A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22725
Resumo: Neste trabalho, discutimos o tratamento da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003) e apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007; FURTADO DA CUNHA, TAVARES, 2007; FURTADO DA CUNHA, BISPO, SILVA, 2014), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal-RN. De caráter eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo, a intervenção desenvolvida oportunizou trabalhar diferentes mecanismos de codificação da intensidade, efeitos de sentido decorrentes do uso desses mecanismos e adequação do emprego desses elementos a situações de comunicação variadas. Como resultado, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem mais significativa de um tópico gramatical e um entendimento mais amplo sobre os usos de mecanismos de intensificação em textos efetivamente realizados.
id UFRN_4ec98e8ff4398f0edac01c38e15823b6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22725
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Wesley Rodrigo Pedroza daSilva, Jose RomeritoVidal, Rosangela Maria BessaBispo, Edvaldo Balduino2017-04-24T17:16:15Z2017-04-24T17:16:15Z2015-08-18SILVA, Wesley Rodrigo Pedroza da. A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22725Neste trabalho, discutimos o tratamento da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003) e apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007; FURTADO DA CUNHA, TAVARES, 2007; FURTADO DA CUNHA, BISPO, SILVA, 2014), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal-RN. De caráter eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo, a intervenção desenvolvida oportunizou trabalhar diferentes mecanismos de codificação da intensidade, efeitos de sentido decorrentes do uso desses mecanismos e adequação do emprego desses elementos a situações de comunicação variadas. Como resultado, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem mais significativa de um tópico gramatical e um entendimento mais amplo sobre os usos de mecanismos de intensificação em textos efetivamente realizados.Neste trabalho, discutimos o tratamento da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003) e apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007; FURTADO DA CUNHA, TAVARES, 2007; FURTADO DA CUNHA, BISPO, SILVA, 2014), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal-RN. De caráter eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo, a intervenção desenvolvida oportunizou trabalhar diferentes mecanismos de codificação da intensidade, efeitos de sentido decorrentes do uso desses mecanismos e adequação do emprego desses elementos a situações de comunicação variadas. Como resultado, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem mais significativa de um tópico gramatical e um entendimento mais amplo sobre os usos de mecanismos de intensificação em textos efetivamente realizados.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASIntensificação. Funcionalismo. Ensino de Língua Portuguesa.A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no usoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - NATALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdfWesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf6155700https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22725/1/WesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdfc1949062ab1b54dca19ff5c5f019085bMD51TEXTWesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.txtWesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain154986https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22725/4/WesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.txtd976fa7c154b4dbccd8c14ac71dca7abMD54THUMBNAILWesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.jpgWesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2454https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22725/5/WesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.jpg33150a1b093d3bb0ea96c1f7975f2839MD55123456789/227252017-11-03 08:45:43.187oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22725Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T11:45:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
title A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
spellingShingle A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Intensificação. Funcionalismo. Ensino de Língua Portuguesa.
title_short A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
title_full A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
title_fullStr A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
title_full_unstemmed A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
title_sort A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso
author Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da
author_facet Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Jose Romerito
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vidal, Rosangela Maria Bessa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wesley Rodrigo Pedroza da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bispo, Edvaldo Balduino
contributor_str_mv Bispo, Edvaldo Balduino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Intensificação. Funcionalismo. Ensino de Língua Portuguesa.
dc.subject.por.fl_str_mv Intensificação. Funcionalismo. Ensino de Língua Portuguesa.
description Neste trabalho, discutimos o tratamento da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003) e apoiando-nos numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007; FURTADO DA CUNHA, TAVARES, 2007; FURTADO DA CUNHA, BISPO, SILVA, 2014), correlacionada a orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), desenvolvemos intervenção pedagógica em turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Natal-RN. De caráter eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo, a intervenção desenvolvida oportunizou trabalhar diferentes mecanismos de codificação da intensidade, efeitos de sentido decorrentes do uso desses mecanismos e adequação do emprego desses elementos a situações de comunicação variadas. Como resultado, proporcionamos aos alunos uma aprendizagem mais significativa de um tópico gramatical e um entendimento mais amplo sobre os usos de mecanismos de intensificação em textos efetivamente realizados.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-24T17:16:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-04-24T17:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Wesley Rodrigo Pedroza da. A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22725
identifier_str_mv SILVA, Wesley Rodrigo Pedroza da. A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da linguística funcional centrada no uso. 2015. 80f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/NAT) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22725/1/WesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22725/4/WesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22725/5/WesleyRodrigoPedrozaDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c1949062ab1b54dca19ff5c5f019085b
d976fa7c154b4dbccd8c14ac71dca7ab
33150a1b093d3bb0ea96c1f7975f2839
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117662028857344