Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917 |
Resumo: | Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura. |
id |
UFRN_57bb94675cb56da8d20e20226ce8e885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21917 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Déborah Reis do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/2829657732526790http://lattes.cnpq.br/6831555305550834Araujo, Allyson Carvalho Dehttp://lattes.cnpq.br/3443942683481696Caminha, Iraquitan de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0554271319840687Lucena, Ricardo de Figueiredohttp://lattes.cnpq.br/2677667915869629Medeiros, Rosie Marie Nascimento dehttp://lattes.cnpq.br/4739820420408872Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza2017-02-09T15:27:42Z2017-02-09T15:27:42Z2015-02-25SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICACorpoSaúdeCidadaniaCompreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdfDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf1615206https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/1/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf6c885e043f03a984710c7b8059b81bceMD51TEXTDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txtDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain127735https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/4/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txt69edde79e7f1da1deda269c51b40c9d8MD54THUMBNAILDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpgDeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3042https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/5/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpga432edc34a6c9b9b44916efee033637cMD55123456789/219172017-11-03 16:13:08.341oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21917Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T19:13:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
title |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
spellingShingle |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" Silva, Déborah Reis do Nascimento CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Corpo Saúde Cidadania |
title_short |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
title_full |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
title_fullStr |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
title_full_unstemmed |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
title_sort |
Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania" |
author |
Silva, Déborah Reis do Nascimento |
author_facet |
Silva, Déborah Reis do Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2829657732526790 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6831555305550834 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Araujo, Allyson Carvalho De |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3443942683481696 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Caminha, Iraquitan de Oliveira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0554271319840687 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Lucena, Ricardo de Figueiredo |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2677667915869629 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Medeiros, Rosie Marie Nascimento de |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4739820420408872 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Déborah Reis do Nascimento |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza |
contributor_str_mv |
Mendes, Maria Isabel Brandao de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA Corpo Saúde Cidadania |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Saúde Cidadania |
description |
Considerando os cursos de formação em saúde com diálogo e cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS), a Disciplina Saúde e Cidadania ''SACI'' configura-se como uma possibilidade de investigação. No momento em que o multiprofissional, a interdisciplinaridade, as experiências de vida, as interrogações sobre a saúde, as formas de cuidado, a observação da realidade social e a cultura de um lugar, potencialidades e fragilidades são consideradas e tem como características, o diálogo com outras áreas do conhecimento, o processo de democracia, coletividade, construção do conhecimento e espaço de escuta do outro. O objetivo da pesquisa é analisar o material didático relacionado à Atividade Integrada, ''Saúde e Cidadania'', no sentido de identificar e analisar compreensões de corpo. A partir do que já tem produzido com a intenção de aproximar e ampliar o olhar e a relação da Educação Física com o Programa Saúde da Família. Com relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque de uma pesquisa documental,por meio da análise de conteúdo. Esse processo metodológico deu-se a partir da leitura do corpus de análise composto pelo Programa da Atividade Integrada Saúde e Cidadania, os quatro textos e o livro '' O que é Cidadania'', trabalhados durante a Disciplina, intitulados como; O trabalho em equipe, Saúde e Cidadania, Mas o que é mesmo um problema?, e “Porque usar técnicas etnográficas no mapeamento”. Após a leitura do material didático foram constituídas categorias de análise que foram interpretadas e relacionadas com o referencial teórico. As categorias de análise foram: corpo social-histórico, corpo sujeito ativo e corpo saúde. Identificamos assim, que a Disciplina SACI, nos seus discursos busca superar esses aspectos instrumentais do corpo e ampliar a compreensão desse, no momento que considera o corpo, a saúde relacionados não apenas a aspectos biológicos, mas sociais e culturais. Com isso, acreditamos que a pesquisa contribuiu ainda, para discutir os conceitos e reflexões sobre corpo, colaborando para que a sociedade compreenda a relação interligada entre corpo, saúde e cultura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-09T15:27:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-09T15:27:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917 |
identifier_str_mv |
SILVA, Déborah Reis do Nascimento. Compreensões de corpo na Atividade Integrada "Saúde e Cidadania". 2015. 105f. Dissertação (Mestrado Em Educação Física) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/1/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/4/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21917/5/DeborahReisDoNascimentoSilva_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6c885e043f03a984710c7b8059b81bce 69edde79e7f1da1deda269c51b40c9d8 a432edc34a6c9b9b44916efee033637c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117867019173888 |