Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018 |
Resumo: | The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussed |
id |
UFRN_4d2f11390416cfe13e4e2f63e4b451c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18018 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Leônidas da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5106470958008416http://lattes.cnpq.br/7154508093406987Henrique, Ana Lúcia Sarmentohttp://lattes.cnpq.br/0475297305451211Gomes, Apuena Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0601161335088804Santos, Selan Rodrigues doshttp://lattes.cnpq.br/4022950700003347Campos, André Mauricio Cunha2014-12-17T15:47:55Z2011-12-052014-12-17T15:47:55Z2011-02-25BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussedA disciplina de Algoritmos e Programação se revela para muitos alunos como verdadeira barreira durante os cursos de computação. Estes, não habituados com as novas formas de pensar requeridas pela disciplina, bem como não possuindo certas habilidades necessárias nesta, encontram dificuldades que, por vezes, culminam na reprovação e evasão. Diante de tal problemática, neste trabalho, um levantamento sobre os problemas vivenciados pelos alunos foi realizado, como forma de entender o problema e nortear as soluções buscadas na tentativa de resolver ou amenizar as dificuldades encontradas pelos alunos. Aqui, foi descrita uma metodologia a ser aplicada em sala de aula com base nos conceitos da teoria do Aprendizado Significativo de David Ausubel. Além desta teoria, a ferramenta Takkou desenvolvida na UFRN foi utilizada com a intenção de melhor incentivar os alunos no aprendizado de algoritmos e no exercício do raciocínio lógico. Por fim uma pequena avaliação comparativa entre a metodologia sugerida e a metodologia tradicional foi realizada, discutindo-se os resultados obtidosConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Sistemas e ComputaçãoUFRNBRCiência da ComputaçãoEnsino de algoritmosAprendizagem significativaFerramentas de apoio ao ensinoJogos educativosTeaching algorithmsMeaningful learningSupport tool teachingEducational gamesCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOAprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLeonidasSB_DISSERT.pdfapplication/pdf3485651https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18018/1/LeonidasSB_DISSERT.pdf8b31ac22a031ee64526f56d3d22e949bMD51TEXTLeonidasSB_DISSERT.pdf.txtLeonidasSB_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain129615https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18018/6/LeonidasSB_DISSERT.pdf.txt6be2ef51bc899fd8ceb8687f006661d8MD56THUMBNAILLeonidasSB_DISSERT.pdf.jpgLeonidasSB_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18018/7/LeonidasSB_DISSERT.pdf.jpgf83401509d25edc29860f015a06558aaMD57123456789/180182017-11-04 10:30:25.796oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18018Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T13:30:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
spellingShingle |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos Barbosa, Leônidas da Silva Ensino de algoritmos Aprendizagem significativa Ferramentas de apoio ao ensino Jogos educativos Teaching algorithms Meaningful learning Support tool teaching Educational games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
title_short |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_full |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_fullStr |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_full_unstemmed |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
title_sort |
Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos |
author |
Barbosa, Leônidas da Silva |
author_facet |
Barbosa, Leônidas da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5106470958008416 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7154508093406987 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Henrique, Ana Lúcia Sarmento |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0475297305451211 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Gomes, Apuena Vieira |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0601161335088804 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Santos, Selan Rodrigues dos |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4022950700003347 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Leônidas da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Campos, André Mauricio Cunha |
contributor_str_mv |
Campos, André Mauricio Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de algoritmos Aprendizagem significativa Ferramentas de apoio ao ensino Jogos educativos |
topic |
Ensino de algoritmos Aprendizagem significativa Ferramentas de apoio ao ensino Jogos educativos Teaching algorithms Meaningful learning Support tool teaching Educational games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching algorithms Meaningful learning Support tool teaching Educational games |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
description |
The course of Algorithms and Programming reveals as real obstacle for many students during the computer courses. The students not familiar with new ways of thinking required by the courses as well as not having certain skills required for this, encounter difficulties that sometimes result in the repetition and dropout. Faced with this problem, that survey on the problems experienced by students was conducted as a way to understand the problem and to guide solutions in trying to solve or assuage the difficulties experienced by students. In this paper a methodology to be applied in a classroom based on the concepts of Meaningful Learning of David Ausubel was described. In addition to this theory, a tool developed at UFRN, named Takkou, was used with the intent to better motivate students in algorithms classes and to exercise logical reasoning. Finally a comparative evaluation of the suggested methodology and traditional methodology was carried out, and results were discussed |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-05 2014-12-17T15:47:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:47:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Leônidas da Silva. Aprendizado significativo aplicado ao ensino de algoritmos. 2011. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ciência da Computação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18018/1/LeonidasSB_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18018/6/LeonidasSB_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18018/7/LeonidasSB_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b31ac22a031ee64526f56d3d22e949b 6be2ef51bc899fd8ceb8687f006661d8 f83401509d25edc29860f015a06558aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117833320038400 |