A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente. |
id |
UFRN_506ca24ef2cfe74eee27aac7a40e58ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20003 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Monte, Sheila da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8323172811699774http://lattes.cnpq.br/9374738955386775Cavalcante, Ilane Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7082961004575723Oliveira, Maria Bernadete Fernandes dehttp://lattes.cnpq.br/2661324075394215Faria, Marilia Varella Bezerra de2016-03-11T00:10:30Z2016-03-11T00:10:30Z2014-09-18MONTE, Sheila da Silva. A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente.The aim of this study is to highlight the cultural identities of Spanish undergraduate students from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN, in integration with Universidade Aberta do Brasil – UAB, in the distance modality, built from utterances produced by them in a forum discussion online. For this, we chose to analyze the thematic forum “Using fragments of the internet is an ethical act?” generated in the first semester of 2011, linked to the Reading and Writing course. The interest of this researcher to highlight the cultural identities of these subjects, in the Virtual Learning Environment, emerged from the contact with this reality, in which it was found that the statements constructed by students were rich in positions, meanings and interactions. By producing their speeches, such subjects nurture a reflection on how we can establish meaning in the interaction created in online teaching as well as on the construction of cultural identities of the subject within that virtual space. The way students participate in the discussion forum represents learning experiences that lead to the construction of cultural identities, which determine the trajectory of the subjects, which makes the identity an ongoing process. Our theoretical reference follows the interdisciplinary approach of Applied Linguistics and is based on the socio-historical model of language, with language construed as a social practice. This study also established an interface with cultural studies, as it uses the concept of cultural identity in postmodernity. Analysis of the utterances lead to plurality, with a multiplicity of identities, as evidenced from the positioning of the subjects, some focused on the agreement, others on the disagreement, or even on the boldness. It was found also in the investigative path that these identities can be constructed and reconstructed if they are immersed in another set of historically determined social practices.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALinguagemPráticas discursivasIdentidade culturalAmbiente virtual de aprendizagemFórum de discussãoA construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdfSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdfapplication/pdf1407413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/1/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdfab74b0f6b668cd9cf1072f1dbdea0e5bMD51TEXTSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txtSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain239436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/6/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txt7d41275af08d9a9fd1e1d581e2a48c21MD56THUMBNAILSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpgSheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2764https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/7/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpgd8906aa99a1919c934abae3aec4828cdMD57123456789/200032017-11-01 06:40:48.736oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20003Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T09:40:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
title |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
spellingShingle |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD Monte, Sheila da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Ambiente virtual de aprendizagem Fórum de discussão |
title_short |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
title_full |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
title_fullStr |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
title_full_unstemmed |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
title_sort |
A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD |
author |
Monte, Sheila da Silva |
author_facet |
Monte, Sheila da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8323172811699774 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9374738955386775 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cavalcante, Ilane Ferreira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7082961004575723 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2661324075394215 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monte, Sheila da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
contributor_str_mv |
Faria, Marilia Varella Bezerra de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Ambiente virtual de aprendizagem Fórum de discussão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Práticas discursivas Identidade cultural Ambiente virtual de aprendizagem Fórum de discussão |
description |
O objetivo deste estudo é o de evidenciar as identidades culturais dos alunos da Licenciatura em Letras-Espanhol, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, em integração com a Universidade Aberta do Brasil – UAB, na modalidade a distância, construídas a partir dos enunciados produzidos por eles em um Fórum de discussão on-line. Para tanto, elegemos para análise o fórum temático Usar fragmentos da internet é um ato ético? gerado no primeiro semestre de 2011, veiculado na disciplina Leitura e Produção de Textos. O interesse desta pesquisadora em evidenciar as identidades culturais desses sujeitos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu a partir do contato com essa realidade, na qual foi constatado que os enunciados construídos pelos alunos eram ricos em posicionamentos, significações e interações. Ao produzir seus discursos, tais sujeitos oportunizam uma reflexão sobre como podemos estabelecer sentido na interação criada no ensino on-line bem como sobre a construção das identidades culturais dos sujeitos dentro desse espaço virtual. A forma como os alunos participam do Fórum de discussão representa experiências de aprendizagem que levam à construção das identidades culturais, o que determina a trajetória dos sujeitos, o que faz da identidade um constante processo de vir a ser, um contínuo transformar-se. Na perspectiva da Linguística Aplicada de enfoque interdisciplinar, nossa referência teórica baseia-se no modelo sócio histórico da linguagem, entendendo-a como prática social. Ainda no campo teórico, este estudo estabeleceu uma interconexão com os estudos culturais à medida que utiliza o conceito de identidade cultural na pós-modernidade. A análise dos discursos revelou-se plural, com uma multiplicidade de identidades culturais que, evidenciadas a partir dos posicionamentos dos sujeitos, centraramse na concordância, outras na discordância, ou mesmo na ousadia. Constatou-se, ainda, no referido percurso investigativo, que essas identidades podem ser construídas e reconstruídas se estiverem imersas em outro conjunto de práticas sociais determinadas historicamente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-11T00:10:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-11T00:10:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MONTE, Sheila da Silva. A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003 |
identifier_str_mv |
MONTE, Sheila da Silva. A construção identitária em um fórum de discussão: um estudo com alunos da EAD. 2014. 107f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/1/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/6/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20003/7/SheilaDaSilvaMonte_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab74b0f6b668cd9cf1072f1dbdea0e5b 7d41275af08d9a9fd1e1d581e2a48c21 d8906aa99a1919c934abae3aec4828cd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117817948962816 |