Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797 |
Resumo: | A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório. |
id |
UFRN_48ccbd119e515ca6ae03f6feccce4b50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22797 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Andreia Regina MouraLopes Júnior, EdmilsonPaiva, Irene Alves dePinheiro, Rosa AparecidaTavares, Tatiana AiresChianca, Luciana de Oliveira2017-05-03T22:49:32Z2017-05-03T22:49:32Z2014-07-28MENDES, Andreia Regina Moura. Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN. 2014. 214f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.La presente tesis trata de los usos del laboratorio de informática de una escuela de la red municipal de Parnamirim- RN, a partir de los direccionamientos y orientaciones oriundas del Programa Nacional de Tecnología Educacional (Proinfo Integrado). La tesis propuesta busca comprender como el Proinfo Integrado actúa por medio del ambiente tecnológico en el proceso de inserción de la comunidad escolar de alumnos y profesores en la Cibercultura. Para llegar al objetivo principal, fue hecha una análisis a partir de amplio referencial teórico de las Ciencias Sociales empezando desde el concepto de educación propuesto por Durkheim (2011), discutiendo el escenario y contexto histórico de desarrollo de las novas tecnologías de la información y comunicación a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). En la secuencia, veremos el papel de los agentes de la escuela en el proceso de introducción de esa nueva cultura, considerando Bourdieu (2009), hasta los usos y aplicaciones de la informática como tecnología educacional, pelo sistema escolar a partir de los estudios de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002) e Almeida (2012). La metodología aplicada correspondió a la de una pesquisa teórico-empírica, con abordaje cualitativa, para conocer la realidad del laboratorio de informática en la tarea de inserción de los alumnos y profesores en la Cibercultura, identificación de los desafíos y límites que permean la introducción de las nuevas tecnologías de la información y comunicación, como herramientas educacionales. Constituyeron etapas en esta pesquisa: levantamiento bibliográfico en el área de las ciencias humanas, la observación del ambiente escolar con énfasis en el laboratorio de informática, además de la elaboración y aplicación de instrumentos de colecta de datos como cuestionarios, encuestas semiestructuradas y encuestas abiertas. El universo de la pesquisa fue constituido por profesores (as), alumnos (as), coordinadoras y gestores de la Escuela Municipal Alzelina de Sena Valença, ubicada en el municipio de Parnamirim-RN. El objetivo de las encuestas fue buscar informaciones sobre las percepciones, sentidos y aprehensiones de los agentes escolares sobre el uso del laboratorio de informática y la inserción de las nuevas tecnologías en la escuela. La hipótesis principal del trabajo indica que hay una grande distancia entre las directrices propuestas por el Programa Nacional de Tecnología Educacional (Proinfo Integrado) y la realidad escolar investigada. Destacamos, en ese contexto, la falta de una formación sistematizada en el área de informática de todos os docentes, la carencia de condiciones físicas y materiales del laboratorio de informática, ausencia de una aprehensión crítica sobre la utilización de las nuevas tecnologías en sala de aula y un mayor contacto del alumnado con el ordenador conectado fuera del contexto escolar. Tales límites son perceptibles a partir de una serie de desorganización entre la política implementada por el Gobierno Federal y los agentes políticos locales, como el Ayuntamiento Municipal de Parnamirim, por medio de la Secretaría Municipal de Educación y Cultura. En algunas situaciones, estos desafíos son parcialmente superados, con una reorganización de la práctica pedagógica a partir de los recursos disponibles en la escuela y en el laboratorio.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISCultura tecnológicaEscolaLaboratório de informáticaProinfo integradoDesafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdfDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdfapplication/pdf3247234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/1/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf094c8443835af5e6c956bad22aacaff3MD51TEXTAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txtAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain496337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/4/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txte12f5711102d19ab8ec4b1921fcd18c6MD54DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txtDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain496324https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/6/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txt8b95356e46f19397d59fdba8fa7b85edMD56THUMBNAILAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpgAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/5/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpg9b740dcdd7bfefd36b1220da65e3e793MD55DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpgDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/7/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpg553161fcc01532cc2c4f1fd3a0fdea79MD57123456789/227972019-05-26 02:41:01.196oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22797Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:41:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
title |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
spellingShingle |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN Mendes, Andreia Regina Moura CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Cultura tecnológica Escola Laboratório de informática Proinfo integrado |
title_short |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
title_full |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
title_fullStr |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
title_full_unstemmed |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
title_sort |
Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN |
author |
Mendes, Andreia Regina Moura |
author_facet |
Mendes, Andreia Regina Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lopes Júnior, Edmilson |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Paiva, Irene Alves de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Rosa Aparecida |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Tavares, Tatiana Aires |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Andreia Regina Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chianca, Luciana de Oliveira |
contributor_str_mv |
Chianca, Luciana de Oliveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
topic |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS Cultura tecnológica Escola Laboratório de informática Proinfo integrado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura tecnológica Escola Laboratório de informática Proinfo integrado |
description |
A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-03T22:49:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-03T22:49:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDES, Andreia Regina Moura. Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN. 2014. 214f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797 |
identifier_str_mv |
MENDES, Andreia Regina Moura. Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN. 2014. 214f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/1/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/4/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/6/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/5/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/7/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
094c8443835af5e6c956bad22aacaff3 e12f5711102d19ab8ec4b1921fcd18c6 8b95356e46f19397d59fdba8fa7b85ed 9b740dcdd7bfefd36b1220da65e3e793 553161fcc01532cc2c4f1fd3a0fdea79 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117872432971776 |