As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717 |
Resumo: | Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita. |
id |
UFRN_52dd22b2f8bafab712bfea9002f5daa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28717 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Laís Paula de Medeiros CamposMenezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz deStamatto, Maria Inês SucupiraOliveira, Iranilson Buriti deAmorim, Sara Raphaela Machado deMedeiros Neta, Olivia Morais de2020-04-02T18:12:34Z2020-04-02T18:12:34Z2020-02-18AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita.This work search for the appropriation and pedagogical traveling influences of Nestor dos Santos Lima in 1913 to 1923 years on his writing and intellectual practice during the First Republic. As a lawyer, historian, educator, Nestor Lima was a part of intellectual elite who thought about Rio Grande do Norte education in his time. He took important roles in primary education, general education and education management besides participating scientific and cultural institutions. The pedagogical traveling made by this intellectual in 1913 and 1923 was part of the official potiguar government. Their goals were the education’s organization of the State based on modern system. The set of sources analyzed constitute themselves, especially by official sources and educational reports and legislations, iconographic sources, newspapers and educational material besides Nestor Lima intellectual production writing. Our theoretical approach has it basis on the contribution by Michel Certeau about speech place, writing practice; by Roger Chartier with the notions of practices, representation, circulation and appropriation; and by Jean François Sirinelli starting from intellectual concepts and network of sociability. Through Carlo Ginzburg indiciary method, was possible find sings and clues of appropriation and influences of the pedagogical traveling in Nestor Lima’s intellectual production and in his professional practices. The sociability networks made by the intellectual were legitimizing his work in education area and strategies for the traveling, as well for the circulation of his pedagogical ideas. We could see the pedagogical traveling influences in Nestor Lima’s ideal construction of modernity education that is easily find in his writing and materialized in the regiments and also in Rio Grande do Norte educational legislation of the period. That way, our research was following Nestor Lima movement between his sociability spaces, the places he visited during his pedagogical traveling and his writing spaces.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIntelectuaisNestor LimaPrimeira RepúblicaSociabilidadesViagens pedagógicasAs viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira Repúblicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txtViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain456149https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/2/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txt0f6b3176209839cdfb865ed6ad9dcccfMD52THUMBNAILViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpgViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/3/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpgb06264808b74feb510a83670ea395101MD53ORIGINALViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdfapplication/pdf2743190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/1/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf7c3eb96a429be14f81b0e85b18c70f30MD51123456789/287172020-04-05 05:43:15.194oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-05T08:43:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
title |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
spellingShingle |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Intelectuais Nestor Lima Primeira República Sociabilidades Viagens pedagógicas |
title_short |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
title_full |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
title_fullStr |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
title_full_unstemmed |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
title_sort |
As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República |
author |
Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos |
author_facet |
Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Stamatto, Maria Inês Sucupira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Oliveira, Iranilson Buriti de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Amorim, Sara Raphaela Machado de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
contributor_str_mv |
Medeiros Neta, Olivia Morais de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Intelectuais Nestor Lima Primeira República Sociabilidades Viagens pedagógicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intelectuais Nestor Lima Primeira República Sociabilidades Viagens pedagógicas |
description |
Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-02T18:12:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-02T18:12:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/2/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/3/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/1/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f6b3176209839cdfb865ed6ad9dcccf b06264808b74feb510a83670ea395101 7c3eb96a429be14f81b0e85b18c70f30 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832858914619392 |