Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Kaline Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54795
Resumo: Esta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).
id UFRN_4768aead0658f48c4c179542890afc62
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54795
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Kaline Martinshttps://orcid.org/0000-0002-1691-2368http://lattes.cnpq.br/7461505835207281https://orcid.org/0000-0001-6124-7769http://lattes.cnpq.br/8693761992237347Oliveira, Adriel Gonçalveshttps://orcid.org/0000-0003-1525-2393http://lattes.cnpq.br/2408911558037856Gouveia, Cristiane Talita Gromann deMoura, Elmha Coelho MartinsGutierre, Liliane dos Santos2023-09-12T22:44:17Z2023-09-12T22:44:17Z2023-07-17ARAÚJO, Kaline Martins. Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54795Esta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).This research presents the contributions and possible limitations of the Specialization course in Teaching Natural Sciences and Mathematics (EECNM), at the Federal Institute of Science and Technology Education of Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), from the perspective of teaching Mathematics. It is centered on the study of the History of the Present Time (HTP), theoretically based on the works of Dosse (2017), Lohn and Campos (2017), Cavalcanti (2019) among other authors. Supported by Valente (2017) and Garnica and Souza (2012), who study the History of Mathematics Education (HEM), it is justified by the contribution to the continuing education of Mathematics teachers and, mainly, to the teaching of this discipline in the city of Macau/ RN and region. Thus, it asks: what were the contributions and/or limitations (if any) that the EECNM provided to the continuing education of Mathematics teachers and to the teaching of Mathematics? It aims, therefore, to investigate the contributions and/or limitations of the Specialization in Teaching Natural Sciences and Mathematics from the perspective of teaching Mathematics. In this investigative field, it makes use of written sources - academic documents of students found at IFRN and the Pedagogical Project of the Course (PPC) of EECNM -, in addition to oral sources - narratives of memories of graduates, professors of the institution and also of Mathematics in the region - collected through semi-structured interviews. To do so, it resorts to the assumptions of authors who discuss qualitative research such as Stake (2011), Bogdan and Biklen (1994), Gil (2008) and (2010) and Cellard (2008), combining different methodological procedures for data analysis, with the intention of obtaining some results. At the end of this investigation, it is observed that the EECNM contributes positively to the didactic practice and academic career of graduates, even providing knowledge inherent to their intrapersonal development. It also contributes to the development of scientific production in the teaching of Mathematics in the city of Macau and region. With regard to limitations, this research pointed to the aspect of course regulation, as the curricular order in which the disciplines are offered and the rules for selecting specialization students create obstacles in the selection process. Another limiting factor observed was the low demand for this specialization in the last selection notices. Therefore, this work comprises an important record of the contributions and limitations of the EECNM of the IFRN, Macau campus, with emphasis on the teaching of Mathematics, in the city of Macau and region, from its implementation to the present day. (Year 2023).Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEECNMMacauIFRNEspecializaçãoMatemáticaUma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistoriacursoespecializacao_Araujo_2023.pdfapplication/pdf1411632https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54795/1/Historiacursoespecializacao_Araujo_2023.pdfa4ccf014eb7ef5fc57f1e48d2f15f8cdMD51123456789/547952023-09-12 19:45:09.813oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54795Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-09-12T22:45:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
title Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
spellingShingle Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
Araújo, Kaline Martins
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EECNM
Macau
IFRN
Especialização
Matemática
title_short Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
title_full Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
title_fullStr Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
title_full_unstemmed Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
title_sort Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
author Araújo, Kaline Martins
author_facet Araújo, Kaline Martins
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1691-2368
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7461505835207281
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-6124-7769
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Adriel Gonçalves
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1525-2393
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2408911558037856
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Gouveia, Cristiane Talita Gromann de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Moura, Elmha Coelho Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Kaline Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
contributor_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
EECNM
Macau
IFRN
Especialização
Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv EECNM
Macau
IFRN
Especialização
Matemática
description Esta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-12T22:44:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-12T22:44:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Kaline Martins. Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54795
identifier_str_mv ARAÚJO, Kaline Martins. Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54795/1/Historiacursoespecializacao_Araujo_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a4ccf014eb7ef5fc57f1e48d2f15f8cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117864253030400