A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56466 |
Resumo: | A publicidade é uma importante ferramenta de comunicação que pode influenciar a percepção das pessoas sobre produtos, serviços e ideias. No caso das mulheres, a publicidade tem sido historicamente marcada por representações estereotipadas e objetificadoras. No mercado de cerveja, esse cenário é ainda mais evidente. As campanhas publicitárias de cerveja costumam retratar as mulheres como objetos de desejo, subordinadas aos homens ou como meras coadjuvantes. No entanto, em meados de 2017, a Skol lançou a campanha Reposter, que marcou uma verdadeira transformação nas representações femininas em propagandas de cerveja. Na campanha, as mulheres eram retratadas como protagonistas que consumiam a cerveja, e não apenas como objetos de desejo ou coadjuvantes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das campanhas publicitárias de cervejas por parte de consumidoras do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 mulheres cis através de pesquisa qualitativa. Obtivemos como resultado a unanimidade por parte das entrevistadas a respeito das imagens, onde todas afirmaram ser campanhas machistas, que objetificam e sexualizavam a mulher. |
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Vieira, Juliana MartinsMoreira, Marília Diógenes2023-12-20T16:16:16Z2023-12-20T16:16:16Z2023-12-11VIEIRA, Juliana Martins. A imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguares. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56466A publicidade é uma importante ferramenta de comunicação que pode influenciar a percepção das pessoas sobre produtos, serviços e ideias. No caso das mulheres, a publicidade tem sido historicamente marcada por representações estereotipadas e objetificadoras. No mercado de cerveja, esse cenário é ainda mais evidente. As campanhas publicitárias de cerveja costumam retratar as mulheres como objetos de desejo, subordinadas aos homens ou como meras coadjuvantes. No entanto, em meados de 2017, a Skol lançou a campanha Reposter, que marcou uma verdadeira transformação nas representações femininas em propagandas de cerveja. Na campanha, as mulheres eram retratadas como protagonistas que consumiam a cerveja, e não apenas como objetos de desejo ou coadjuvantes. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção das campanhas publicitárias de cervejas por parte de consumidoras do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 7 mulheres cis através de pesquisa qualitativa. Obtivemos como resultado a unanimidade por parte das entrevistadas a respeito das imagens, onde todas afirmaram ser campanhas machistas, que objetificam e sexualizavam a mulher.Advertising is an important communication tool that can influence people's perception of products, services and ideas. In the case of women, advertising has historically been marked by stereotypical and objectifying representations. In the beer market, this scenario is even more evident. Beer advertising campaigns often portray women as objects of desire, subordinate to men or as mere supporting characters. However, in mid-2017, Skol launched the Reposter campaign, which marked a real transformation in female representations in beer advertisements. In the campaign, women were portrayed as protagonists who consumed beer, and not just as objects of desire or supporting characters. In this context, this work aims to analyze the perception of beer advertising campaigns by consumers in Rio Grande do Norte. The research was carried out through semi-structured interviews with 7 cis women through qualitative research. As a result, we obtained unanimity from those interviewed regarding the images, which all stated that they were sexist campaigns, which objectify and sexualize women.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialMulherObjetificaçãoCervejaAdvertisingObjectificationBeerWomanA imagem da mulher em campanhas publicitárias de cerveja sob a ótica de consumidoras potiguaresThe image of women in beer advertising campaigns under the from the perspective of consumers in Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56466/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALMonografia - Juliana Martins.pdfMonografia - Juliana Martins.pdfapplication/pdf37385828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56466/1/Monografia%20-%20Juliana%20Martins.pdf7ee570911ce32ad5d9c93fb18ca543a5MD51123456789/564662023-12-20 13:16:16.688oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-20T16:16:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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