Uma ficção política-empresarial: a COHAB/RN e a edificação de conjuntos habitacionais (1977-1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa Júnior, Luiz Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44829
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a atuação da Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (COHAB/RN) na edificação de conjuntos habitacionais por meio da sua estrutura organizacional no final da década de 1970. A COHAB/RN foi constituída pelo estado do Rio Grande do Norte dentro da lógica política e burocrática estabelecida pelo Banco Nacional da Habitação (BNH) durante o período da Ditadura Militar Brasileira para atuar no âmbito das políticas habitacionais. Para a realização dessa história institucional, utilizamos pela primeira vez uma documentação interna da instituição, as Atas da Diretoria da COHAB/RN de 1977-1979. Essa fonte teve seu conteúdo cruzado com outros documentos, tais como: os jornais O Poti e Diário de Natal; leis, decretos e regulamentações emitidas pelo Banco Nacional de Habitação (BNH). Após a Introdução, no primeiro capítulo, abordamos o desenvolvimento das políticas públicas do BNH. O segundo capítulo se voltou ao estudo da história dos primeiros anos da COHAB/RN e no terceiro capítulo foi feita a historicização da edificação do Projeto Pirangi por intermédio da relação da companhia potiguar com o BNH. Ao longo da dissertação, percebemos que o banco federal conseguiu estabelecer uma tecnoestrutura capaz de controlar a maneira pela qual se edificaram habitações no Brasil entre 1964 até 1985. No Rio Grande do Norte, a COHAB/RN, que pertencia ao governo do estado e em tese seria independente administrativa e financeiramente, em realidade atuou como se fosse uma sucursal do BNH. Assim, entendemos que a companhia de habitação do estado participava de uma estrutura administrativa centralizada no BNH em vez do governo do estado e que essa administração, apesar de regulada em normatização interna do próprio banco federal, é legalmente contestável. O projeto Pirangi realizado pela COHAB/RN foi uma edificação “pioneira” pelo tamanho do financiamento, volume de habitações e um aparelhamento social previsto desde o projeto. Porém, a sua construção foi mais pautada por uma perspectiva política e eleitoral do que pela busca da diminuição do déficit habitacional estadual. Assim, os moradores do conjunto tiveram que sobreviver distantes de uma infraestrutura adequada (falta de água, transporte, escola, comércio e posto de saúde adequado) e o discurso de garantir um aparelhamento social desde o começo não se consolidou na realidade da vida daquelas pessoas. Além disso, o conflito entre praticar uma política pública voltada aos mais pobres e ter de manter uma lucratividade resultou em diversas contradições nas quais essa política pública não conseguiu atingir os mais necessitados e a busca pela lucratividade não se realizava devido à obrigatoriedade dessas empresas de tentarem atingir essa camada da sociedade.
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A COHAB/RN foi constituída pelo estado do Rio Grande do Norte dentro da lógica política e burocrática estabelecida pelo Banco Nacional da Habitação (BNH) durante o período da Ditadura Militar Brasileira para atuar no âmbito das políticas habitacionais. Para a realização dessa história institucional, utilizamos pela primeira vez uma documentação interna da instituição, as Atas da Diretoria da COHAB/RN de 1977-1979. Essa fonte teve seu conteúdo cruzado com outros documentos, tais como: os jornais O Poti e Diário de Natal; leis, decretos e regulamentações emitidas pelo Banco Nacional de Habitação (BNH). Após a Introdução, no primeiro capítulo, abordamos o desenvolvimento das políticas públicas do BNH. O segundo capítulo se voltou ao estudo da história dos primeiros anos da COHAB/RN e no terceiro capítulo foi feita a historicização da edificação do Projeto Pirangi por intermédio da relação da companhia potiguar com o BNH. Ao longo da dissertação, percebemos que o banco federal conseguiu estabelecer uma tecnoestrutura capaz de controlar a maneira pela qual se edificaram habitações no Brasil entre 1964 até 1985. No Rio Grande do Norte, a COHAB/RN, que pertencia ao governo do estado e em tese seria independente administrativa e financeiramente, em realidade atuou como se fosse uma sucursal do BNH. Assim, entendemos que a companhia de habitação do estado participava de uma estrutura administrativa centralizada no BNH em vez do governo do estado e que essa administração, apesar de regulada em normatização interna do próprio banco federal, é legalmente contestável. O projeto Pirangi realizado pela COHAB/RN foi uma edificação “pioneira” pelo tamanho do financiamento, volume de habitações e um aparelhamento social previsto desde o projeto. Porém, a sua construção foi mais pautada por uma perspectiva política e eleitoral do que pela busca da diminuição do déficit habitacional estadual. Assim, os moradores do conjunto tiveram que sobreviver distantes de uma infraestrutura adequada (falta de água, transporte, escola, comércio e posto de saúde adequado) e o discurso de garantir um aparelhamento social desde o começo não se consolidou na realidade da vida daquelas pessoas. Além disso, o conflito entre praticar uma política pública voltada aos mais pobres e ter de manter uma lucratividade resultou em diversas contradições nas quais essa política pública não conseguiu atingir os mais necessitados e a busca pela lucratividade não se realizava devido à obrigatoriedade dessas empresas de tentarem atingir essa camada da sociedade.This research aims to analyze the performance of the Popular Housing Company of Rio Grande do Norte (COHAB / RN) in the construction of housing estates through its organizational structure in the late 1970s. COHAB / RN was constituted by the state of Rio Grande do North within the political and bureaucratic logic established by the National Housing Bank (BNH) during the period of the Brazilian Military Dictatorship to act within the scope of housing policies. For the realization of this institutional history, we used for the first time internal documentation of the institution, the Minutes of the Board of Directors of COHAB / RN from 1977-1979. This source had its content crossed with other documents, such as the newspapers O Poti and Diário de Natal; laws, decrees and regulations issued by the National Housing Bank (BNH). In the first chapter, we discuss the development of BNH's public policies. The second chapter turned to the study of the history of the early years of COHAB / RN and in the third chapter the historicization of the construction/edification of the Pirangi Project was done through the relationship between the potiguar company and BNH. Throughout the dissertation, we realized that the federal bank managed to establish a technostructure capable of how the housing was built in Brazil between 1964 until 1985. In Rio Grande do Norte, COHAB / RN, which belonged to the state government and in theory would be administratively and financially independent, in fact it acted as if it were a branch of BNH. Thus, we understand that the state housing company participated in a centralized administrative structure at BNH instead of the state government and that this administration, despite being regulated by the internal regulation of the federal bank itself, is legally contestable. The Pirangi project carried out by COHAB / RN was a “pioneer” building due to the size of the financing, the volume of housing and the social facilities provided since the project. However, its construction was more guided by a political and electoral perspective than by seeking to reduce the state housing deficit. Thus, the inhabitants of the complex had to survive far from an adequate infrastructure (lack of water, transportation, school, commerce and an adequate health post) and the discourse of guaranteeing social equipment from the beginning was not consolidated in the reality of those people's lives. In addition, the conflict between practicing a public policy aimed at the poorest and having to maintain profitability resulted in several contradictions in which this public policy failed to reach the neediest right and the search for profitability was not carried out due to the mandatory nature of these companies trying to reach that layer of society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilCompanhia de Habitação do Rio Grande do Norte (Cohab/RN)Banco Nacional da Habitação (BNH)HabitaçãoPolíticas públicasOrganizaçãoRelações InstitucionaisUma ficção política-empresarial: a COHAB/RN e a edificação de conjuntos habitacionais (1977-1979)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFiccaopoliticaempresarial_PessoaJunior_2021.pdfapplication/pdf4739967https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44829/1/Ficcaopoliticaempresarial_PessoaJunior_2021.pdfe4946cf9ce8a841dc8fe28cd032574deMD51123456789/448292022-05-02 12:47:53.49oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44829Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:47:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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