Proposição de modelo de risco de crédito para uma empresa supermercadista no estado do RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Paula Moura de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35529
Resumo: A análise de crédito era um departamento considerado não estratégico dentro das empresas, o foco estava direcionado para as áreas diretamente relacionadas a compra e venda. Com a globalização e o crescimento significativo da inadimplência no mercado mundial, as empresas passaram a se preocupar com a avaliação e controle dos riscos de mercado em geral e assim a análise de crédito passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas para controlar e reduzir os riscos atribuídos às negociações. Na pesquisa foram utilizados métodos estatísticos qualitativos para análise dos dados, os mesmos foram retirados do sistema da empresa onde foi feito o estudo. No decorrer do trabalho observou-se que a análise de crédito é essencial pra ao controle da inadimplência na concessão de limite de crédito. Além disso, foram mostrados itens relevantes a serem levados em consideração, sobre probabilidade da idoneidade dos clientes junto a empresa e ao mercado como um todo, auxiliando assim, o controle e aprovação de crédito. Os resultados finais mostram que a amostragem foi satisfatória para alcançar os resultados esperados. Uma análise de crédito é importante na tomada de decisão da empresa no que tange a concessão de crédito segura e eficaz associada ao controle de inadimplência.
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