Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48413 |
Resumo: | Esta dissertação objetiva refletir acerca do processo de criação de um acervo de dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do vasto entendimento de que essa é uma área do conhecimento inserida na Universidade, propomos o início de uma memória para a dança. Apresenta os espetáculos do Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) como patrimônios artístico-culturais merecedores de preservação e divulgação, resultantes de pesquisas corporais, laboratórios e estudos do corpo, realizados pelos seus componentes ao longo de trinta anos de extensão universitária. Parte do mais recente trabalho do Grupo – “(Des)Caminhos” – como espetáculo potencial a ser estudado e disponibilizado no sistema Acervus da UFRN. Reflete sobre a filosofia e a memória da dança, destacando seus entendimentos para evidenciar o que é possível guardar da arte efêmera, considerando a histórica preocupação da preservação das performances artísticas das artes da cena em contraste ao que é possível arquivar em dança. Possui como fio metodológico a fenomenológica-existencialista de Merleau-Ponty, por entender o corpo como portador de conhecimento e a dança como um fenômeno entrelaçado à experiência do sujeito em seu tempo, no qual somos também objetos. Como resultado, são evidenciados os pontos de acesso e características específicas para que a dança ocupe os acervos, concluindo que existe um caminho possível para o início da memória da dança na UFRN, por meio de um arquivo vivo e interligado, vinculado à Universidade. |
id |
UFRN_54a913315046c5bda0b4f5598d66477a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48413 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Ana Luisa Lincka dehttp://lattes.cnpq.br/7946987509589866http://lattes.cnpq.br/3465675149039835Carrico, Andréhttp://lattes.cnpq.br/5977502527839784Figueiredo, Valéria Maria Chaves deAlves, Teodora de Araújo2022-07-08T20:48:25Z2022-07-08T20:48:25Z2022-05-11SOUSA, Ana Luisa Lincka de. Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48413Esta dissertação objetiva refletir acerca do processo de criação de um acervo de dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do vasto entendimento de que essa é uma área do conhecimento inserida na Universidade, propomos o início de uma memória para a dança. Apresenta os espetáculos do Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) como patrimônios artístico-culturais merecedores de preservação e divulgação, resultantes de pesquisas corporais, laboratórios e estudos do corpo, realizados pelos seus componentes ao longo de trinta anos de extensão universitária. Parte do mais recente trabalho do Grupo – “(Des)Caminhos” – como espetáculo potencial a ser estudado e disponibilizado no sistema Acervus da UFRN. Reflete sobre a filosofia e a memória da dança, destacando seus entendimentos para evidenciar o que é possível guardar da arte efêmera, considerando a histórica preocupação da preservação das performances artísticas das artes da cena em contraste ao que é possível arquivar em dança. Possui como fio metodológico a fenomenológica-existencialista de Merleau-Ponty, por entender o corpo como portador de conhecimento e a dança como um fenômeno entrelaçado à experiência do sujeito em seu tempo, no qual somos também objetos. Como resultado, são evidenciados os pontos de acesso e características específicas para que a dança ocupe os acervos, concluindo que existe um caminho possível para o início da memória da dança na UFRN, por meio de um arquivo vivo e interligado, vinculado à Universidade.This dissertation reflects the process of creating a dance collection at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), from the broad understanding that this is an area of knowledge integrated in the University, we propose the beginning of a memorial for a dance. The performances of the Dance Studies Group of the Federal University of Rio Grande do Norte (GDUFRN) as artistic and cultural heritage deserve their components and dissemination, resulting from research, laboratories and presentations of the body, carried out during its thirty years of university extension. The most recent part of the Group's work – “(Des)Caminhos” – as a potential show to be published and made available on UFRN's Acervus system. It reflects on the philosophy and memory of dance, and its understandings to highlight what is possible to keep from ephemeral art, considering the historical concern of preserving artistic performances of the performing arts in contrast to what is possible to archive from dance. It has Merleau- Ponty's phenomenological-existentialist methodological thread, for understanding the body as a carrier of knowledge and dance as a phenomenon intertwined with the experience of the subject in his time, in which we are also objects. As a result, the access points and specific characteristics for which dance occupies the collections are highlighted, concluding that there is a possible path to the beginning of the memorial of dance at UFRN, through a live and interconnected archive, linked to the University.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilGrupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN)Espetáculos de dançaArquivo de dançaAcervo de dançaDança e memóriaBiblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBibliotecacorpomovimentos_Sousa_2022.pdfapplication/pdf1685771https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48413/1/Bibliotecacorpomovimentos_Sousa_2022.pdf195e4b0defd9311682772cb47aa47540MD51123456789/484132022-07-08 17:49:05.021oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-08T20:49:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
title |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
spellingShingle |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais Sousa, Ana Luisa Lincka de Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) Espetáculos de dança Arquivo de dança Acervo de dança Dança e memória |
title_short |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
title_full |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
title_fullStr |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
title_full_unstemmed |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
title_sort |
Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais |
author |
Sousa, Ana Luisa Lincka de |
author_facet |
Sousa, Ana Luisa Lincka de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7946987509589866 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3465675149039835 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carrico, André |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5977502527839784 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Valéria Maria Chaves de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Luisa Lincka de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Teodora de Araújo |
contributor_str_mv |
Alves, Teodora de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) Espetáculos de dança Arquivo de dança Acervo de dança Dança e memória |
topic |
Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) Espetáculos de dança Arquivo de dança Acervo de dança Dança e memória |
description |
Esta dissertação objetiva refletir acerca do processo de criação de um acervo de dança na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do vasto entendimento de que essa é uma área do conhecimento inserida na Universidade, propomos o início de uma memória para a dança. Apresenta os espetáculos do Grupo de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GDUFRN) como patrimônios artístico-culturais merecedores de preservação e divulgação, resultantes de pesquisas corporais, laboratórios e estudos do corpo, realizados pelos seus componentes ao longo de trinta anos de extensão universitária. Parte do mais recente trabalho do Grupo – “(Des)Caminhos” – como espetáculo potencial a ser estudado e disponibilizado no sistema Acervus da UFRN. Reflete sobre a filosofia e a memória da dança, destacando seus entendimentos para evidenciar o que é possível guardar da arte efêmera, considerando a histórica preocupação da preservação das performances artísticas das artes da cena em contraste ao que é possível arquivar em dança. Possui como fio metodológico a fenomenológica-existencialista de Merleau-Ponty, por entender o corpo como portador de conhecimento e a dança como um fenômeno entrelaçado à experiência do sujeito em seu tempo, no qual somos também objetos. Como resultado, são evidenciados os pontos de acesso e características específicas para que a dança ocupe os acervos, concluindo que existe um caminho possível para o início da memória da dança na UFRN, por meio de um arquivo vivo e interligado, vinculado à Universidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-08T20:48:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-08T20:48:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Ana Luisa Lincka de. Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48413 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Ana Luisa Lincka de. Biblioteca do corpo: movimentos iniciantes e horizontes possíveis para inclusão de obras de dança em acervos institucionais. 2022. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48413/1/Bibliotecacorpomovimentos_Sousa_2022.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
195e4b0defd9311682772cb47aa47540 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832657634164736 |