Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Andreia Regina Moura
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797
Resumo: A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.
id UFRN_48ccbd119e515ca6ae03f6feccce4b50
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22797
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mendes, Andreia Regina MouraLopes Júnior, EdmilsonPaiva, Irene Alves dePinheiro, Rosa AparecidaTavares, Tatiana AiresChianca, Luciana de Oliveira2017-05-03T22:49:32Z2017-05-03T22:49:32Z2014-07-28MENDES, Andreia Regina Moura. Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN. 2014. 214f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.La presente tesis trata de los usos del laboratorio de informática de una escuela de la red municipal de Parnamirim- RN, a partir de los direccionamientos y orientaciones oriundas del Programa Nacional de Tecnología Educacional (Proinfo Integrado). La tesis propuesta busca comprender como el Proinfo Integrado actúa por medio del ambiente tecnológico en el proceso de inserción de la comunidad escolar de alumnos y profesores en la Cibercultura. Para llegar al objetivo principal, fue hecha una análisis a partir de amplio referencial teórico de las Ciencias Sociales empezando desde el concepto de educación propuesto por Durkheim (2011), discutiendo el escenario y contexto histórico de desarrollo de las novas tecnologías de la información y comunicación a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). En la secuencia, veremos el papel de los agentes de la escuela en el proceso de introducción de esa nueva cultura, considerando Bourdieu (2009), hasta los usos y aplicaciones de la informática como tecnología educacional, pelo sistema escolar a partir de los estudios de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002) e Almeida (2012). La metodología aplicada correspondió a la de una pesquisa teórico-empírica, con abordaje cualitativa, para conocer la realidad del laboratorio de informática en la tarea de inserción de los alumnos y profesores en la Cibercultura, identificación de los desafíos y límites que permean la introducción de las nuevas tecnologías de la información y comunicación, como herramientas educacionales. Constituyeron etapas en esta pesquisa: levantamiento bibliográfico en el área de las ciencias humanas, la observación del ambiente escolar con énfasis en el laboratorio de informática, además de la elaboración y aplicación de instrumentos de colecta de datos como cuestionarios, encuestas semiestructuradas y encuestas abiertas. El universo de la pesquisa fue constituido por profesores (as), alumnos (as), coordinadoras y gestores de la Escuela Municipal Alzelina de Sena Valença, ubicada en el municipio de Parnamirim-RN. El objetivo de las encuestas fue buscar informaciones sobre las percepciones, sentidos y aprehensiones de los agentes escolares sobre el uso del laboratorio de informática y la inserción de las nuevas tecnologías en la escuela. La hipótesis principal del trabajo indica que hay una grande distancia entre las directrices propuestas por el Programa Nacional de Tecnología Educacional (Proinfo Integrado) y la realidad escolar investigada. Destacamos, en ese contexto, la falta de una formación sistematizada en el área de informática de todos os docentes, la carencia de condiciones físicas y materiales del laboratorio de informática, ausencia de una aprehensión crítica sobre la utilización de las nuevas tecnologías en sala de aula y un mayor contacto del alumnado con el ordenador conectado fuera del contexto escolar. Tales límites son perceptibles a partir de una serie de desorganización entre la política implementada por el Gobierno Federal y los agentes políticos locales, como el Ayuntamiento Municipal de Parnamirim, por medio de la Secretaría Municipal de Educación y Cultura. En algunas situaciones, estos desafíos son parcialmente superados, con una reorganización de la práctica pedagógica a partir de los recursos disponibles en la escuela y en el laboratorio.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISCultura tecnológicaEscolaLaboratório de informáticaProinfo integradoDesafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdfDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdfapplication/pdf3247234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/1/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf094c8443835af5e6c956bad22aacaff3MD51TEXTAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txtAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain496337https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/4/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txte12f5711102d19ab8ec4b1921fcd18c6MD54DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txtDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain496324https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/6/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txt8b95356e46f19397d59fdba8fa7b85edMD56THUMBNAILAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpgAndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/5/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpg9b740dcdd7bfefd36b1220da65e3e793MD55DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpgDesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1328https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/7/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpg553161fcc01532cc2c4f1fd3a0fdea79MD57123456789/227972019-05-26 02:41:01.196oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22797Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:41:01Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
title Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
spellingShingle Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
Mendes, Andreia Regina Moura
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Cultura tecnológica
Escola
Laboratório de informática
Proinfo integrado
title_short Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
title_full Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
title_fullStr Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
title_full_unstemmed Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
title_sort Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN
author Mendes, Andreia Regina Moura
author_facet Mendes, Andreia Regina Moura
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lopes Júnior, Edmilson
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Paiva, Irene Alves de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Tavares, Tatiana Aires
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Andreia Regina Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chianca, Luciana de Oliveira
contributor_str_mv Chianca, Luciana de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Cultura tecnológica
Escola
Laboratório de informática
Proinfo integrado
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura tecnológica
Escola
Laboratório de informática
Proinfo integrado
description A presente tese trata dos usos do laboratório de informática numa escola da rede municipal de Parnamirim- RN, a partir dos direcionamentos e orientações oriundas do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado). A tese proposta procura compreender como o Proinfo Integrado atua por meio do ambiente tecnológico no processo de inserção da comunidade escolar de alunos e professores na Cibercultura. Para atingir o objetivo principal, foi feita uma análise a partir de amplo referencial teórico das Ciências Sociais partindo desde o conceito de educação proposto por Durkheim (2011), discutindo o cenário e contexto histórico de desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação a partir de Castells (1999; 2004), Lévy (1999), Santos (2002), Harvey (2008). Na sequência, veremos o papel dos agentes da escola no processo de introdução dessa nova cultura, considerando Bourdieu (2009), até os usos e aplicações da informática como tecnologia educacional, pelo sistema escolar a partir dos estudos de Rattner (1985), Kawamura (1990), Sancho (2001), Moraes (2002), e Almeida (2012). A metodologia aplicada correspondeu a de uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, para conhecer a realidade do laboratório de informática na tarefa de inserção dos alunos e professores na cibercultura, identificação dos desafios e limites que permeiam a introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, enquanto ferramentas educacionais. Constituíram etapas desta pesquisa: levantamento bibliográfico na área das ciências humanas, a observação do ambiente escolar com ênfase no laboratório de informática, além da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados como questionários, entrevistas semiestruturadas e entrevistas abertas. O universo da pesquisa foi constituído por professores (as), alunos (as), coordenadoras e gestores da Escola Municipal Alzelina de Sena Valença, localizada no município de Parnamirim-RN. O objetivo das entrevistas foi buscar informações sobre as percepções, sentidos e apreensões dos agentes escolares sobre o uso do laboratório de informática e a inserção das novas tecnologias na escola. A hipótese principal do trabalho indica que há uma grande distância entre as diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e a realidade escolar investigada. Destacamos, nesse contexto, a falta de uma formação sistematizada na área de informática de todos os docentes, a carência de condições físicas e materiais do laboratório de informática, ausência de uma apreensão crítica sobre a utilização das novas tecnologias em sala de aula e um maior contato do alunado com o computador conectado fora do contexto escolar. Tais limites são perceptíveis a partir de uma série de desorganização entre a política implementada pelo Governo Federal e os agentes políticos locais, como a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em algumas situações estes desafios são parcialmente superados, com uma reorganização da prática pedagógica a partir dos recursos disponíveis na escola e no laboratório.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-03T22:49:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-03T22:49:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Andreia Regina Moura. Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN. 2014. 214f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797
identifier_str_mv MENDES, Andreia Regina Moura. Desafios e limites no uso pedagógico do laboratório de informática na rede municipal de Parnamirim-RN. 2014. 214f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/1/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/4/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/6/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/5/AndreiaReginaMouraMendes_TESE.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22797/7/DesafiosLimitesUso_Mendes_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 094c8443835af5e6c956bad22aacaff3
e12f5711102d19ab8ec4b1921fcd18c6
8b95356e46f19397d59fdba8fa7b85ed
9b740dcdd7bfefd36b1220da65e3e793
553161fcc01532cc2c4f1fd3a0fdea79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117872432971776