O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kerller, Wagner Guedes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20770
Resumo: A proposta desta dissertação é analisar a obra dramatúrgica do autor búlgaro Elias Canetti, composta pelas peças O Casamento, Comédia da Vaidade e Os que têm a hora marcada, procurando compreender como as teorias críticas da contemporaneidade atuam em sua trilogia, buscando um diálogo com referenciais teóricos que justifiquem sua aproximação ao pós-modernismo. Entretecendo os apontamentos e o teatro de Canetti com os conceitos filosóficos da “estética negativa” de Adorno, percebe-se um espaço para a reflexão de teorias que se sucederam, como as relações de poder de Foucault, presentes em Microfísica do poder e os discursos de resistência e poder desenvolvidos por Deleuze e Guatarri em Mil Platôs e O Anti-Édipo. Apesar de suas obras terem sido escritas entre 1932 e 1956, todas apresentam uma crítica exasperada ao modernismo e características que não auxiliaram o seu reconhecimento pela crítica da época, o que fez com que a dramaturgia de Canetti fosse redescoberta após o autor receber o Prêmio Nobel em 1981.
id UFRN_4d4d57c78b4b11d903d1673e127e2613
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20770
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Kerller, Wagner Guedeshttp://lattes.cnpq.br/1791752413526845http://lattes.cnpq.br/9638277622683373Canan, Ana Graçahttp://lattes.cnpq.br/1212672321267679Costa, Maria Helena Braga e Vaz dahttp://lattes.cnpq.br/5114110813711387Porto, Samir Signeuhttp://lattes.cnpq.br/8645386242122711Cavalcante, Alex Beigui de Paiva2016-06-27T18:55:06Z2016-06-27T18:55:06Z2015-05-29KERLLER, Wagner Guedes. O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20770A proposta desta dissertação é analisar a obra dramatúrgica do autor búlgaro Elias Canetti, composta pelas peças O Casamento, Comédia da Vaidade e Os que têm a hora marcada, procurando compreender como as teorias críticas da contemporaneidade atuam em sua trilogia, buscando um diálogo com referenciais teóricos que justifiquem sua aproximação ao pós-modernismo. Entretecendo os apontamentos e o teatro de Canetti com os conceitos filosóficos da “estética negativa” de Adorno, percebe-se um espaço para a reflexão de teorias que se sucederam, como as relações de poder de Foucault, presentes em Microfísica do poder e os discursos de resistência e poder desenvolvidos por Deleuze e Guatarri em Mil Platôs e O Anti-Édipo. Apesar de suas obras terem sido escritas entre 1932 e 1956, todas apresentam uma crítica exasperada ao modernismo e características que não auxiliaram o seu reconhecimento pela crítica da época, o que fez com que a dramaturgia de Canetti fosse redescoberta após o autor receber o Prêmio Nobel em 1981.The purpose of this dissertation is to analyse the dramaturgic work of the Bulgarian author Elias Canetti, composed by the plays The Wedding, Comedy of Vanity and Their Days are Numbered, seeking to comprehend how the contemporary critic theories act on his trilogy, making a dialogue with theoretical references which may justify its approaching to the postmodernism. In this perspective, the theories by Jean-François Lyotard, Fredric Jameson and Jürgen Habermas contribute for a better comprehension of the postmodernity phenomenon. Undertaking Canetti’s notes and theatre with the philosophical concepts of Adorno’s negative aesthetics, we realise there is a space to reflect upon the theories which befell, like Foucault’s power relations in Micro-physics of Power and the discourses of resistance and deterritorialisation developed by Deleuze and Guattari in A Thousand Plateau and Anti-Oedipus. Even though Canetti’s plays were written between 1932 and 1956, all of them show a strong critic against modernism, and their characteristics did not help their recognition by the critics, which resulted in a rediscovery of Canetti’s plays after the author won the Nobel Prize in 1981.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAElias CanettiTeatroPós-modernismoPoderResistênciaAutoconservaçãoEstética negativaO teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWagnerGuedesKerller_DISSERT.pdfWagnerGuedesKerller_DISSERT.pdfapplication/pdf1159265https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20770/1/WagnerGuedesKerller_DISSERT.pdfe09ce4feb5aabacfa9b5ec39b209dbecMD51TEXTWagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.txtWagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain203384https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20770/6/WagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.txt2595f104f92c3084c208bde9e03a11d3MD56THUMBNAILWagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.jpgWagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2694https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20770/7/WagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.jpge935368770a02018032828509f99a0f5MD57123456789/207702017-11-02 17:40:52.214oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20770Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T20:40:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
title O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
spellingShingle O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
Kerller, Wagner Guedes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Elias Canetti
Teatro
Pós-modernismo
Poder
Resistência
Autoconservação
Estética negativa
title_short O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
title_full O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
title_fullStr O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
title_full_unstemmed O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
title_sort O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade
author Kerller, Wagner Guedes
author_facet Kerller, Wagner Guedes
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1791752413526845
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9638277622683373
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Canan, Ana Graça
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212672321267679
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5114110813711387
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Porto, Samir Signeu
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8645386242122711
dc.contributor.author.fl_str_mv Kerller, Wagner Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
contributor_str_mv Cavalcante, Alex Beigui de Paiva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Elias Canetti
Teatro
Pós-modernismo
Poder
Resistência
Autoconservação
Estética negativa
dc.subject.por.fl_str_mv Elias Canetti
Teatro
Pós-modernismo
Poder
Resistência
Autoconservação
Estética negativa
description A proposta desta dissertação é analisar a obra dramatúrgica do autor búlgaro Elias Canetti, composta pelas peças O Casamento, Comédia da Vaidade e Os que têm a hora marcada, procurando compreender como as teorias críticas da contemporaneidade atuam em sua trilogia, buscando um diálogo com referenciais teóricos que justifiquem sua aproximação ao pós-modernismo. Entretecendo os apontamentos e o teatro de Canetti com os conceitos filosóficos da “estética negativa” de Adorno, percebe-se um espaço para a reflexão de teorias que se sucederam, como as relações de poder de Foucault, presentes em Microfísica do poder e os discursos de resistência e poder desenvolvidos por Deleuze e Guatarri em Mil Platôs e O Anti-Édipo. Apesar de suas obras terem sido escritas entre 1932 e 1956, todas apresentam uma crítica exasperada ao modernismo e características que não auxiliaram o seu reconhecimento pela crítica da época, o que fez com que a dramaturgia de Canetti fosse redescoberta após o autor receber o Prêmio Nobel em 1981.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-27T18:55:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-27T18:55:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KERLLER, Wagner Guedes. O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20770
identifier_str_mv KERLLER, Wagner Guedes. O teatro de Elias Canetti em diálogo com a pós-modernidade. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20770/1/WagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20770/6/WagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20770/7/WagnerGuedesKerller_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e09ce4feb5aabacfa9b5ec39b209dbec
2595f104f92c3084c208bde9e03a11d3
e935368770a02018032828509f99a0f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117515703222272