Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Thiago Moura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158
Resumo: Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz de promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes.
id UFRN_46fa80fa701c4dd2fdad394db278a407
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52158
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, Thiago Mourahttps://orcid.org/0000-0002-0047-5394http://lattes.cnpq.br/3739234153885641http://lattes.cnpq.br/9702206935610428Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueirahttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913Fernandes, Kleber TavaresRibeiro, Mayra Rodrigues FernandesDantas, Rummenigge RudsonBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva2023-04-14T21:22:27Z2023-04-14T21:22:27Z2022-12-16BARBOSA, Thiago Moura. Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC. Orientador: Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz de promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes.Amidst the growing use of different digital educational resources at school, digital educational games have increasingly stood out and shown potential as an important pedagogical strategy capable of promoting active learning. Simultaneously to this, there has been evidence of a growing demand for continuing education aimed at the target audience of teachers. However, these trainings need to be able to prepare teaching professionals beyond the mere use of digital information and communication technologies, thus encouraging the active participation of these professionals in the construction of their own digital educational resources, such as games for example, since that it is the teachers who know the reality of the school, the students, the classroom and the curricular contents that need to be included in these resources. In view of this, this research aimed at building and offering a Massive Open Online Course (MOOC) with the purpose of working on skills and abilities related to the construction of digital educational games with teachers. In this way, the open and massive online course, product of this research, was built and directed to basic education teachers with the objective of offering these professionals training for the construction of digital educational games with curricular contents aligned with the Base Nacional Comum Curricular – BNCC. For this purpose, the design principles of the instructional model ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation were used in the construction of the MOOC. To validate the course product of this research, a training offer was made to a pilot group composed of twenty teachers from the public education network in the municipality of Santana do Matos in the interior of the state of Rio Grande do Norte. As a result, it became possible to highlight the relevance of open and massive online courses in promoting quality continuing education, insofar as the MOOC model, when well-planned and structured, can be an efficient alternative, capable of promoting continuing education clearly, quickly, with quality, at a low cost and with effective results.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresJogos educacionais digitaisMassive Open Online Course - MOOCBase Nacional Comum Curricular - BNCCCurso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCursoonlineaberto_Barbosa_2022.pdfapplication/pdf3448594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52158/1/Cursoonlineaberto_Barbosa_2022.pdf5206bcb3295bd2aa207fd7009ae98775MD51123456789/521582023-04-14 18:23:02.578oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52158Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-14T21:23:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
title Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
spellingShingle Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
Barbosa, Thiago Moura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Jogos educacionais digitais
Massive Open Online Course - MOOC
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
title_short Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
title_full Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
title_fullStr Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
title_full_unstemmed Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
title_sort Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
author Barbosa, Thiago Moura
author_facet Barbosa, Thiago Moura
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0047-5394
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3739234153885641
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9702206935610428
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8670475877813913
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fernandes, Kleber Tavares
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ribeiro, Mayra Rodrigues Fernandes
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Dantas, Rummenigge Rudson
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Thiago Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
contributor_str_mv Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Formação de professores
Jogos educacionais digitais
Massive Open Online Course - MOOC
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Jogos educacionais digitais
Massive Open Online Course - MOOC
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
description Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz de promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-14T21:22:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-14T21:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Thiago Moura. Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC. Orientador: Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158
identifier_str_mv BARBOSA, Thiago Moura. Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC. Orientador: Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52158/1/Cursoonlineaberto_Barbosa_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5206bcb3295bd2aa207fd7009ae98775
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832880007774208