“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Ana Kalliny de Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Matheus Barbosa da, Silva, Antônio Vladimir Félix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618
http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627
Resumo: As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, econômico e político nas quais elas estão inseridas. Metodologicamente, nos filiamos ao referencial da Análise Institucional “no Papel”. Os sujeitos foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos estabelecimentos religiosos que os mesmos conduziam. No cenário urbano, podemos afirmar que situações de violência circundam os sujeitos devotos de tais religiões, os quais têm ocupado zonas historicamente impossibilitadas do acesso à saúde, educação, assistência, segurança, moradia, transporte público de qualidade e infraestrutura urbana. Tais situações operam no nível do instituído, produzindo, muitas vezes, reverberações nos modos de ser e de existir dos adeptos e consulentes dessas crenças
id UFRN_5413aa46722348c24c73f11d84810f2a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/54618
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Severo, Ana Kalliny de SousaRocha, Matheus Barbosa daSilva, Antônio Vladimir Félixhttps://orcid.org/0000-0002-9548-63942023-08-28T17:11:01Z2023-08-28T17:11:01Z2019SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; ROCHA, Matheus Barbosa da; FÉLIX-SILVA, Antônio Vladimir. “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 31, p. 1, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/h8Pn9GjdXXcF8d3sLMcWqdQ/. Acesso em: 24 ago. 2023.e1807-0310https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, econômico e político nas quais elas estão inseridas. Metodologicamente, nos filiamos ao referencial da Análise Institucional “no Papel”. Os sujeitos foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos estabelecimentos religiosos que os mesmos conduziam. No cenário urbano, podemos afirmar que situações de violência circundam os sujeitos devotos de tais religiões, os quais têm ocupado zonas historicamente impossibilitadas do acesso à saúde, educação, assistência, segurança, moradia, transporte público de qualidade e infraestrutura urbana. Tais situações operam no nível do instituído, produzindo, muitas vezes, reverberações nos modos de ser e de existir dos adeptos e consulentes dessas crenças: The african-Brazilian religions arose when thousands of Africans were brought from Africa to Brazil in order to have their workforces and themselves become commodities. This article presents as a field of problematization the interfaces between the religions of terreiros and the social, economic and political context in which they are inserted. As a working method, we use Institutional Analysis “on paper”. The participants were three leaders of terreiros (Umbanda meeting places) and the respective practitioners/consultants of the religious spaces that they led. In the urban scenario, we can affirm that situations of violence are present in the daily life of the faithful of such religions. These people have occupied areas historically deprived of access to health, education, assistance, security, housing, high quality public transport and urban infrastructure. These cases operate at the level of the instituted, often producing consequences in the subjectivities of the faithful and consultants of these religionsPsicologia & SociedadeAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreligiãodiscriminação socialiniquidade socialreligióndiscriminación socialreligionsocial discriminationsocial inequityreligióninequidad socialdiscriminación social“Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais“Golpea el tambor ahí, que lo golpeo acá”: los terreiros de umbanda y sus conjunciones sociales“You hit the drum there, i hit the drum here”: umbanda meeting places and their social conjuncturesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdfTerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdfapplication/pdf326039https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/1/TerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdf1800ae27ea645d2c9c9f3d3b8d339aa3MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/546182023-08-28 14:11:24.584oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-28T17:11:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “Golpea el tambor ahí, que lo golpeo acá”: los terreiros de umbanda y sus conjunciones sociales
“You hit the drum there, i hit the drum here”: umbanda meeting places and their social conjunctures
title “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
spellingShingle “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
Severo, Ana Kalliny de Sousa
religião
discriminação social
iniquidade social
religión
discriminación social
religion
social discrimination
social inequity
religión
inequidad social
discriminación social
title_short “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
title_full “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
title_fullStr “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
title_full_unstemmed “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
title_sort “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais
author Severo, Ana Kalliny de Sousa
author_facet Severo, Ana Kalliny de Sousa
Rocha, Matheus Barbosa da
Silva, Antônio Vladimir Félix
author_role author
author2 Rocha, Matheus Barbosa da
Silva, Antônio Vladimir Félix
author2_role author
author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9548-6394
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Ana Kalliny de Sousa
Rocha, Matheus Barbosa da
Silva, Antônio Vladimir Félix
dc.subject.por.fl_str_mv religião
discriminação social
iniquidade social
religión
discriminación social
religion
social discrimination
social inequity
religión
inequidad social
discriminación social
topic religião
discriminação social
iniquidade social
religión
discriminación social
religion
social discrimination
social inequity
religión
inequidad social
discriminación social
description As religiões afro-brasileiras surgiram quando milhares de africanos foram trazidos das suas terras natais para o Brasil com o intuito de terem suas forças de trabalho, bem como a si próprios, transformados em mercadorias. Este artigo traz como campo de problematização as tessituras dialógicas das religiões de terreiros com o contexto social, econômico e político nas quais elas estão inseridas. Metodologicamente, nos filiamos ao referencial da Análise Institucional “no Papel”. Os sujeitos foram três líderes de terreiros e os respectivos praticantes/consulentes dos estabelecimentos religiosos que os mesmos conduziam. No cenário urbano, podemos afirmar que situações de violência circundam os sujeitos devotos de tais religiões, os quais têm ocupado zonas historicamente impossibilitadas do acesso à saúde, educação, assistência, segurança, moradia, transporte público de qualidade e infraestrutura urbana. Tais situações operam no nível do instituído, produzindo, muitas vezes, reverberações nos modos de ser e de existir dos adeptos e consulentes dessas crenças
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-28T17:11:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-28T17:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; ROCHA, Matheus Barbosa da; FÉLIX-SILVA, Antônio Vladimir. “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 31, p. 1, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/h8Pn9GjdXXcF8d3sLMcWqdQ/. Acesso em: 24 ago. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv e1807-0310
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627
identifier_str_mv SEVERO, Ana Kalliny de Sousa; ROCHA, Matheus Barbosa da; FÉLIX-SILVA, Antônio Vladimir. “Batuca lá, que eu batuco cá”: os terreiros de umbanda e suas conjunturas sociais. Psicologia & Sociedade, [S.L.], v. 31, p. 1, 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/h8Pn9GjdXXcF8d3sLMcWqdQ/. Acesso em: 24 ago. 2023.
e1807-0310
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54618
http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2019v31215627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Psicologia & Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/1/TerreirosUmbandaConjunturasSociais_Severo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/54618/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1800ae27ea645d2c9c9f3d3b8d339aa3
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686464442990592