Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão, negociação e circulação da prática e do saber
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28483 |
Resumo: | O teatro de bonecos popular do nordeste, que no Rio Grande do Norte é mais conhecido como teatro de João Redondo, objeto desta pesquisa, é uma manifestação da cultura popular, com maior concentração no nordeste brasileiro, que, ao longo dos tempos e percorrendo diferentes espaços, foi construindo a sua identidade e uma dinâmica própria, em que os seus códigos e valores simbólicos se ajustam aos contextos sociais, imprimindo a si mesmo reelaborações de elementos ditos da tradição em diálogo com as inovações. Neste tipo de teatro, são utilizados bonecos, que são o duplo do brincante, o qual segue uma estrutura durante a brincadeira com improvisação das falas, loas, linguajar nordestino, música de forró, dança, passagens muitas vezes rápidas, cenários imaginados e personagens-tipo. Assim como acontece com outras manifestações da cultura popular, o teatro de João Redondo do RN está em processo de transformação de sua prática e saber como forma de resistência, de adaptação a modernidade e a novos e diferentes contextos sociais. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da prática e do saber através da observação de três fatores presentes no processo de construção e de reelaboração do teatro de João Redondo do RN: a transmissão, a negociação e a circulação do teatro pelos seus mestres. A suposição inicial é de que o teatro de João Redondo do RN está inserido num processo de espetacularização, segundo conceito de José Jorge Carvalho (2010), em que uma manifestação da cultura popular se torna um espetáculo a ser consumido por um grupo desvinculado da sua comunidade de origem, sem conhecimento de seus códigos e não familiarizados com os seus sentidos e valores simbólicos. Foi utilizada a observação participante, tendo cinco mestres como interlocutores âncoras da pesquisa. O trabalho de campo consistiu também em observar os Encontros de Bonecos e Bonequeiros do RN e seus mestres, meios virtuais pelos quais a prática e o saber circulam, plateias e contratantes, a fim de compreender o sistema complexo em que os cinco mestres selecionados para a pesquisa estão inseridos. A pesquisa se justifica pela observação de que os três fatores podem estar agindo na forma como cada mestre constrói e reelabora o seu teatro. Concluiu-se com a pesquisa que dentro do processo de espetacularização existe um outro que podemos chamar de pasteurização, onde há uma eliminação de elementos considerados ofensivos à plateia consumidora e inserção de novos elementos de fácil digestão. Espera-se com esta pesquisa promover uma maior compreensão do processo de transformação de uma manifestação da cultura popular que resiste em suas tradições, mas que se espetacularizar, podendo vir a se tornar um outro produto. |
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Macêdo, Zildalte Ramos deCarriço, AndréFreitas, Eliane Tânia Martins deCoradini, LisabeteFreire, Maria José AlfaroNeves, Rita de Cássia MariaAndrade, Suély Gleide Pereira de SouzaJúnior, Tito Matias FerreiraAssunção, Luiz Carvalho de2020-02-12T17:27:44Z2020-02-12T17:27:44Z2019-12-02MACÊDO, Zildalte Ramos de. Teatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão, negociação e circulação da prática e do saber. 2019. 346f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28483O teatro de bonecos popular do nordeste, que no Rio Grande do Norte é mais conhecido como teatro de João Redondo, objeto desta pesquisa, é uma manifestação da cultura popular, com maior concentração no nordeste brasileiro, que, ao longo dos tempos e percorrendo diferentes espaços, foi construindo a sua identidade e uma dinâmica própria, em que os seus códigos e valores simbólicos se ajustam aos contextos sociais, imprimindo a si mesmo reelaborações de elementos ditos da tradição em diálogo com as inovações. Neste tipo de teatro, são utilizados bonecos, que são o duplo do brincante, o qual segue uma estrutura durante a brincadeira com improvisação das falas, loas, linguajar nordestino, música de forró, dança, passagens muitas vezes rápidas, cenários imaginados e personagens-tipo. Assim como acontece com outras manifestações da cultura popular, o teatro de João Redondo do RN está em processo de transformação de sua prática e saber como forma de resistência, de adaptação a modernidade e a novos e diferentes contextos sociais. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da prática e do saber através da observação de três fatores presentes no processo de construção e de reelaboração do teatro de João Redondo do RN: a transmissão, a negociação e a circulação do teatro pelos seus mestres. A suposição inicial é de que o teatro de João Redondo do RN está inserido num processo de espetacularização, segundo conceito de José Jorge Carvalho (2010), em que uma manifestação da cultura popular se torna um espetáculo a ser consumido por um grupo desvinculado da sua comunidade de origem, sem conhecimento de seus códigos e não familiarizados com os seus sentidos e valores simbólicos. Foi utilizada a observação participante, tendo cinco mestres como interlocutores âncoras da pesquisa. O trabalho de campo consistiu também em observar os Encontros de Bonecos e Bonequeiros do RN e seus mestres, meios virtuais pelos quais a prática e o saber circulam, plateias e contratantes, a fim de compreender o sistema complexo em que os cinco mestres selecionados para a pesquisa estão inseridos. A pesquisa se justifica pela observação de que os três fatores podem estar agindo na forma como cada mestre constrói e reelabora o seu teatro. Concluiu-se com a pesquisa que dentro do processo de espetacularização existe um outro que podemos chamar de pasteurização, onde há uma eliminação de elementos considerados ofensivos à plateia consumidora e inserção de novos elementos de fácil digestão. Espera-se com esta pesquisa promover uma maior compreensão do processo de transformação de uma manifestação da cultura popular que resiste em suas tradições, mas que se espetacularizar, podendo vir a se tornar um outro produto.The northeastern popular puppet theater, which in Rio Grande do Norte is better known as João Redondo theater, the object of this dissertation, is a manifestation of popular culture. With greater concentration in the northeast of Brazil, over time and traversing different spaces, such a theather has been building its own identity and a dynamic where its codes and symbolic values fit diverse social contexts; being reformulated through the so-said elements of tradition in dialogue with contemporary innovations. In this theater, puppets are used and they function as the double of the puppeteer. Puppeteers themselves follow a pattern during their play, full of improvisation of speech, carols, northeastern language and vocabulary, forró music, dances, passages often performed in a fast pace, make believe scenarios as well as typical characters. Like other manifestations of popular culture, the theater of João Redondo/RN is in the process of transforming its practice and knowledge into forms of resistance, undergoing changes within modernity as well as new and different social contexts. This dissertation aimed to understand the dynamics of practice and knowledge through the observation of three facts in the process of construction and reformulation of the theater of João Redondo/RN: the transmission, negotiation and circulation of the theater by its puppeteers. The initial assumption is that the theater of João Redondo/RN is undertaking a process of spectacularization. According to José Jorge Carvalho, a certain manifestation of popular culture becomes a spectacle to be consumed by a group apart from its community of origin, which does not fully comprehends of their codes and are also unfamiliar with their senses and symbolic values. Participant observation was used with five puppeteers as anchor interlocutors of this research. The fieldwork also consisted of observing the RN Puppets and Puppeteers Meetings; virtual media where practice and knowledge circulate; audiences and contractors in order to understand the complex system in which the five selected puppeteers for this research are inserted. This work is justified by the observation that the three aforementioned facts may be changing the way each puppeteers builds and redesigns their theater. This dissertation concluded that within the process of spectacularization there is another process one can call pasteurization: there is the elimination of elements considered offensive to the consuming audience with the insertion of new tailor made elements easily taken by the audience. This dissertation hopes to promote a great understanding of the process of transformation of a certain manifestation of popular culture that resists its traditions, but that is also spectacularized, and may become another product.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIATeatro de João RedondoTransmissãoNegociaçãoCirculaçãoEspetacularizaçãoPasteurizaçãoTeatro de João Redondo do Rio Grande do Norte: transmissão, negociação e circulação da prática e do saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdfapplication/pdf12115416https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28483/1/TeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf8a2ae2e2a628c8474bf7fa0f183550dfMD51TEXTTeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf.txtTeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain682668https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28483/2/TeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf.txta8aa3b8b4cf98592e46f966a568b18b2MD52THUMBNAILTeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf.jpgTeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1702https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28483/3/TeatroJoaoRedondo_Macedo_2019.pdf.jpgedefbde97bcd723b8a96edea997a8feaMD53123456789/284832020-02-16 04:56:14.762oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28483Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-16T07:56:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O teatro de bonecos popular do nordeste, que no Rio Grande do Norte é mais conhecido como teatro de João Redondo, objeto desta pesquisa, é uma manifestação da cultura popular, com maior concentração no nordeste brasileiro, que, ao longo dos tempos e percorrendo diferentes espaços, foi construindo a sua identidade e uma dinâmica própria, em que os seus códigos e valores simbólicos se ajustam aos contextos sociais, imprimindo a si mesmo reelaborações de elementos ditos da tradição em diálogo com as inovações. Neste tipo de teatro, são utilizados bonecos, que são o duplo do brincante, o qual segue uma estrutura durante a brincadeira com improvisação das falas, loas, linguajar nordestino, música de forró, dança, passagens muitas vezes rápidas, cenários imaginados e personagens-tipo. Assim como acontece com outras manifestações da cultura popular, o teatro de João Redondo do RN está em processo de transformação de sua prática e saber como forma de resistência, de adaptação a modernidade e a novos e diferentes contextos sociais. A pesquisa objetivou compreender a dinâmica da prática e do saber através da observação de três fatores presentes no processo de construção e de reelaboração do teatro de João Redondo do RN: a transmissão, a negociação e a circulação do teatro pelos seus mestres. A suposição inicial é de que o teatro de João Redondo do RN está inserido num processo de espetacularização, segundo conceito de José Jorge Carvalho (2010), em que uma manifestação da cultura popular se torna um espetáculo a ser consumido por um grupo desvinculado da sua comunidade de origem, sem conhecimento de seus códigos e não familiarizados com os seus sentidos e valores simbólicos. Foi utilizada a observação participante, tendo cinco mestres como interlocutores âncoras da pesquisa. O trabalho de campo consistiu também em observar os Encontros de Bonecos e Bonequeiros do RN e seus mestres, meios virtuais pelos quais a prática e o saber circulam, plateias e contratantes, a fim de compreender o sistema complexo em que os cinco mestres selecionados para a pesquisa estão inseridos. A pesquisa se justifica pela observação de que os três fatores podem estar agindo na forma como cada mestre constrói e reelabora o seu teatro. Concluiu-se com a pesquisa que dentro do processo de espetacularização existe um outro que podemos chamar de pasteurização, onde há uma eliminação de elementos considerados ofensivos à plateia consumidora e inserção de novos elementos de fácil digestão. Espera-se com esta pesquisa promover uma maior compreensão do processo de transformação de uma manifestação da cultura popular que resiste em suas tradições, mas que se espetacularizar, podendo vir a se tornar um outro produto. |
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