Diagnóstico do GAP de competências transversais no serviço público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Katia Daniele Dutra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46553
Resumo: A gestão de pessoas no setor público se apresenta como elemento estratégico. No âmbito do Governo Federal, se encontra vigente o Decreto 9.991/2019 e o Decreto 10.506/2020 (Nova Política de Desenvolvimento de Pessoal) que orienta os órgãos da administração pública a se enquadrarem no modelo de gestão por competências; E a Instrução normativa SGPENAP/SEDGG/M/2021 traz no Anexo I o rol das Competências Transversais no Serviço Público Brasileiro. A Universidade Federal do Cariri – UFCA, reconhecendo que o desenvolvimento de suas competências impacta diretamente no grau de alcance dos objetivos institucionais e que deve atuar em conformidade com os dispositivos legais citados, questiona-se: as competências institucionais da UFCA e a atuação dos servidores atende às competências transversais no serviço público trazidas na Instrução normativa SGPENAP/SEDGG/ME Nº 21, de 1º de fevereiro de 2021? Neste sentido, a pesquisa objetivou diagnosticar o gap das competências transversais do setor público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Identificou-se 18 (dezoito) competências a partir dos documentos da instituição, às quais possuem relação conceitual com as competências transversais, embora exista um desalinhamento no nível de relevância entre elas. Na avaliação de utilização e domínio das competências transversais, constatou-se que os servidores às utilizam, mas, as dominam razoavelmente. O gap das competências transversais aponta para uma maior necessidade de desenvolver as competências ‘trabalho em equipe’ e ‘mentalidade digital’, seguida de ‘orientação por valores éticos’ e ‘comunicação. ‘Visão sistêmica’ e ‘foco nos resultados pra o cidadão’ aparece posteriormente. ‘Resultados de problemas com base em dados’ indica baixa necessidade de aperfeiçoamento. Por fim, conclui-se que a UFCA precisa desenvolver uma política própria de gestão de pessoas com base no modelo de gestão por competências e melhorar o serviço público oferecido pela instituição a sociedade.
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No âmbito do Governo Federal, se encontra vigente o Decreto 9.991/2019 e o Decreto 10.506/2020 (Nova Política de Desenvolvimento de Pessoal) que orienta os órgãos da administração pública a se enquadrarem no modelo de gestão por competências; E a Instrução normativa SGPENAP/SEDGG/M/2021 traz no Anexo I o rol das Competências Transversais no Serviço Público Brasileiro. A Universidade Federal do Cariri – UFCA, reconhecendo que o desenvolvimento de suas competências impacta diretamente no grau de alcance dos objetivos institucionais e que deve atuar em conformidade com os dispositivos legais citados, questiona-se: as competências institucionais da UFCA e a atuação dos servidores atende às competências transversais no serviço público trazidas na Instrução normativa SGPENAP/SEDGG/ME Nº 21, de 1º de fevereiro de 2021? Neste sentido, a pesquisa objetivou diagnosticar o gap das competências transversais do setor público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Identificou-se 18 (dezoito) competências a partir dos documentos da instituição, às quais possuem relação conceitual com as competências transversais, embora exista um desalinhamento no nível de relevância entre elas. Na avaliação de utilização e domínio das competências transversais, constatou-se que os servidores às utilizam, mas, as dominam razoavelmente. O gap das competências transversais aponta para uma maior necessidade de desenvolver as competências ‘trabalho em equipe’ e ‘mentalidade digital’, seguida de ‘orientação por valores éticos’ e ‘comunicação. ‘Visão sistêmica’ e ‘foco nos resultados pra o cidadão’ aparece posteriormente. ‘Resultados de problemas com base em dados’ indica baixa necessidade de aperfeiçoamento. Por fim, conclui-se que a UFCA precisa desenvolver uma política própria de gestão de pessoas com base no modelo de gestão por competências e melhorar o serviço público oferecido pela instituição a sociedade.People management in the public sector is presented as a strategic element. Within the scope of the Federal Government, Decree 9,991/2019 and Decree 10,506/2020 (New People Development Policy) are in force, which guide public administration bodies to fit in the competency management model; And the Normative Instruction SGPENAP/SEDGG/M/2021 brings in Annex I the list of Transversal Competencies in the Brazilian Public Service. The Universidade Federal do Cariri - FUCA, recognizing that the development of its competences directly impacts the degree of achievement of institutional objectives and that it must act in accordance with the aforementioned legal provisions, questions itself: Do the institutional competencies of FUCA and the performance of the servers attend the transversal competencies in the public service brought in the Normative Instruction SGP-ENAP/SEDGG/ME No. 21, of February 1, 2021? Thus, the research aimed to diagnose the gap of transversal competences in the public sector of administrative technical servants in education at the Federal University of Cariri - FUCA. Eighteen (18) competencies were identified from the institution's documents, which have a conceptual relationship with transversal competencies, although there is a misalignment in the level of relevance between them. In the evaluation of the use and domain of transversal competences, it was found that the servers use them, but domain them reasonably. The transversal competences gap points out to a greater need to develop competences as ‘teamwork’ and ‘digital mindset’, followed by ‘orientation by ethical values’ and ‘communication. ‘Systemic vision’ and ‘focus on results for the citizen’ appear later. ‘Data-based problem results’ indicates low need for improvement. Finally, it is concluded that FUCA needs to develop its own people management policy based on the competency-based management model and improve the public service offered by the institution to society.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilGestão de pessoas - setor públicoGestão por competênciasCompetências transversaisInstituição Federal de Ensino Superior (IFES)Diagnóstico do GAP de competências transversais no serviço público dos servidores técnicos administrativos em educação da Universidade Federal do Cariri - UFCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDiagnosticoGAPcompetencias_Brito_2021.pdfapplication/pdf1423503https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46553/1/DiagnosticoGAPcompetencias_Brito_2021.pdf308a43b7d907bea8e072ca87ac00ded1MD51123456789/465532022-05-02 12:46:25.542oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46553Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:46:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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