Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158 |
Resumo: | Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz de promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes. |
id |
UFRN_46fa80fa701c4dd2fdad394db278a407 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52158 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Thiago Mourahttps://orcid.org/0000-0002-0047-5394http://lattes.cnpq.br/3739234153885641http://lattes.cnpq.br/9702206935610428Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueirahttp://lattes.cnpq.br/8670475877813913Fernandes, Kleber TavaresRibeiro, Mayra Rodrigues FernandesDantas, Rummenigge RudsonBurlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva2023-04-14T21:22:27Z2023-04-14T21:22:27Z2022-12-16BARBOSA, Thiago Moura. Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC. Orientador: Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz de promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes.Amidst the growing use of different digital educational resources at school, digital educational games have increasingly stood out and shown potential as an important pedagogical strategy capable of promoting active learning. Simultaneously to this, there has been evidence of a growing demand for continuing education aimed at the target audience of teachers. However, these trainings need to be able to prepare teaching professionals beyond the mere use of digital information and communication technologies, thus encouraging the active participation of these professionals in the construction of their own digital educational resources, such as games for example, since that it is the teachers who know the reality of the school, the students, the classroom and the curricular contents that need to be included in these resources. In view of this, this research aimed at building and offering a Massive Open Online Course (MOOC) with the purpose of working on skills and abilities related to the construction of digital educational games with teachers. In this way, the open and massive online course, product of this research, was built and directed to basic education teachers with the objective of offering these professionals training for the construction of digital educational games with curricular contents aligned with the Base Nacional Comum Curricular – BNCC. For this purpose, the design principles of the instructional model ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation were used in the construction of the MOOC. To validate the course product of this research, a training offer was made to a pilot group composed of twenty teachers from the public education network in the municipality of Santana do Matos in the interior of the state of Rio Grande do Norte. As a result, it became possible to highlight the relevance of open and massive online courses in promoting quality continuing education, insofar as the MOOC model, when well-planned and structured, can be an efficient alternative, capable of promoting continuing education clearly, quickly, with quality, at a low cost and with effective results.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação de professoresJogos educacionais digitaisMassive Open Online Course - MOOCBase Nacional Comum Curricular - BNCCCurso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCursoonlineaberto_Barbosa_2022.pdfapplication/pdf3448594https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52158/1/Cursoonlineaberto_Barbosa_2022.pdf5206bcb3295bd2aa207fd7009ae98775MD51123456789/521582023-04-14 18:23:02.578oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52158Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-14T21:23:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
title |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
spellingShingle |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC Barbosa, Thiago Moura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Formação de professores Jogos educacionais digitais Massive Open Online Course - MOOC Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
title_short |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
title_full |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
title_fullStr |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
title_full_unstemmed |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
title_sort |
Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC |
author |
Barbosa, Thiago Moura |
author_facet |
Barbosa, Thiago Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0047-5394 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3739234153885641 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9702206935610428 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8670475877813913 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Fernandes, Kleber Tavares |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Mayra Rodrigues Fernandes |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Dantas, Rummenigge Rudson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Thiago Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva |
contributor_str_mv |
Burlamaqui, Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Formação de professores Jogos educacionais digitais Massive Open Online Course - MOOC Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Jogos educacionais digitais Massive Open Online Course - MOOC Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
description |
Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE – Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz de promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-14T21:22:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-14T21:22:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Thiago Moura. Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC. Orientador: Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Thiago Moura. Curso online aberto e massivo na formação continuada de professores para a construção de jogos educacionais digitais alinhados à BNCC. Orientador: Akynara Aglaé Rodrigues Santos da Silva Burlamaqui. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52158/1/Cursoonlineaberto_Barbosa_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5206bcb3295bd2aa207fd7009ae98775 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832880007774208 |