Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35595 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a opinão dos funcionários de uma empresa no setor de carcinicultura, localizada no estado do Rio Grande do Norte sobre o processo de comunicação interna. A comunicação interna com o fenômeno da globalização e dos avanços nos meios de comunicação passou a ser considerada vital para as organizações funcionarem de forma eficiente, e também considerada como vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes, sendo reconhecida não só como uma ferramenta de caráter instrumental, mas também estratégico. Para realizar a análise foi utilizado um questionário disponibilizado por meios digitais, em que 103 funcionários responderam a pesquisa. A pesquisa se classifica como estudo de caso único, de caráter exploratório descritivo. Os dados foram organizados por meio de estatística descritiva e também foram realizados cruzamentos de varíaveis por meio do Teste Qui-Quadrado. A partir dos dados obtidos pela pesquisa foi possível concluir que todos os canais de comunicação utilizados pela empresa são avaliados de forma positiva na opinião dos funcionários. A maioria das informações é disseminada por meio de E-mails e reuniões, sendo as reuniões o canal de comunicação preferido. De acordo com os dados obtidos na pesquisa a frequência e qualidade das informações transmitidas internamente na opinião dos funcionários também é muito positiva. Sendo assim, foi possível concluir que a opinião dos funcionários sobre o processo de comunicação interna da empresa é muito positiva. |
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Marques, Lucas SoneharaPignataro, ThelmaOrsini, Anna Carolina RodriguesJunior, Francisco Hélio da CunhaPignataro, Thelma2019-12-04T17:14:32Z2021-09-20T15:25:59Z2019-12-04T17:14:32Z2021-09-20T15:25:59Z2019-11-252014055523MARQUES, Lucas Sonehara. Comunicação interna: um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35595Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a opinão dos funcionários de uma empresa no setor de carcinicultura, localizada no estado do Rio Grande do Norte sobre o processo de comunicação interna. A comunicação interna com o fenômeno da globalização e dos avanços nos meios de comunicação passou a ser considerada vital para as organizações funcionarem de forma eficiente, e também considerada como vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes, sendo reconhecida não só como uma ferramenta de caráter instrumental, mas também estratégico. Para realizar a análise foi utilizado um questionário disponibilizado por meios digitais, em que 103 funcionários responderam a pesquisa. A pesquisa se classifica como estudo de caso único, de caráter exploratório descritivo. Os dados foram organizados por meio de estatística descritiva e também foram realizados cruzamentos de varíaveis por meio do Teste Qui-Quadrado. A partir dos dados obtidos pela pesquisa foi possível concluir que todos os canais de comunicação utilizados pela empresa são avaliados de forma positiva na opinião dos funcionários. A maioria das informações é disseminada por meio de E-mails e reuniões, sendo as reuniões o canal de comunicação preferido. De acordo com os dados obtidos na pesquisa a frequência e qualidade das informações transmitidas internamente na opinião dos funcionários também é muito positiva. Sendo assim, foi possível concluir que a opinião dos funcionários sobre o processo de comunicação interna da empresa é muito positiva.This undergraduate thesis, had the objective to analyse the opinion of employees of a shrimp farming company, located in the state of Rio Grande do Norte about the internal communication process. Internal communication, with the globalization phenomenon and techonological advances in the means of communication became vital for organizations to work efficiently, and also being considered a competitive advantage in increasingly demanding markets, recognized not only as an instrumental tool, but also a strategic one. To make the analysis, a questionnaire was digitally spread, in which 103 employees answered the research. The data collected was organized by the use of descriptive statistics, and cross-checkings utilizing Chi-square test were also realized. From the data obtained by the research it was possible to conclude that all the communication channels used by the company were positively evaluated based on the opinion of the employees. Most of the information is spread by E-mails and meetings, meetings being the most preferred communication channel. According to the data obtained in the research the frequency and quality of the transmitted internal information in the opinion of employees is very positive. Therefore, it was possible to conclude that the opinion of employees about the internal communication process is very positive.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação internaCanais de comunicaçãocarciniculturaopinião dos funcionáriosComunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019.txtExtracted texttext/plain82136https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/1/ComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019.txt84bc99a1b0862f71c31e77b7c8186108MD51ORIGINALComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019application/octet-stream1083198https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/2/ComunicacaoInternaEstudo_Marques_201955499938e4153fa603d4bf611122e1eeMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/355952021-09-20 12:26:00.097oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35595PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPlVOSVZFUlNJREFERSBGRURFUkFMIERPIFJJTyBHUkFOREUgRE8gTk9SVEU8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4NCjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5CSUJMSU9URUNBIERJR0lUQUwgREUgTU9OT0dSQUZJQVM8L3N0cm9uZz48L2NlbnRlcj4NCg0KPGNlbnRlcj5UZXJtbyBkZSBBdXRvcml6YcOnw6NvIHBhcmEgZGlzcG9uaWJpbGl6YcOnw6NvIGRlIE1vbm9ncmFmaWFzIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbyBuYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgKEJETSk8L2NlbnRlcj4NCg0KTmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIG1vbm9ncmFmaWEsIGF1dG9yaXpvIGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgYSBkaXNwb25pYmlsaXphciBhdHJhdsOpcyBkYSBCaWJsaW90ZWNhIERpZ2l0YWwgZGUgTW9ub2dyYWZpYXMgZGEgVUZSTiwgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG7CsCA5NjEwLzk4LCBvIHRleHRvIGludGVncmFsIGRhIG9icmEgc3VibWV0aWRhIHBhcmEgZmlucyBkZSBsZWl0dXJhLCBpbXByZXNzw6NvIGUvb3UgZG93bmxvYWQsIGEgdMOtdHVsbyBkZSBkaXZ1bGdhw6fDo28gZGEgcHJvZHXDp8OjbyBjaWVudMOtZmljYSBicmFzaWxlaXJhLCBhIHBhcnRpciBkYSBkYXRhIGRlc3RhIHN1Ym1pc3PDo28uIA0KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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