“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
DOI: | http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618 http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627 |
Resumo: | As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, econômico e político nas quais elas estão inseridas. Metodologicamente, nos filiamos ao referencial da Análise Institucional “no Papel”. Os sujeitos foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos estabelecimentos religiosos que os mesmos conduziam. No cenário urbano, podemos afirmar que situações de violência circundam os sujeitos devotos de tais religiões, os quais têm ocupado zonas historicamente impossibilitadas do acesso à saúde, educação, assistência, segurança, moradia, transporte público de qualidade e infraestrutura urbana. Tais situações operam no nível do instituído, produzindo, muitas vezes, reverberações nos modos de ser e de existir dos adeptos e consulentes dessas crenças |
id |
UFRN_5413aa46722348c24c73f11d84810f2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54618 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Severo, Ana Kalliny de SousaRocha, Matheus Barbosa daSilva, Antônio Vladimir Félixhttps://orcid.org/0000-0002-9548-63942023-08-28T17:11:01Z2023-08-28T17:11:01Z2019SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; ROCHA, Matheus Barbosa da; FÉLIX-SILVA, Antônio Vladimir. “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 31, p. 1, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/h8Pn9GjdXXcF8d3sLMcWqdQ/. Acesso em: 24 ago. 2023.e1807-0310https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, econômico e político nas quais elas estão inseridas. Metodologicamente, nos filiamos ao referencial da Análise Institucional “no Papel”. Os sujeitos foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos estabelecimentos religiosos que os mesmos conduziam. No cenário urbano, podemos afirmar que situações de violência circundam os sujeitos devotos de tais religiões, os quais têm ocupado zonas historicamente impossibilitadas do acesso à saúde, educação, assistência, segurança, moradia, transporte público de qualidade e infraestrutura urbana. Tais situações operam no nível do instituído, produzindo, muitas vezes, reverberações nos modos de ser e de existir dos adeptos e consulentes dessas crenças: The african-Brazilian religions arose when thousands of Africans were brought from Africa to Brazil in order to have their workforces and themselves become commodities. This article presents as a field of problematization the interfaces between the religions of terreiros and the social, economic and political context in which they are inserted. As a working method, we use Institutional Analysis “on paper”. The participants were three leaders of terreiros (Umbanda meeting places) and the respective practitioners/consultants of the religious spaces that they led. In the urban scenario, we can affirm that situations of violence are present in the daily life of the faithful of such religions. These people have occupied areas historically deprived of access to health, education, assistance, security, housing, high quality public transport and urban infrastructure. These cases operate at the level of the instituted, often producing consequences in the subjectivities of the faithful and consultants of these religionsPsicologia & SociedadeAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreligiãodiscriminação socialiniquidade socialreligióndiscriminación socialreligionsocial discriminationsocial inequityreligióninequidad socialdiscriminación social“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais“Golpea el tambor ahí, que lo golpeo acá”: los terreiros de umbanda y sus conjunciones sociales“You hit the drum there, i hit the drum here”: umbanda meeting places and their social conjuncturesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdfTerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdfapplication/pdf326039https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/1/TerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdf1800ae27ea645d2c9c9f3d3b8d339aa3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/546182023-08-28 14:11:24.584oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-28T17:11:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
“Golpea el tambor ahí, que lo golpeo acá”: los terreiros de umbanda y sus conjunciones sociales “You hit the drum there, i hit the drum here”: umbanda meeting places and their social conjunctures |
title |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
spellingShingle |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais Severo, Ana Kalliny de Sousa religião discriminação social iniquidade social religión discriminación social religion social discrimination social inequity religión inequidad social discriminación social |
title_short |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
title_full |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
title_fullStr |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
title_full_unstemmed |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
title_sort |
“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais |
author |
Severo, Ana Kalliny de Sousa |
author_facet |
Severo, Ana Kalliny de Sousa Rocha, Matheus Barbosa da Silva, Antônio Vladimir Félix |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Matheus Barbosa da Silva, Antônio Vladimir Félix |
author2_role |
author author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-9548-6394 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Severo, Ana Kalliny de Sousa Rocha, Matheus Barbosa da Silva, Antônio Vladimir Félix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
religião discriminação social iniquidade social religión discriminación social religion social discrimination social inequity religión inequidad social discriminación social |
topic |
religião discriminação social iniquidade social religión discriminación social religion social discrimination social inequity religión inequidad social discriminación social |
description |
As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, econômico e político nas quais elas estão inseridas. Metodologicamente, nos filiamos ao referencial da Análise Institucional “no Papel”. Os sujeitos foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos estabelecimentos religiosos que os mesmos conduziam. No cenário urbano, podemos afirmar que situações de violência circundam os sujeitos devotos de tais religiões, os quais têm ocupado zonas historicamente impossibilitadas do acesso à saúde, educação, assistência, segurança, moradia, transporte público de qualidade e infraestrutura urbana. Tais situações operam no nível do instituído, produzindo, muitas vezes, reverberações nos modos de ser e de existir dos adeptos e consulentes dessas crenças |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-28T17:11:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-28T17:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; ROCHA, Matheus Barbosa da; FÉLIX-SILVA, Antônio Vladimir. “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 31, p. 1, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/h8Pn9GjdXXcF8d3sLMcWqdQ/. Acesso em: 24 ago. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
e1807-0310 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627 |
identifier_str_mv |
SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; ROCHA, Matheus Barbosa da; FÉLIX-SILVA, Antônio Vladimir. “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 31, p. 1, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/h8Pn9GjdXXcF8d3sLMcWqdQ/. Acesso em: 24 ago. 2023. e1807-0310 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618 http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
Psicologia & Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/1/TerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1800ae27ea645d2c9c9f3d3b8d339aa3 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686464442990592 |