiano, aos quais muitos desafios ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do ser sensível.
id UFRN_45c3b4703cadab46ff3ec9be09091a92
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21344
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/7836954364025567http://lattes.cnpq.br/4739820420408872Costa, Elaine Melo de Britohttp://lattes.cnpq.br/6585812032940319Porpino, Karenine de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5255588024266396Mendes, Maria Isabel Brandão de Souzahttp://lattes.cnpq.br/6831555305550834Medeiros, Rosie Marie Nascimento de2016-09-05T20:02:37Z2016-09-05T20:02:37Z2016-02-29OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de. O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21344Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo através da descrição do ritual do Xirê vividos no Ilê Axé Dajô Obá Ogodô que se constitui como uma casa de matriz africana onde se cultua a religiosidade do candomblé Ketu. Este ritual foi escolhido por revelar elementos potentes para interrogar o entendimento do corpo e do ser sensível. Assim, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo se expressa nos rituais dos Xirês dos Orixás? E como podemos visualizar uma compreensão do corpo e do sensível nos rituais vividos nesta casa? A partir disso, as dimensões estéticas e simbólicas do espaço e do tempo sagrado do ritual do xirê, em especial os cenários de Exu, Obaluaiê, Iemanjá e Oiá nos deram a ver, a sentir e pensar outra lógica para o corpo no universo da Educação Física. As reflexões tecidas no estudo se engendraram a partir de uma análise fenomenológica que se afina com as atitudes do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos a descrição da experiência vivida registrada como percebido, a redução e a interpretação do fenômeno. Para tanto, fizemos um exercício epistêmico de natureza qualitativa que usou como instrumento de coleta de dados, os registros imagéticos desse ritual, entrevistas com alguns adeptos da cultura do candomblé e os registros em diários de campo das sensações vividas no universo pesquisado que foram alcançadas e interpretadas numa trajetória de muitos encontros com as atividades do terreiro. Diante disso, és aqui mais um estudo que abre possibilidades para ultrapassar os limites da ciência, dando a ver as possibilidades de ser paradoxal, de ser cambiante, de ser sujeito e objeto, de ser sagrado e profano, de carregar imagens e símbolos, de ser mítico, de se ser atravessado por forças ancestrais, da tradição, querecupera o ser que somos por desfrutar de um espaço-tempo outro,valorizando os sentidos e saberes do corpo, correspondendo ao poder de ser transmutante, fenômeno estético, performático. Tem a capacidade de ler a si mesmo e se inventar, ao invés de aceitar modelos pré-estabelecidos. São corpos que encenam outra lógica de ser e está no mundo e assim inspira outros sentidos que desafiam a Educação Física a pensar, sentir e agir através desse corpo que subverte. Acreditamos, que esse saber tratado aqui é surpreendente, talvez extravagante e esquisito, mas confere uma força que pode ser contagiante.São reflexões que nos levam ao espanto, ao que é fora do cotidiano, aos quais muitos desafios ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do ser sensível.In this research, we invite the reader to a reflection for a phenomenological look concerning the body, by means of the description of the ritual of the Xirê, lived in Ilê Axé Dajô Obá Ogodô, which constitutes itself an African matrix house where it is worshiped the religiousness Candomble Ketu. Thus, we ask in this dissertation: how do we comprehend the body in the rituals of the Xires of Orishas, and its interlacement with the symbols, the myths and the esthetics? In order to answer this question, we embarqued, with the purpose of going through routes which main goals aim to: reflect the space and the time lived within the ritual of Xire, in an effort to plot symbolic and esthetic narratives; besides that, we aim to point out significant elements, come from the reflection, in order to think on the body in Physical Education. From that, the esthetic and symbolic dimmensions of the sacred space and time of the ritual Xire, in a special manner, the scenaries lived in Exu Obaluaiê, Iemanjá and Oiá had made us see, feel and think on another logic for the body in the universe of Physical Education. The reflections made in the study engendered from a phenomenological analysis which tunes itself with the atitudes of the philosopher Maurice Merleau-Ponty. Thereby, we have incorporated the modality of meaning networks in which the tessitura are created from interconnectors of various categories, showing their own contexture of the perceived sense and of the attributed meanings. For that, we have done an epistemic exercise of qualitative nature which used – as data collection instruments - imagetic registers of that ritual, interviews with some followers of the Candomble culture as well as the registers, in the field jornal, of the experienced sensations within the researched universe. Those sensations were reached and interpreted during the trajectory of various meetings envolved with the activities of the Candomblé culting house. Bodies in here perform another logic of being and staying in the world and, this way, come inspiring other senses that challenge the Physical Education to think, feel and behave through the body which subverts itself.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoCulturaEstéticaSimbolismoO que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdfIngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf7890269https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21344/1/IngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf9a5e2885fce0588652b89b0c318b4255MD51TEXTIngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtIngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain543614https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21344/6/IngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt4d67e11a366f6beab17dda1d48707e1aMD56THUMBNAILIngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6389https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21344/7/IngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg101fe5b0983339fc4dd958fe57dc0e51MD57123456789/213442017-11-04 00:28:34.221oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21344Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T03:28:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
title O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
spellingShingle O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Cultura
Estética
Simbolismo
title_short O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
title_full O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
title_fullStr O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
title_full_unstemmed O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
title_sort O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física
author Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de
author_facet Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7836954364025567
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Elaine Melo de Brito
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6585812032940319
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Porpino, Karenine de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5255588024266396
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
contributor_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Cultura
Estética
Simbolismo
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Cultura
Estética
Simbolismo
description Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo através da descrição do ritual do Xirê vividos no Ilê Axé Dajô Obá Ogodô que se constitui como uma casa de matriz africana onde se cultua a religiosidade do candomblé Ketu. Este ritual foi escolhido por revelar elementos potentes para interrogar o entendimento do corpo e do ser sensível. Assim, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo se expressa nos rituais dos Xirês dos Orixás? E como podemos visualizar uma compreensão do corpo e do sensível nos rituais vividos nesta casa? A partir disso, as dimensões estéticas e simbólicas do espaço e do tempo sagrado do ritual do xirê, em especial os cenários de Exu, Obaluaiê, Iemanjá e Oiá nos deram a ver, a sentir e pensar outra lógica para o corpo no universo da Educação Física. As reflexões tecidas no estudo se engendraram a partir de uma análise fenomenológica que se afina com as atitudes do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Assim, incorporamos a descrição da experiência vivida registrada como percebido, a redução e a interpretação do fenômeno. Para tanto, fizemos um exercício epistêmico de natureza qualitativa que usou como instrumento de coleta de dados, os registros imagéticos desse ritual, entrevistas com alguns adeptos da cultura do candomblé e os registros em diários de campo das sensações vividas no universo pesquisado que foram alcançadas e interpretadas numa trajetória de muitos encontros com as atividades do terreiro. Diante disso, és aqui mais um estudo que abre possibilidades para ultrapassar os limites da ciência, dando a ver as possibilidades de ser paradoxal, de ser cambiante, de ser sujeito e objeto, de ser sagrado e profano, de carregar imagens e símbolos, de ser mítico, de se ser atravessado por forças ancestrais, da tradição, querecupera o ser que somos por desfrutar de um espaço-tempo outro,valorizando os sentidos e saberes do corpo, correspondendo ao poder de ser transmutante, fenômeno estético, performático. Tem a capacidade de ler a si mesmo e se inventar, ao invés de aceitar modelos pré-estabelecidos. São corpos que encenam outra lógica de ser e está no mundo e assim inspira outros sentidos que desafiam a Educação Física a pensar, sentir e agir através desse corpo que subverte. Acreditamos, que esse saber tratado aqui é surpreendente, talvez extravagante e esquisito, mas confere uma força que pode ser contagiante.São reflexões que nos levam ao espanto, ao que é fora do cotidiano, aos quais muitos desafios ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do ser sensível.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-05T20:02:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-05T20:02:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de. O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21344
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ingrid Patrícia Barbosa de. O que as tramas simbólicas e estéticas da cultura do Candomblé nos revelam para se pensar o corpo na Educação Física. 2016. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21344/1/IngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21344/6/IngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21344/7/IngridPatriciaBarbosaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a5e2885fce0588652b89b0c318b4255
4d67e11a366f6beab17dda1d48707e1a
101fe5b0983339fc4dd958fe57dc0e51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832632020598784