Rede Multi-VANT softwarizada e resiliente aplicada à varredura de área de impacto de foguetes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54547
Resumo: O procedimento de varredura de área da provável região de impacto é uma etapa obrigatória da fase de pré-lançamento de qualquer foguete. O objetivo é coibir a presença de embarcações não autorizadas, evitando eventuais acidentes e, consequentemente, a preservação de vidas humanas. Considerando o alto custo operacional desse procedimento, normalmente executado por uma aeronave P-95, o projeto SpaceVANT II propôs a execução da varredura de área a partir de uma frota de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que, atuando de forma cooperativa, tem a capacidade de executar a missão com menor custo e complexidade operacional. Nesse contexto, é fundamental a constituição de uma rede de comunicação apta a assegurar a troca de informações entre as aeronaves que integram o sistema. Uma das alternativas mais utilizadas para prover essa rede de comunicação é a utilização de procolos de redes ad hoc móveis (MANET) adaptados para redes ad hoc aéreas (FANET). Contudo, gerenciar o comportamento dinâmico desse tipo de rede com o objetivo de minimizar desconexões e viabilizar as condições necessárias para o funcionamento das aplicações embarcadas nas aeronaves não é trivial e tem encontrado limitações nas soluções adotadas. Nessa perspectiva, esta tese propôs um gerenciamento baseado no conceito de Redes Definidas por Software (Software-Defined Networking - SDN) chamado SD-FANET. Modelado em uma arquitetura distribuída e hierárquica, o plano de controle SD-FANET permite um gerenciamento centralizado e atribui ao controlador a capacidade de programar os comutadores, alterando o encaminhamento dos dados a partir de uma visão holística da rede softwarizada. A abordagem SDN permite a utilização de diferentes algoritmos de seleção de caminhos, que agrega mais flexibilidade e aprimoramento ao processo de encaminhamento. Para validação da solução proposta foram realizados experimentos no ambiente emulado provido pelo Mininet-Wifi e uma prova de conceito a partir de uma prototipação utilizando um protocolo de comunicação desenvolvido para viabilizar a transmissão de imagens em enlaces de comunicação ZigBee embarcados em drones DJI Phanton 3 Standard. Os resultados mostraram que o throughput obtido pelo SD-FANET foi 22,2% superior aos protocolos MANET e 5,4% em relação a outra abordagem baseada em SDN. Quanto ao mecanismo de resiliência, observou-se que o tempo médio de recuperação foi de, aproximadamente, 1,5 s.
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Considerando o alto custo operacional desse procedimento, normalmente executado por uma aeronave P-95, o projeto SpaceVANT II propôs a execução da varredura de área a partir de uma frota de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que, atuando de forma cooperativa, tem a capacidade de executar a missão com menor custo e complexidade operacional. Nesse contexto, é fundamental a constituição de uma rede de comunicação apta a assegurar a troca de informações entre as aeronaves que integram o sistema. Uma das alternativas mais utilizadas para prover essa rede de comunicação é a utilização de procolos de redes ad hoc móveis (MANET) adaptados para redes ad hoc aéreas (FANET). Contudo, gerenciar o comportamento dinâmico desse tipo de rede com o objetivo de minimizar desconexões e viabilizar as condições necessárias para o funcionamento das aplicações embarcadas nas aeronaves não é trivial e tem encontrado limitações nas soluções adotadas. Nessa perspectiva, esta tese propôs um gerenciamento baseado no conceito de Redes Definidas por Software (Software-Defined Networking - SDN) chamado SD-FANET. Modelado em uma arquitetura distribuída e hierárquica, o plano de controle SD-FANET permite um gerenciamento centralizado e atribui ao controlador a capacidade de programar os comutadores, alterando o encaminhamento dos dados a partir de uma visão holística da rede softwarizada. A abordagem SDN permite a utilização de diferentes algoritmos de seleção de caminhos, que agrega mais flexibilidade e aprimoramento ao processo de encaminhamento. Para validação da solução proposta foram realizados experimentos no ambiente emulado provido pelo Mininet-Wifi e uma prova de conceito a partir de uma prototipação utilizando um protocolo de comunicação desenvolvido para viabilizar a transmissão de imagens em enlaces de comunicação ZigBee embarcados em drones DJI Phanton 3 Standard. Os resultados mostraram que o throughput obtido pelo SD-FANET foi 22,2% superior aos protocolos MANET e 5,4% em relação a outra abordagem baseada em SDN. Quanto ao mecanismo de resiliência, observou-se que o tempo médio de recuperação foi de, aproximadamente, 1,5 s.The procedure of scanning the probable impact area is a mandatory step in the pre-launch phase of any rocket. The objective is to restrict the presence of unauthorized vessels, avoiding possible accidents and, consequently, preserving human lives. Considering the high operational cost of this procedure, usually carried out by a P-95 aircraft, the SpaceVANT II project proposed the execution of area scanning by a fleet of Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) which, acting cooperatively, have the capacity to execute the mission with lower cost and operational complexity. In this context, it is essential to create a communication network capable of guaranteeing the exchange of information between the aircraft that make up the system. One of the most used alternatives to provide this communication network is mobile ad hoc network protocols (MANET) adapted for flying ad hoc networks (FANET). However, managing the dynamic behavior of this type of network in order to minimize disconnections and enable the necessary conditions for the functioning of onboard applications is not trivial and has encountered limitations in the adopted solutions. In this perspective, this thesis proposed a management based on the concept of Software Defined Networking (SDN) called SD-FANET. Modeled in a distributed and hierarchical architecture, the SD-FANET control plane allows centralized management and assigns the controller the ability to program switches, changing data forwarding from a holistic view of the network. The SDN approach allows the use of different path selection algorithms, which adds more flexibility and improvement to the forwarding process. To validate the proposed solution, experiments were carried out in the emulated environment provided by Mininet-Wifi and a proof of concept based on a prototype using a communication protocol developed to enable the transmission of images in ZigBee communication links embedded in DJI Phantom 3 Standard drones. The results showed that the throughput obtained by SD-FANET was 22.2% superior to the MANET protocols and 5.4% in relation to the other SDN controller. As the resilience mechanisms, it was observed that the average recovery time was about 1.5 s.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICARede softwarizadaFANETSD-FANETSeleção de caminhosResiliênciaRede Multi-VANT softwarizada e resiliente aplicada à varredura de área de impacto de foguetesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRedeMultiVANT_Pereira_2023.pdfapplication/pdf13551946https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54547/1/RedeMultiVANT_Pereira_2023.pdf996ecd338036bdfac316fa0d710d2056MD51123456789/545472023-08-18 18:23:26.753oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54547Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-18T21:23:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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