Efeitos da Pandemia de Covid-19 na tendência e perfil de acidentes das rodovias federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Francisco Allysson da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50773
Resumo: Este trabalho desenvolve uma análise sobre a variação dos índices de acidentalidade em rodovias federais, tendo como base os dados anuais registrados pela Polícia Rodoviária Federal. O estudo filtrou informações a nível federal e estadual, observando cinco estados distintos, um de cada região do país, subdividindo-se em duas partes: ano-a-ano e primeiros semestres. No estudo anual, definiu-se um período de 10 anos, de 2012 a 2021, e no estudo dos primeiros semestres, foram definidos os anos de 2012 a 2022, filtrando os dados de janeiro a junho, apenas. Em ambos, foram elaboradas tabelas, em software de planilha eletrônica, com os dados selecionados buscando-se observar a variação dos índices antes da pandemia, no período de 2012 a 2019, e durante a pandemia, que se iniciou em 2020, logo foram escolhidos os dados de 2020 e 2021, para a análise anual e de 2020 a 2022 para a análise dos primeiros semestres. Os resultados demonstram que, durante a pandemia, houve redução no número total de acidentes, mas também aumento no número de óbitos no trânsito e nos mostra como as medidas de distanciamento social, que mudaram a dinâmica dos polos geradores de tráfego, afetaram na acidentalidade das rodovias.
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O estudo filtrou informações a nível federal e estadual, observando cinco estados distintos, um de cada região do país, subdividindo-se em duas partes: ano-a-ano e primeiros semestres. No estudo anual, definiu-se um período de 10 anos, de 2012 a 2021, e no estudo dos primeiros semestres, foram definidos os anos de 2012 a 2022, filtrando os dados de janeiro a junho, apenas. Em ambos, foram elaboradas tabelas, em software de planilha eletrônica, com os dados selecionados buscando-se observar a variação dos índices antes da pandemia, no período de 2012 a 2019, e durante a pandemia, que se iniciou em 2020, logo foram escolhidos os dados de 2020 e 2021, para a análise anual e de 2020 a 2022 para a análise dos primeiros semestres. Os resultados demonstram que, durante a pandemia, houve redução no número total de acidentes, mas também aumento no número de óbitos no trânsito e nos mostra como as medidas de distanciamento social, que mudaram a dinâmica dos polos geradores de tráfego, afetaram na acidentalidade das rodovias.This work develops an analysis of the variation of accident rates on federal highways, based on annual data recorded by the Federal Highway Police. The study filtered information at the federal and state level, observing five different states, one from each region of the country, subdivided into two parts: year-by-year and first semesters. In the annual study, a period of 10 years was defined, from 2012 to 2021, and, in the study of the first semesters, the years from 2012 to 2022 were defined, filtering data from January to June only. In both, tables were prepared in spreadsheet software, with the selected data seeking to observe the variation of the indices before the pandemic, in the period from 2012 to 2019, and during the pandemic, which began in 2020, they were soon chosen. data from 2020 and 2021, for the annual analysis, and from 2020 to 2022, for the analysis of the first semesters. The results demonstrate that, during the pandemic, there was a reduction in the total number of accidents, but also an increase in the number of deaths in traffic and shows us how social distancing measures, which changed the dynamics of traffic generating poles, affected the accidentality of highways.Universidade Federal do Rio Grande do NorteENGENHARIA CIVIL/CT - NATAL - BACHARELADO - MTNUFRNBrasilDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental - DECAMAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESAcidentalidadeAccident RatesLetalidadePandemiaTendênciaLethalityPandemicTrendEfeitos da Pandemia de Covid-19 na tendência e perfil de acidentes das rodovias federaisEffects of the Covid-19 Pandemic on the trend and profile of accidents on federal highwaysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50773/6/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD56ORIGINALPERFIL DE ACIDENTES DAS RODOVIAS FEDERAIS.pdfPERFIL DE ACIDENTES DAS RODOVIAS FEDERAIS.pdfapplication/pdf859862https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50773/4/PERFIL%20DE%20ACIDENTES%20DAS%20RODOVIAS%20FEDERAIS.pdf802f90e976cfb2a8238cc814d0f5699bMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50773/5/license_rdf9b85e4235558a2887c2be3998124b615MD55123456789/507732023-01-02 08:48:49.271oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-02T11:48:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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