Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Déborah Reis do Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917
Resumo: Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.
id UFRN_57bb94675cb56da8d20e20226ce8e885
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21917
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Déborah Reis do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/2829657732526790http://lattes.cnpq.br/6831555305550834Araujo, Allyson Carvalho Dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Lucena, Ricardo de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/2677667915869629Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza2017-02-09T15:27:42Z2017-02-09T15:27:42Z2015-02-25SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoSaúdeCidadaniaCompreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdfDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1615206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/1/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf6c885e043f03a984710c7b8059b81bceMD51TEXTDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txtDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain127735https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/4/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txt69edde79e7f1da1deda269c51b40c9d8MD54THUMBNAILDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpgDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/5/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpga432edc34a6c9b9b44916efee033637cMD55123456789/219172017-11-03 16:13:08.341oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:13:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
title Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
spellingShingle Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
Silva, Déborah Reis do Nascimento
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Saúde
Cidadania
title_short Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
title_full Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
title_fullStr Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
title_full_unstemmed Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
title_sort Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
author Silva, Déborah Reis do Nascimento
author_facet Silva, Déborah Reis do Nascimento
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2829657732526790
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6831555305550834
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araujo, Allyson Carvalho De
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3443942683481696
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Caminha, Iraquitan de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0554271319840687
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Lucena, Ricardo de Figueiredo
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2677667915869629
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Medeiros, Rosie Marie Nascimento de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Déborah Reis do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
contributor_str_mv Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Corpo
Saúde
Cidadania
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Saúde
Cidadania
description Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-09T15:27:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-09T15:27:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917
identifier_str_mv SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/1/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/4/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/5/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6c885e043f03a984710c7b8059b81bce
69edde79e7f1da1deda269c51b40c9d8
a432edc34a6c9b9b44916efee033637c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117867019173888