As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717
Resumo: Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita.
id UFRN_52dd22b2f8bafab712bfea9002f5daa8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28717
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Azevedo, Laís Paula de Medeiros CamposMenezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz deStamatto, Maria Inês SucupiraOliveira, Iranilson Buriti deAmorim, Sara Raphaela Machado deMedeiros Neta, Olivia Morais de2020-04-02T18:12:34Z2020-04-02T18:12:34Z2020-02-18AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita.This work search for the appropriation and pedagogical traveling influences of Nestor dos Santos Lima in 1913 to 1923 years on his writing and intellectual practice during the First Republic. As a lawyer, historian, educator, Nestor Lima was a part of intellectual elite who thought about Rio Grande do Norte education in his time. He took important roles in primary education, general education and education management besides participating scientific and cultural institutions. The pedagogical traveling made by this intellectual in 1913 and 1923 was part of the official potiguar government. Their goals were the education’s organization of the State based on modern system. The set of sources analyzed constitute themselves, especially by official sources and educational reports and legislations, iconographic sources, newspapers and educational material besides Nestor Lima intellectual production writing. Our theoretical approach has it basis on the contribution by Michel Certeau about speech place, writing practice; by Roger Chartier with the notions of practices, representation, circulation and appropriation; and by Jean François Sirinelli starting from intellectual concepts and network of sociability. Through Carlo Ginzburg indiciary method, was possible find sings and clues of appropriation and influences of the pedagogical traveling in Nestor Lima’s intellectual production and in his professional practices. The sociability networks made by the intellectual were legitimizing his work in education area and strategies for the traveling, as well for the circulation of his pedagogical ideas. We could see the pedagogical traveling influences in Nestor Lima’s ideal construction of modernity education that is easily find in his writing and materialized in the regiments and also in Rio Grande do Norte educational legislation of the period. That way, our research was following Nestor Lima movement between his sociability spaces, the places he visited during his pedagogical traveling and his writing spaces.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIntelectuaisNestor LimaPrimeira RepúblicaSociabilidadesViagens pedagógicasAs viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira Repúblicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txtViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain456149https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/2/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txt0f6b3176209839cdfb865ed6ad9dcccfMD52THUMBNAILViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpgViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1275https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/3/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpgb06264808b74feb510a83670ea395101MD53ORIGINALViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdfapplication/pdf2743190https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/1/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf7c3eb96a429be14f81b0e85b18c70f30MD51123456789/287172020-04-05 05:43:15.194oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28717Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-05T08:43:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
title As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
spellingShingle As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Intelectuais
Nestor Lima
Primeira República
Sociabilidades
Viagens pedagógicas
title_short As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
title_full As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
title_fullStr As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
title_full_unstemmed As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
title_sort As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República
author Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
author_facet Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Oliveira, Iranilson Buriti de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Amorim, Sara Raphaela Machado de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Laís Paula de Medeiros Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
contributor_str_mv Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Intelectuais
Nestor Lima
Primeira República
Sociabilidades
Viagens pedagógicas
dc.subject.por.fl_str_mv Intelectuais
Nestor Lima
Primeira República
Sociabilidades
Viagens pedagógicas
description Este trabalho investiga a apropriação e influência das viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima, nos anos de 1913 e 1923, na escrita e na prática do intelectual durante a Primeira República. Advogado, historiador e educador, Nestor Lima integrou uma elite cultural que pensava a educação do Rio Grande do Norte nesse período. Assumiu funções importantes relativas ao ensino primário, ensino normal e gestão educacional, além de participar de instituições cientificas e culturais. As viagens pedagógicas realizadas por este intelectual nos anos de 1913 e 1923 fizeram parte de projetos oficiais do governo potiguar e tinham como objetivo a organização do sistema de ensino do Estado baseado em moldes modernos. O conjunto de fontes analisado constitui-se, principalmente, a partir de fontes oficiais, relatórios e legislação educacional, fontes iconográficas, jornais e impressos pedagógicos, além dos textos que compõem a produção intelectual de Nestor Lima. Nosso aporte teórico baseia-se nas contribuições de Michel de Certeau acerca do lugar de fala, prática e escrita; de Roger Chartier com as noções de prática, representação, circulação e apropriação; e de Jean François Sirinelli a partir dos conceitos de intelectual e rede de sociabilidade. Por meio do método indiciário de Carlo Ginzburg, foi possível identificar sinais e indícios da apropriação e da influência das viagens pedagógicas na produção intelectual e na prática profissional de Nestor Lima. As redes de sociabilidade construídas pelo intelectual foram legitimadoras de seu lugar no campo educacional e estratégia para a realização das viagens, bem como para a circulação das ideias pedagógicas. Percebemos a influência das viagens pedagógicas na construção do ideal de modernidade educacional de Nestor Lima que é evidenciada em sua escrita e materializada nos regimentos e na legislação educacional do período no Rio Grande do Norte. Assim, nossa pesquisa acompanhou o movimento de Nestor Lima, deslocando-se entre seus espaços de sociabilidade, os lugares que ele visitou durante suas viagens pedagógicas e seus espaços de escrita.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-02T18:12:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-02T18:12:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717
identifier_str_mv AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. As viagens pedagógicas de Nestor dos Santos Lima e a educação no Rio Grande do Norte na Primeira República. 2020. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/2/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/3/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28717/1/ViagenspedagogicasNestor_Azevedo_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f6b3176209839cdfb865ed6ad9dcccf
b06264808b74feb510a83670ea395101
7c3eb96a429be14f81b0e85b18c70f30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832858914619392