A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21896
Resumo: No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.
id UFRN_50bb74082278c4553ae837517f45cdb3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21896
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira CunhaGarcia, Luciane Terra dos SantosRibeiro, Márcia Maria GurgelAzevedo, Marcio Adriano deMedeiros Neta, Olivia Morais deSilva, Rosalia de Fátima e2017-02-08T16:03:18Z2017-02-08T16:03:18Z2016-07-11COUTINHO, Ticiana Patricia da Silveira Cunha. A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21896No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.This study aims to understand the senses attributed by pedagogues to their professional practices. As an initial question, we seek to answer the following inquiry: what are the senses attributed by pedagogues to their practices at IFRN? In order to guide the analysis, we assume that the attributed senses to their mediation actions are institutional, complex and created individually and collectively. They are constituted that way to achieve quality at the pedagogical and educational work at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Norte (IFRN), which could be translated as Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte, in Brazil. Regarding to discussing relevant concepts, we consider that the referred debates occur at an educational scenery of issues related to the Pedagogy as Educational Science, the role of pedagogues at schools and their own professional identity at the pedagogical coordination, as well as their education and work. We have chosen as investigation subjects six pedagogues who work at different institutional departments by considering their institutional attributions and their daily work when seeking for senses. We have used the Comprehensive Interview as methodological approach, which aims to reveal the study object through the subjects’ speech. Therefore, we believe that this research will be able to contribute with the reflection about the studied professional at school contexts, at Brazilian Federal Institutes and, specifically, at IFRN.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPedagoga no IFRNCoordenação pedagógicaAção mediadoraEntrevista compreensivaA ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdfTicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdfapplication/pdf1174623https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21896/1/TicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf72656b0e9a04e8ac7f79125ab05d8758MD51TEXTTicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.txtTicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain311090https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21896/4/TicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.txteb060bd359dff641b24e70fbcbf2e6d0MD54THUMBNAILTicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.jpgTicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21896/5/TicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.jpg5b8842f0228a7166c2110095f1b0c70fMD55123456789/218962017-11-04 06:20:54.703oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21896Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T09:20:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
title A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
spellingShingle A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagoga no IFRN
Coordenação pedagógica
Ação mediadora
Entrevista compreensiva
title_short A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
title_full A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
title_fullStr A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
title_full_unstemmed A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
title_sort A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional
author Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha
author_facet Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Garcia, Luciane Terra dos Santos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Ribeiro, Márcia Maria Gurgel
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Azevedo, Marcio Adriano de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Ticiana Patricia da Silveira Cunha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
contributor_str_mv Silva, Rosalia de Fátima e
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pedagoga no IFRN
Coordenação pedagógica
Ação mediadora
Entrevista compreensiva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagoga no IFRN
Coordenação pedagógica
Ação mediadora
Entrevista compreensiva
description No presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagogas à sua ação como ação mediadora. Como questão de partida, buscamos responder à seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Para a orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no IFRN. Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates, que ocorrem no cenário educacional, das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como sua formação e atuação. Definimos como unidade de referência principal as falas de seis pedagogas, que atuam em espaços diferentes da Instituição, considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos atribuídos a sua ação como ação mediadora. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, desvelando o objeto de estudo a partir da escuta e interpretação do conjunto de falas dos sujeitos. Compreendemos que os sentidos que as pedagogas atribuem à sua ação, no contexto do IFRN, são forjados no seu fazer diário, imersos em teias configuracionais, permeados de processos dilemáticos, e, assim, em movimento que engloba tensões e conflitos geradores de potenciais de bloqueios e mudanças. Com essa pesquisa, esperamos contribuir com a reflexão da atuação desse profissional como coordenador pedagógico seja no contexto dos espaços escolares, seja nos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-08T16:03:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-08T16:03:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTINHO, Ticiana Patricia da Silveira Cunha. A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21896
identifier_str_mv COUTINHO, Ticiana Patricia da Silveira Cunha. A ação mediadora de pedagogas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte: sentidos de sua ação na educação profissional. 2016. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21896/1/TicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21896/4/TicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21896/5/TicianaPatriciaDaSilveiraCunhaCoutinho_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72656b0e9a04e8ac7f79125ab05d8758
eb060bd359dff641b24e70fbcbf2e6d0
5b8842f0228a7166c2110095f1b0c70f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117589348909056