Crise do capital e a docência universitária na contemporaneidade: uma análise das determinações sociais do adoecimento físico e mental no exercício superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Almir Costa de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36238
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a existência de adoecimento físico e mental no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo como sujeitos pesquisados os docentes efetivos DO DESSO. Foi analisada a carga horária, condições de trabalho e exigências da universidade. Os objetivos específicos foram: 1) descrever as principais causas de adoecimento mental e físico no trabalho, 2) identificar a carga de trabalho desenvolvidos pelos Docentes, 3) apontar as medidas que o setor tomam para prevenir o afastamento por doenças físicas e os transtornos mentais e 4) saber quais as opiniões que os docentes têm com relação a prevenção para o não esgotamento físico e mental na docência. Para atingir os objetivos, adotamos como procedimentos metodológicos o estudo caso, aplicamos um questionário semi-estruturado, contendo questões fechadas e abertas, o que permitem analisar os dados de forma qualitativa e quantitativamente. As variáveis adotadas foram divididas em blocos constituídos pela caracterização demográfica dos docentes, sua visão sobre o adoecimento físico e mental e sobre a produção acadêmica em que os mesmos são submetidos. Baseado nos resultados infere-se que os docentes do Departamento de Serviço Social da UFRN são submetidos a uma carga horário de trabalho extensiva devido as cobranças a eles postas, o que vem a contribuir para a formação de um quadro de docentes com risco eminente para o surgimento de doenças físicas e mentais relacionadas às atividades laborais acadêmicas.
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