Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Raquel Severiano
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982
Resumo: A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.
id UFRN_549bafb3cf10d11d2c45a82f6f4ec9ce
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21982
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Ana Raquel SeverianoAmarilha, MarlyAraújo, Marta Maria deRodrigues, Lilian de OliveiraSampaio, Maria Lucia PessoaFreitas, Alessandra Cardozo de2017-02-14T19:34:48Z2017-02-14T19:34:48Z2016-07-27SILVA, Ana Raquel Severiano. Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016). 2016. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.The dissertation approaches the subject "formation of the literary reader in the school context". It chooses as study object the presence of the literary text in the textbook, in order to describe the schooling aspects of the literary text in the Portuguese textbook for the 1st year of primary school. We used the collections approved by the National Textbook Program (PNLD 2016) for the 1st year of primary school, adopted for the triennium of 2016/2017/2018. Specifically, we aimed to: a) identify the incidence of literary texts; b) identify the genres and most included authors; c) describe the objectives and reading strategies that underlie the activities directed to the literary texts. The research is qualitative of descriptive type, taking as basis the method of Content Analysis (BARDIN, 2011) in the treatment of quantitative and qualitative data. To the understanding of the literary text we used Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003), Cascudo (1984) and Manila (2006). We discussed the literary text educational process and the concept of textbook from Soares (2001) and Batista (2009) studies. We used the Methodology of Scaffolding Reading through the propositions of Graves and Graves (1995), the contributions of Iser (1999) in the Aesthetics of Reception, and of Solé (1998) in her research on reading strategies. The results of this survey reveal progress and gaps in the educational process presence of literary texts in the textbook, showing the need to expand the teaching of reading comprehension strategies, fundamental to the teaching mediation in the formation of the reader.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEscolarizaçãoTexto literárioLivro didáticoLeituraEscolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdfAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf5457534https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/1/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf38da951a1f94e491b72ec023ba714eeeMD51TEXTAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txtAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain417747https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/4/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txt3289b23b0d7eadc8559c0eb930820776MD54THUMBNAILAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpgAnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/5/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpg19f745ee720836fd6392ec3f2d283bf6MD55123456789/219822017-11-04 07:51:31.069oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21982Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T10:51:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
title Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
spellingShingle Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
Silva, Ana Raquel Severiano
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Escolarização
Texto literário
Livro didático
Leitura
title_short Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
title_full Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
title_fullStr Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
title_full_unstemmed Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
title_sort Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
author Silva, Ana Raquel Severiano
author_facet Silva, Ana Raquel Severiano
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Amarilha, Marly
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Marta Maria de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Rodrigues, Lilian de Oliveira
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sampaio, Maria Lucia Pessoa
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Raquel Severiano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
contributor_str_mv Freitas, Alessandra Cardozo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Escolarização
Texto literário
Livro didático
Leitura
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização
Texto literário
Livro didático
Leitura
description A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T19:34:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-14T19:34:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Raquel Severiano. Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016). 2016. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982
identifier_str_mv SILVA, Ana Raquel Severiano. Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016). 2016. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/1/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/4/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21982/5/AnaRaquelSeverianoSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38da951a1f94e491b72ec023ba714eee
3289b23b0d7eadc8559c0eb930820776
19f745ee720836fd6392ec3f2d283bf6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117757448224768