Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982 |
Resumo: | A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor. |
id |
UFRN_549bafb3cf10d11d2c45a82f6f4ec9ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21982 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Raquel SeverianoAmarilha, MarlyAraújo, Marta Maria deRodrigues, Lilian de OliveiraSampaio, Maria Lucia PessoaFreitas, Alessandra Cardozo de2017-02-14T19:34:48Z2017-02-14T19:34:48Z2016-07-27SILVA, Ana Raquel Severiano. Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016). 2016. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.The dissertation approaches the subject "formation of the literary reader in the school context". It chooses as study object the presence of the literary text in the textbook, in order to describe the schooling aspects of the literary text in the Portuguese textbook for the 1st year of primary school. We used the collections approved by the National Textbook Program (PNLD 2016) for the 1st year of primary school, adopted for the triennium of 2016/2017/2018. Specifically, we aimed to: a) identify the incidence of literary texts; b) identify the genres and most included authors; c) describe the objectives and reading strategies that underlie the activities directed to the literary texts. The research is qualitative of descriptive type, taking as basis the method of Content Analysis (BARDIN, 2011) in the treatment of quantitative and qualitative data. To the understanding of the literary text we used Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003), Cascudo (1984) and Manila (2006). We discussed the literary text educational process and the concept of textbook from Soares (2001) and Batista (2009) studies. We used the Methodology of Scaffolding Reading through the propositions of Graves and Graves (1995), the contributions of Iser (1999) in the Aesthetics of Reception, and of Solé (1998) in her research on reading strategies. The results of this survey reveal progress and gaps in the educational process presence of literary texts in the textbook, showing the need to expand the teaching of reading comprehension strategies, fundamental to the teaching mediation in the formation of the reader.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscolarizaçãoTexto literárioLivro didáticoLeituraEscolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdfAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf5457534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/1/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf38da951a1f94e491b72ec023ba714eeeMD51TEXTAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txtAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain417747https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/4/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txt3289b23b0d7eadc8559c0eb930820776MD54THUMBNAILAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpgAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/5/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpg19f745ee720836fd6392ec3f2d283bf6MD55123456789/219822017-11-04 07:51:31.069oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T10:51:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
title |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
spellingShingle |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) Silva, Ana Raquel Severiano CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Escolarização Texto literário Livro didático Leitura |
title_short |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
title_full |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
title_fullStr |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
title_full_unstemmed |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
title_sort |
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016) |
author |
Silva, Ana Raquel Severiano |
author_facet |
Silva, Ana Raquel Severiano |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Amarilha, Marly |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Marta Maria de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Lilian de Oliveira |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Lucia Pessoa |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Raquel Severiano |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Alessandra Cardozo de |
contributor_str_mv |
Freitas, Alessandra Cardozo de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Escolarização Texto literário Livro didático Leitura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização Texto literário Livro didático Leitura |
description |
A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T19:34:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-14T19:34:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Ana Raquel Severiano. Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016). 2016. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ana Raquel Severiano. Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016). 2016. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/1/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/4/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/5/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38da951a1f94e491b72ec023ba714eee 3289b23b0d7eadc8559c0eb930820776 19f745ee720836fd6392ec3f2d283bf6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832905129558016 |