Educação e adolescência excluída na escola no contexto do capitalismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Élida Furtado do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50053
Resumo: Esta pesquisa parte da necessidade de contribuir com as discussões a respeito do fenômeno da escolarização de adolescentes excluídos na escola via programa de aceleração da aprendizagem — Poronga. Trata-se da materialização do Programa Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho implementado no Acre no período de 2002 a 2019. Toma-se o Projeto como expressão de educação compensatória para adolescentes, no contexto das reformas educacionais sob as características do neoliberalismo de Terceira Via e de mercadificação da educação, discutidos à luz dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Objetivou-se revelar e analisar as contribuições e limites do Poronga para o desenvolvimento dos adolescentes, problematizando a respeito dos significados sociais que sustentam sentidos pessoais sobre o Programa, sob o ponto de vista da educação de adolescentes. Realizou-se estudo com duas turmas do Poronga em Cruzeiro do Sul-AC, contando com a participação de diferentes sujeitos (duas professores do programa, duas coordenadoras pedagógicas, sete alunos do programa e seis responsáveis pelos alunos), por meio de questionário e entrevista. Os resultados revelam que o contexto socioeconômico de vida dos estudantes e familiares do Poronga é de extrema pobreza material, marcada pelo acesso a uma escola que não oferece condições de aprendizagem. Dar visibilidade à falência premeditada do sistema educativo, não só do Poronga, mas do sistema educativo em geral, que falha na garantia da educação de adolescentes da classe pobre, perpassada por opressões de gênero e raça. Não obstante essa realidade, tanto os familiares quanto os estudantes significam positivamente a educação escolar, expressando significados sociais que reiteram a importância da escola, dando visibilidade à resistência e a teimosia de quem segue resistindo, movidos pelos sentidos pessoais que atribuem à educação. É essa contradição, plasmada na realidade do Projeto de correção de fluxo, mas que vai para além dele, que se busca problematizar no âmbito deste estudo.
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Trata-se da materialização do Programa Telecurso 2000 da Fundação Roberto Marinho implementado no Acre no período de 2002 a 2019. Toma-se o Projeto como expressão de educação compensatória para adolescentes, no contexto das reformas educacionais sob as características do neoliberalismo de Terceira Via e de mercadificação da educação, discutidos à luz dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Objetivou-se revelar e analisar as contribuições e limites do Poronga para o desenvolvimento dos adolescentes, problematizando a respeito dos significados sociais que sustentam sentidos pessoais sobre o Programa, sob o ponto de vista da educação de adolescentes. Realizou-se estudo com duas turmas do Poronga em Cruzeiro do Sul-AC, contando com a participação de diferentes sujeitos (duas professores do programa, duas coordenadoras pedagógicas, sete alunos do programa e seis responsáveis pelos alunos), por meio de questionário e entrevista. Os resultados revelam que o contexto socioeconômico de vida dos estudantes e familiares do Poronga é de extrema pobreza material, marcada pelo acesso a uma escola que não oferece condições de aprendizagem. Dar visibilidade à falência premeditada do sistema educativo, não só do Poronga, mas do sistema educativo em geral, que falha na garantia da educação de adolescentes da classe pobre, perpassada por opressões de gênero e raça. Não obstante essa realidade, tanto os familiares quanto os estudantes significam positivamente a educação escolar, expressando significados sociais que reiteram a importância da escola, dando visibilidade à resistência e a teimosia de quem segue resistindo, movidos pelos sentidos pessoais que atribuem à educação. É essa contradição, plasmada na realidade do Projeto de correção de fluxo, mas que vai para além dele, que se busca problematizar no âmbito deste estudo.This research is based on the need to contribute to discussions about the adolescents school exclusion phenomenon through Accelerated Learning Program - Poronga. That is the materialization of the Roberto Marinho Foundation's Telecurso 2000 Program, implemented in the state of Acre, Brazil, since 2002 to 2019. The Project is considered as an expression of compensatory education for adolescents, in the context of educational reforms under the characteristics of Third Way neoliberalism and the commodification of the education. The Project is taken as an expression of compensatory education for adolescents, in the context of educational reforms under the characteristics of Third Way neoliberalism and the commodification of education, discussed in the light of the assumptions of Historical-Cultural Psychology. The objective was to reveal and analyze the contributions and limits of Poronga to the development of adolescents, questioning the social meanings that support personal meanings about the Program, from the point of view of adolescent education. A study was carried out with two groups of Poronga in Cruzeiro do Sul-AC, with the participation of different subjects (two teachers of the program, two pedagogical coordinators, seven students of the program and six responsible for the students), through a questionnaire and interview. The results reveal that the socioeconomic context of life of students and their families in Poronga is of extreme material poverty, marked by access to a school that does not offer learning conditions. Giving visibility to the premeditated failure of the educational system, not only of Poronga, but of the educational system in general, which fails to guarantee the education of adolescents from the poor class, permeated by gender and racial oppression. Despite this reality, both family members and students positively signify school education, expressing social meanings that reiterate the importance of school, giving visibility to resistance and the stubbornness of those who continue to resist, driven by the meanings they attribute to education. It is this contradiction, shaped in the reality of the Flow Correction Project, but which goes beyond it, that we seek to problematize within the scope of this study.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAAdolescênciaExclusão escolarEducação aceleradaEducação e adolescência excluída na escola no contexto do capitalismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoadolescenciaexcluida_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf1887257https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50053/1/Educacaoadolescenciaexcluida_Nascimento_2022.pdf32c821c01d37d9d8bebeb00a0ddac370MD51123456789/500532022-12-08 18:34:53.614oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50053Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-08T21:34:53Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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