Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Rodolpho Luiz Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17522
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_4fc8541d95dc8504e60793c0d2990442
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17522
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cortez, Rodolpho Luiz Araújohttp://lattes.cnpq.br/2061910537658177http://lattes.cnpq.br/5496201609189471Santos, Clara Maria Melo doshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786520P8Lautert, Sintria Labreshttp://lattes.cnpq.br/1825422952986771Pires, Izabel Augusta Hazin2014-12-17T15:39:00Z2013-04-182014-12-17T15:39:00Z2012-10-19CORTEZ, Rodolpho Luiz Araújo. Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17522Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorA atenção pode ser definida como uma função neuropsicológica que permite ao sujeito o processamento de quantidade limitada de estímulos provenientes do ambiente externo ou mesmo originárias do interior do corpo. A avaliação da função atencional, por sua vez, é considerada primordial em virtude da dependência das demais funções cognitivas em relação ao seu bom funcionamento; fato que se torna ainda mais crítico quando aplicado ao contexto da infância e adolescência por ser indispensável a consideração de aspectos neurodesenvolvimentais. Dadas essas condições e a escassez de parâmetros relacionados ao desenvolvimento dos mecanismos atencionais para crianças e adolescentes, este estudo buscou a obtenção de dados normativos e exploratórios do desempenho no Teste de Atenção por Cancelamento (TAC) de crianças e adolescentes de seis a 16 anos estudantes das redes de escolas públicas e privadas da cidade de Natal/RN. Participaram da pesquisa 608 estudantes da cidade de Natal, sendo 336 estudantes do sexo feminino (55,3%) e 272 do sexo masculino (44,7%). Deste total, 283 pertenciam à rede pública de ensino (46,5%) e 325 à rede privada (53,5%). As análises estatísticas inferenciais (ANOVA) e a análise post-hoc (Teste LSD) permitiram verificar que as variáveis: nível de escolaridade e tipo de escola mostraram-se estatisticamente significativas (p < 0,05), enquanto a variável sexo não apresentou relevância para diferenciação de desempenho dos estudantes. Em termos de acurácia e velocidade em tarefas que avaliam a seletividade e sustenção, constatou-se aumento significativo no desempenho dos estudantes até o 6º ano de escolaridade. Entretanto, a partir do 7º ano do ensino fundamental II observa-se o estabelecimento de um platô no desenvolvimento atencional para este contexto. Contudo, em tarefas que exigem seletividade e alternância, constatou-se que há incremento no desempenho dos estudantes até por volta do 8º ano, apresentando uma estabilização de resultados somente na transição do ensino fundamental II para o ensino médio; o que demonstra continuidade no desenvolvimento de características desenvolvimentais ao longo da adolescência. Dessa maneira o TAC apresentou sensibilidade para a detecção de aspectos neurodesenvolvimentais e características sócio-culturais do funcionamento cognitivo humanoapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFRNBRPsicologia, Sociedade e Qualidade de VidaPsicometria. Atenção Função Neuropsicológica. Testes de cancelamento. Normas de desempenhoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVADados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRodolfoLAC_DISSERT.pdfapplication/pdf972444https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17522/1/RodolfoLAC_DISSERT.pdf44f63c7ffde0485e5ff2592958e65e05MD51TEXTRodolfoLAC_DISSERT.pdf.txtRodolfoLAC_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain110740https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17522/6/RodolfoLAC_DISSERT.pdf.txta1f0e8d192e5db82731ce0bd72e45ee9MD56THUMBNAILRodolfoLAC_DISSERT.pdf.jpgRodolfoLAC_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1284https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17522/7/RodolfoLAC_DISSERT.pdf.jpgcca51fb2fd43d10eafdb65bcaef2c33dMD57123456789/175222017-11-04 07:04:02.218oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/17522Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T10:04:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
title Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
spellingShingle Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
Cortez, Rodolpho Luiz Araújo
Psicometria. Atenção Função Neuropsicológica. Testes de cancelamento. Normas de desempenho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
title_short Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
title_full Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
title_fullStr Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
title_full_unstemmed Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
title_sort Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN
author Cortez, Rodolpho Luiz Araújo
author_facet Cortez, Rodolpho Luiz Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2061910537658177
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5496201609189471
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Santos, Clara Maria Melo dos
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786520P8
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Lautert, Sintria Labres
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1825422952986771
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Rodolpho Luiz Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
contributor_str_mv Pires, Izabel Augusta Hazin
dc.subject.por.fl_str_mv Psicometria. Atenção Função Neuropsicológica. Testes de cancelamento. Normas de desempenho
topic Psicometria. Atenção Função Neuropsicológica. Testes de cancelamento. Normas de desempenho
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-19
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-18
2014-12-17T15:39:00Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CORTEZ, Rodolpho Luiz Araújo. Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17522
identifier_str_mv CORTEZ, Rodolpho Luiz Araújo. Dados normativos do teste de atenção por cancelamento em estudantes de Natal/RN. 2012. 68 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/17522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Psicologia, Sociedade e Qualidade de Vida
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17522/1/RodolfoLAC_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17522/6/RodolfoLAC_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/17522/7/RodolfoLAC_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 44f63c7ffde0485e5ff2592958e65e05
a1f0e8d192e5db82731ce0bd72e45ee9
cca51fb2fd43d10eafdb65bcaef2c33d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117729880113152