Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Lucas Sonehara
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35595
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a opinão dos funcionários de uma empresa no setor de carcinicultura, localizada no estado do Rio Grande do Norte sobre o processo de comunicação interna. A comunicação interna com o fenômeno da globalização e dos avanços nos meios de comunicação passou a ser considerada vital para as organizações funcionarem de forma eficiente, e também considerada como vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes, sendo reconhecida não só como uma ferramenta de caráter instrumental, mas também estratégico. Para realizar a análise foi utilizado um questionário disponibilizado por meios digitais, em que 103 funcionários responderam a pesquisa. A pesquisa se classifica como estudo de caso único, de caráter exploratório descritivo. Os dados foram organizados por meio de estatística descritiva e também foram realizados cruzamentos de varíaveis por meio do Teste Qui-Quadrado. A partir dos dados obtidos pela pesquisa foi possível concluir que todos os canais de comunicação utilizados pela empresa são avaliados de forma positiva na opinião dos funcionários. A maioria das informações é disseminada por meio de E-mails e reuniões, sendo as reuniões o canal de comunicação preferido. De acordo com os dados obtidos na pesquisa a frequência e qualidade das informações transmitidas internamente na opinião dos funcionários também é muito positiva. Sendo assim, foi possível concluir que a opinião dos funcionários sobre o processo de comunicação interna da empresa é muito positiva.
id UFRN_557a1712d4648e08b66e66bfbbfa3c70
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/35595
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Marques, Lucas SoneharaPignataro, ThelmaOrsini, Anna Carolina RodriguesJunior, Francisco Hélio da CunhaPignataro, Thelma2019-12-04T17:14:32Z2021-09-20T15:25:59Z2019-12-04T17:14:32Z2021-09-20T15:25:59Z2019-11-252014055523MARQUES, Lucas Sonehara. Comunicação interna: um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35595Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a opinão dos funcionários de uma empresa no setor de carcinicultura, localizada no estado do Rio Grande do Norte sobre o processo de comunicação interna. A comunicação interna com o fenômeno da globalização e dos avanços nos meios de comunicação passou a ser considerada vital para as organizações funcionarem de forma eficiente, e também considerada como vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes, sendo reconhecida não só como uma ferramenta de caráter instrumental, mas também estratégico. Para realizar a análise foi utilizado um questionário disponibilizado por meios digitais, em que 103 funcionários responderam a pesquisa. A pesquisa se classifica como estudo de caso único, de caráter exploratório descritivo. Os dados foram organizados por meio de estatística descritiva e também foram realizados cruzamentos de varíaveis por meio do Teste Qui-Quadrado. A partir dos dados obtidos pela pesquisa foi possível concluir que todos os canais de comunicação utilizados pela empresa são avaliados de forma positiva na opinião dos funcionários. A maioria das informações é disseminada por meio de E-mails e reuniões, sendo as reuniões o canal de comunicação preferido. De acordo com os dados obtidos na pesquisa a frequência e qualidade das informações transmitidas internamente na opinião dos funcionários também é muito positiva. Sendo assim, foi possível concluir que a opinião dos funcionários sobre o processo de comunicação interna da empresa é muito positiva.This undergraduate thesis, had the objective to analyse the opinion of employees of a shrimp farming company, located in the state of Rio Grande do Norte about the internal communication process. Internal communication, with the globalization phenomenon and techonological advances in the means of communication became vital for organizations to work efficiently, and also being considered a competitive advantage in increasingly demanding markets, recognized not only as an instrumental tool, but also a strategic one. To make the analysis, a questionnaire was digitally spread, in which 103 employees answered the research. The data collected was organized by the use of descriptive statistics, and cross-checkings utilizing Chi-square test were also realized. From the data obtained by the research it was possible to conclude that all the communication channels used by the company were positively evaluated based on the opinion of the employees. Most of the information is spread by E-mails and meetings, meetings being the most preferred communication channel. According to the data obtained in the research the frequency and quality of the transmitted internal information in the opinion of employees is very positive. Therefore, it was possible to conclude that the opinion of employees about the internal communication process is very positive.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação internaCanais de comunicaçãocarciniculturaopinião dos funcionáriosComunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019.txtExtracted texttext/plain82136https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/1/ComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019.txt84bc99a1b0862f71c31e77b7c8186108MD51ORIGINALComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019application/octet-stream1083198https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/2/ComunicacaoInternaEstudo_Marques_201955499938e4153fa603d4bf611122e1eeMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53LICENSElicense.txttext/plain762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/4/license.txte428689918449bd69f843393981e4109MD54123456789/355952021-09-20 12:26:00.097oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
title Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
spellingShingle Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
Marques, Lucas Sonehara
Comunicação interna
Canais de comunicação
carcinicultura
opinião dos funcionários
title_short Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
title_full Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
title_fullStr Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
title_full_unstemmed Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
title_sort Comunicação interna: Um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN
author Marques, Lucas Sonehara
author_facet Marques, Lucas Sonehara
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pignataro, Thelma
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Orsini, Anna Carolina Rodrigues
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Junior, Francisco Hélio da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Lucas Sonehara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pignataro, Thelma
contributor_str_mv Pignataro, Thelma
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Canais de comunicação
carcinicultura
opinião dos funcionários
topic Comunicação interna
Canais de comunicação
carcinicultura
opinião dos funcionários
description Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a opinão dos funcionários de uma empresa no setor de carcinicultura, localizada no estado do Rio Grande do Norte sobre o processo de comunicação interna. A comunicação interna com o fenômeno da globalização e dos avanços nos meios de comunicação passou a ser considerada vital para as organizações funcionarem de forma eficiente, e também considerada como vantagem competitiva em mercados cada vez mais exigentes, sendo reconhecida não só como uma ferramenta de caráter instrumental, mas também estratégico. Para realizar a análise foi utilizado um questionário disponibilizado por meios digitais, em que 103 funcionários responderam a pesquisa. A pesquisa se classifica como estudo de caso único, de caráter exploratório descritivo. Os dados foram organizados por meio de estatística descritiva e também foram realizados cruzamentos de varíaveis por meio do Teste Qui-Quadrado. A partir dos dados obtidos pela pesquisa foi possível concluir que todos os canais de comunicação utilizados pela empresa são avaliados de forma positiva na opinião dos funcionários. A maioria das informações é disseminada por meio de E-mails e reuniões, sendo as reuniões o canal de comunicação preferido. De acordo com os dados obtidos na pesquisa a frequência e qualidade das informações transmitidas internamente na opinião dos funcionários também é muito positiva. Sendo assim, foi possível concluir que a opinião dos funcionários sobre o processo de comunicação interna da empresa é muito positiva.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-04T17:14:32Z
2021-09-20T15:25:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-04T17:14:32Z
2021-09-20T15:25:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2014055523
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Lucas Sonehara. Comunicação interna: um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35595
identifier_str_mv 2014055523
MARQUES, Lucas Sonehara. Comunicação interna: um estudo de caso em uma empresa de carcinicultura no estado do RN. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/1/ComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/2/ComunicacaoInternaEstudo_Marques_2019
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35595/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 84bc99a1b0862f71c31e77b7c8186108
55499938e4153fa603d4bf611122e1ee
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e428689918449bd69f843393981e4109
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117562826227712