Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Roberto Lima de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24437
Resumo: A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
id UFRN_533e209b68df3bc318b04dbc64d30e58
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24437
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Souza, Paulo Roberto Lima deNunes, Albino OliveiraMendes, Iran AbreuSilva, Lenina Lopes SoaresPernambuco, Marta Maria Castanho AlmeidaDantas, Josivania Marisa2017-12-06T22:29:39Z2017-12-06T22:29:39Z2017-02-02SOUZA, Paulo Roberto Lima de. Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24437A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).As the educational process in which the teacher thinks and performs the activities lonely and disconnected from the reality in which his/her class is inserted it is rejected, some paths are presented in which the teaching activity happens to be built collectively. In trying to break the historical process in which the student fits him/herself to the educational model offered, we have the image of the reflective teacher who evaluates his/her practice and seeks ways to adapt the curriculum structure of the school he/she works in to the needs of his/her students and the society that surrounds them. In this perspective, this study aims to propose moments of scientific literacy in science classes in which scientific experiments were used. It was adopted the qualitative type of research, the use of semi-structured questionnaires and the participant observation as data collection techniques. Initially, the bibliographical study that discusses the subject in question having as basis the current educational legislation such as the National Education Plan (Brazil), National Curriculum Parameters (Brazil), National Curriculum Guidelines (Brazil), as well as studies developed by authors such as Demétrio Delizoicovi, Marta Maria Castanho A. Pernambuco, José André Peres Angotti, Ana Maria Pessoa de Carvalho and Leonir Lorenzetti. Concerning the literature on scientific literacy, it was planned a sequence of lessons that were experienced during five meetings in a fifth grade group in a elementary school from the educational state network in Rio Grande do Norte. The results are encouraging as they present the interests of the students to get to know more properly concepts that have been studied (gastric juice, belching, digestion, etc.) and show possibilities of fostering the scientific literacy processes, in elementary school initial years, concatenated with the propositions defended by the focus in Science, Technology and Society (STS).porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlfabetização científicaCTSExperimentos científicosAlfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdfPauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf5467399https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24437/1/PauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf892a8cd212ad492f82a9be98c3dfccf6MD51TEXTPauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.txtPauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain190052https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24437/2/PauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.txt05b59f7a4f298994915d394aba662bf4MD52THUMBNAILPauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.jpgPauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1854https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24437/3/PauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.jpg5effb319388e213bee9d8e9397b34978MD53123456789/244372017-12-07 01:47:31.403oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24437Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-12-07T04:47:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
title Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
spellingShingle Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
Souza, Paulo Roberto Lima de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alfabetização científica
CTS
Experimentos científicos
title_short Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
title_full Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
title_fullStr Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
title_full_unstemmed Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
title_sort Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais
author Souza, Paulo Roberto Lima de
author_facet Souza, Paulo Roberto Lima de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Albino Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo Roberto Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Josivania Marisa
contributor_str_mv Dantas, Josivania Marisa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alfabetização científica
CTS
Experimentos científicos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
CTS
Experimentos científicos
description A cada dia o processo educacional em que o professor pensa e executa as atividades de forma solitária e desconexa da realidade em que sua turma esta inserida é refutada ao passo que se apresentam caminhos em que a atividade docente passa a ser construída coletivamente. Ao buscar romper o histórico processo em que o aluno se adequa ao modelo educacional oferecido temos a figura do professor reflexivo que avalia sua prática e busca formas de adequar a estrutura curricular de sua escola as necessidades de seus alunos e da sociedade que os rodeia. Nessa perspectiva, este trabalho tem o objetivo de propor momentos de alfabetização científica em aulas de ciências na qual fazemos uso de experimentos químicos. Adotou-se a pesquisa do tipo qualitativa, a utilização de questionários semiestruturados e a observação participante como técnicas de coletas de dados. Inicialmente, realizou-se o estudo bibliográfico que discute a temática em questão tendo por base a legislação educacional em vigor, tais quais, Plano Nacional de Educação, Parâmetros Nacionais Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais, etc. bem como os trabalhos desenvolvidos por autores como Demétrio Delizoicovisc, Marta Maria Castanho Pernambuco, Ana Maria Pessoa de Carvalho, Lorenzetti, etc. Com base no referencial teórico foram vivenciados cinco encontros em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. Os resultados são animadores ao se apresentar o interesse dos alunos por conhecer com mais propriedade os conceitos que foram estudados (suco gástrico, arroto, digestão, etc.) e apontam para possibilidades de fomentar processos de alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental concatenadas com as ideias defendidas pelo enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-06T22:29:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-06T22:29:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Paulo Roberto Lima de. Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24437
identifier_str_mv SOUZA, Paulo Roberto Lima de. Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24437/1/PauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24437/2/PauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24437/3/PauloRobertoLimaDeSouza_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 892a8cd212ad492f82a9be98c3dfccf6
05b59f7a4f298994915d394aba662bf4
5effb319388e213bee9d8e9397b34978
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832719068135424