Sentimento e mercadoria: o apelo estético do fofo como recurso publicitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Stefhany Viana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48608
Resumo: A fofura vai muito além de um conjunto de elementos visuais ou um adjetivo. O termo possui um significado semântico amplo por estar relacionado também a uma experiência subjetiva do indivíduo. Trata-se de uma estética capilarizada na sociedade de consumo, tecida na relação entre o afeto e a massificação da produção de objetos. Em todo mundo, os apelos da fofura são usados para atrair a atenção e promover marcas por meio da publicidade. Este trabalho, em sua primeira parte, delineia a jornada do fofo contemporâneo, desde seu surgimento por meio da cultura kawaii, até sua chegada no ocidente. Em seguida, foca em identificar padrões criativos de fofura utilizados na publicidade. Ainda que sua identificação não seja tão simples e linear, a partir da ótica do Design Emocional de Don Norman (2008) e da abordagem tríade de Joel Gn (2016), conseguimos selecionar alguns casos de uso e relacioná-las com o referencial teórico apresentado.
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Este trabalho, em sua primeira parte, delineia a jornada do fofo contemporâneo, desde seu surgimento por meio da cultura kawaii, até sua chegada no ocidente. Em seguida, foca em identificar padrões criativos de fofura utilizados na publicidade. Ainda que sua identificação não seja tão simples e linear, a partir da ótica do Design Emocional de Don Norman (2008) e da abordagem tríade de Joel Gn (2016), conseguimos selecionar alguns casos de uso e relacioná-las com o referencial teórico apresentado.Cuteness goes far beyond a set of visual elements or an adjective. The term has a broad semantic meaning because it is also related to a subjective personal experience. It is a generalized aesthetic in the consumer society, woven in the relationship between affection and the mass production of objects. All over the world, the appeals of cuteness are used to attract attention and promote brands through advertising. This paper, in its first section, outlines the journey of the contemporary cute, from its origins in kawaii culture to its arrival in the West. After that, it focuses on identifying the creative patterns of cuteness in advertising. Although its identification is not so simple and linear, from the standpoint of Don Norman's Emotional Design (2008) and Joel Gn's triad approach (2016), we were able to select some use cases and relate them to the theoretical framework presented.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialFofuraCutenessDesign EmocionalEmotional designPublicidadeAdvertisingSociedade de consumoConsumer societySentimento e mercadoria: o apelo estético do fofo como recurso publicitárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSentimentoMercadoria_Ribeiro_2022.pdfSentimentoMercadoria_Ribeiro_2022.pdfapplication/pdf1851227https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48608/2/SentimentoMercadoria_Ribeiro_2022.pdf6d73de2e76c5d6500fff1d34d02d4cc8MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48608/3/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48608/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/486082023-03-08 17:54:03.759oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-08T20:54:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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