A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monte, Sheila da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003
Resumo: O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente.
id UFRN_506ca24ef2cfe74eee27aac7a40e58ab
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20003
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Monte, Sheila da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8323172811699774http://lattes.cnpq.br/9374738955386775Cavalcante, Ilane Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7082961004575723Oliveira, Maria Bernadete Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/2661324075394215Faria, Marilia Varella Bezerra de2016-03-11T00:10:30Z2016-03-11T00:10:30Z2014-09-18MONTE, Sheila da Silva. A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente.The aim of this study is to highlight the cultural identities of Spanish undergraduate students from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, in integration with Universidade Aberta do Brasil – UAB, in the distance modality, built from utterances produced by them in a forum discussion online. For this, we chose to analyze the thematic forum “Using fragments of the internet is an ethical act?” generated in the first semester of 2011, linked to the Reading and Writing course. The interest of this researcher to highlight the cultural identities of these subjects, in the Virtual Learning Environment, emerged from the contact with this reality, in which it was found that the statements constructed by students were rich in positions, meanings and interactions. By producing their speeches, such subjects nurture a reflection on how we can establish meaning in the interaction created in online teaching as well as on the construction of cultural identities of the subject within that virtual space. The way students participate in the discussion forum represents learning experiences that lead to the construction of cultural identities, which determine the trajectory of the subjects, which makes the identity an ongoing process. Our theoretical reference follows the interdisciplinary approach of Applied Linguistics and is based on the socio-historical model of language, with language construed as a social practice. This study also established an interface with cultural studies, as it uses the concept of cultural identity in postmodernity. Analysis of the utterances lead to plurality, with a multiplicity of identities, as evidenced from the positioning of the subjects, some focused on the agreement, others on the disagreement, or even on the boldness. It was found also in the investigative path that these identities can be constructed and reconstructed if they are immersed in another set of historically determined social practices.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagemPráticas discursivasIdentidade culturalAmbiente virtual de aprendizagemFórum de discussãoA construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdfSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdfapplication/pdf1407413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/1/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdfab74b0f6b668cd9cf1072f1dbdea0e5bMD51TEXTSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txtSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain239436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/6/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txt7d41275af08d9a9fd1e1d581e2a48c21MD56THUMBNAILSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpgSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/7/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpgd8906aa99a1919c934abae3aec4828cdMD57123456789/200032017-11-01 06:40:48.736oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20003Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T09:40:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
title A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
spellingShingle A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
Monte, Sheila da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Ambiente virtual de aprendizagem
Fórum de discussão
title_short A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
title_full A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
title_fullStr A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
title_full_unstemmed A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
title_sort A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
author Monte, Sheila da Silva
author_facet Monte, Sheila da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8323172811699774
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9374738955386775
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cavalcante, Ilane Ferreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7082961004575723
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2661324075394215
dc.contributor.author.fl_str_mv Monte, Sheila da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
contributor_str_mv Faria, Marilia Varella Bezerra de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Ambiente virtual de aprendizagem
Fórum de discussão
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Práticas discursivas
Identidade cultural
Ambiente virtual de aprendizagem
Fórum de discussão
description O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-11T00:10:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-11T00:10:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONTE, Sheila da Silva. A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003
identifier_str_mv MONTE, Sheila da Silva. A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/1/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/6/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/7/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ab74b0f6b668cd9cf1072f1dbdea0e5b
7d41275af08d9a9fd1e1d581e2a48c21
d8906aa99a1919c934abae3aec4828cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117817948962816