Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bakker, Christina Nóbrega
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38125
Resumo: O trabalho de conclusão de curso aqui apresentado propõe explorar diálogos entre as artes visuais e dança por meio da construção e análise de uma experimentação teórico-prática. Para tal, foi retratado o processo de criação de um conjunto de obras que apresentavam correlações entre dança e artes visuais, e como essas referências contribuíram para a produção de uma experimentação utilizando um elemento em comum - o gesto - nesse entre-lugar que faz parte e não faz parte das duas áreas ao mesmo tempo. Mediante esta pesquisa procuro fomentar a curiosidade e o interesse do público em geral, em especial estudantes de artes, em arriscar novas ideias, suportes e técnicas, extrair dos materiais o maior número de possibilidades que a sua utilização possa oferecer. O projeto anseia contribuir para a valorização do desprendimento de métodos e conceitos únicos. Como referencial teórico para a discussão e análise do processo de criação foram utilizados os estudos feitos pelas autoras Fayga Ostrower (1987), Cecília Salles (2008) e o dançarino e coreógrafo Rudolf Laban, além de exercícios práticos recomendados por Robert Kaupelis (1992) e Kimon Nicolaides. A medida que os processos são apresentados, foi enfatizada a relevância que o processo de experimentação artística teve na elaboração dos trabalhos, não com o intuito de conceder conclusões a respeito da eficácia de tais experimentações, mas sim instigando a discussão e análise de trabalhos e vivências artísticas presentes neste entre-lugar, indefinido e enevoado entre as artes visuais e a dança, incentivando assim a ideia de arte como um elemento plural e experimental e, por esse motivo pode e deve ser explorada por todos das maneiras mais prováveis e improváveis possíveis.
id UFRN_5b7db33ff5a8aa7f94ef7efca94810da
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38125
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bakker, Christina NóbregaSantos, EstrelaVale, Mariana doGuaraldo, Laís2021-09-23T21:43:44Z2021-09-27T11:31:21Z2021-09-23T21:43:44Z2021-04-202015048200Bakker, Christina Nóbrega. Dançarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais. 2021. 112 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38125O trabalho de conclusão de curso aqui apresentado propõe explorar diálogos entre as artes visuais e dança por meio da construção e análise de uma experimentação teórico-prática. Para tal, foi retratado o processo de criação de um conjunto de obras que apresentavam correlações entre dança e artes visuais, e como essas referências contribuíram para a produção de uma experimentação utilizando um elemento em comum - o gesto - nesse entre-lugar que faz parte e não faz parte das duas áreas ao mesmo tempo. Mediante esta pesquisa procuro fomentar a curiosidade e o interesse do público em geral, em especial estudantes de artes, em arriscar novas ideias, suportes e técnicas, extrair dos materiais o maior número de possibilidades que a sua utilização possa oferecer. O projeto anseia contribuir para a valorização do desprendimento de métodos e conceitos únicos. Como referencial teórico para a discussão e análise do processo de criação foram utilizados os estudos feitos pelas autoras Fayga Ostrower (1987), Cecília Salles (2008) e o dançarino e coreógrafo Rudolf Laban, além de exercícios práticos recomendados por Robert Kaupelis (1992) e Kimon Nicolaides. A medida que os processos são apresentados, foi enfatizada a relevância que o processo de experimentação artística teve na elaboração dos trabalhos, não com o intuito de conceder conclusões a respeito da eficácia de tais experimentações, mas sim instigando a discussão e análise de trabalhos e vivências artísticas presentes neste entre-lugar, indefinido e enevoado entre as artes visuais e a dança, incentivando assim a ideia de arte como um elemento plural e experimental e, por esse motivo pode e deve ser explorada por todos das maneiras mais prováveis e improváveis possíveis.This undergraduate thesis proposes to explore dialogues between visual arts and dance through the construction and analysis of a theoretical-practical experiment. To this end, the process of creating a set of works that presented correlations between dance and visual arts was portrayed, and how these references contributed to the production of an experiment using a common element - the gesture - in this in-between place that is part of and at the same time it is not part of the two areas. Through this research I try to stimulate the curiosity and the interest of the general public, especially art students, in risking new ideas, supports and techniques, to extract from the materials the greatest number of possibilities that their use can offer. This project aims to contribute to the appreciation of the detachment of unique methods and concepts. As a theoretical framework for the discussion and analysis of the creative process, studies by the authors Fayga Ostrower (1987), Cecília Salles (2008) and the dancer and choreographer Rudolf Laban were used, in addition to practical exercises recommended by Robert Kaupelis (1992) and Kimon Nicolaides. As the processes are presented, the relevance that the process of artistic experimentation had in the elaboration of the works was emphasized, not with the intention of making conclusions about the effectiveness of such experiments, but rather instigating the discussion and analysis of works and artistic experiences present in this work, undefined and misty between visual arts and dance, thus encouraging the idea of art as a plural and experimental element and, for this reason, it can and should be explored by all in the most probable and improbable ways possible.2022-12-09Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em Artes VisuaisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessProcesso de criaçãoArtes visuaisDançaExperimentações artísticasGestoGestos na arteDancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNCC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38125/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38125/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52ORIGINALDancarteExperimentacoesTeoricoPraticas_Bakker_2021.pdfapplication/pdf7585865https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38125/3/DancarteExperimentacoesTeoricoPraticas_Bakker_2021.pdf58e3c004a7c0b2752391b8022a762883MD53123456789/381252024-03-19 01:07:22.631oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/38125PGNlbnRlcj48c3Ryb25nPkZFREVSQUwgVU5JVkVSU0lUWSBPRiBSSU8gR1JBTkRFIERPIE5PUlRFPC9zdHJvbmc+PC9jZW50ZXI+CjxjZW50ZXI+PHN0cm9uZz5ESUdJVEFMIE1PTk9HUkFQSFMgTElCUkFSWTwvc3Ryb25nPjwvY2VudGVyPgoKPGNlbnRlcj5BdXRob3JpemF0aW9uIFRlcm0gZm9yIHRoZSBhdmFpbGFiaWxpdHkgb2YgTW9ub2dyYXBocyBmb3IgVW5kZXJncmFkdWF0ZSBhbmQgU3BlY2lhbGl6YXRpb24gaW4gdGhlIERpZ2l0YWwgTGlicmFyeSBvZiBNb25vZ3JhcGhzIChCRE0pPC9jZW50ZXI+CgpBcyB0aGUgY29weXJpZ2h0IG93bmVyIG9mIHRoZSBtb25vZ3JhcGgsIEkgYXV0aG9yaXplIHRoZSBGZWRlcmFsIFVuaXZlcnNpdHkgb2YgUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSAoVUZSTikgdG8gbWFrZSBhdmFpbGFibGUgdGhyb3VnaCB0aGUgRGlnaXRhbCBMaWJyYXJ5IG9mIE1vbm9ncmFwaHMgb2YgVUZSTiwgd2l0aG91dCByZWltYnVyc2VtZW50IG9mIGNvcHlyaWdodCwgYWNjb3JkaW5nIHRvIExhdyA5NjEwLzk4ICwgdGhlIGZ1bGwgdGV4dCBvZiB0aGUgd29yayBzdWJtaXR0ZWQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHJlYWRpbmcsIHByaW50aW5nIGFuZCAvIG9yIGRvd25sb2FkaW5nLCBhcyBhIG1lYW5zIG9mIGRpc3NlbWluYXRpbmcgQnJhemlsaWFuIHNjaWVudGlmaWMgcHJvZHVjdGlvbiwgYXMgb2YgdGhlIGRhdGUgb2Ygc3VibWlzc2lvbi4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:07:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
title Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
spellingShingle Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
Bakker, Christina Nóbrega
Processo de criação
Artes visuais
Dança
Experimentações artísticas
Gesto
Gestos na arte
title_short Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
title_full Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
title_fullStr Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
title_full_unstemmed Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
title_sort Dancarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais.
author Bakker, Christina Nóbrega
author_facet Bakker, Christina Nóbrega
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Estrela
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vale, Mariana do
dc.contributor.author.fl_str_mv Bakker, Christina Nóbrega
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guaraldo, Laís
contributor_str_mv Guaraldo, Laís
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de criação
Artes visuais
Dança
Experimentações artísticas
Gesto
Gestos na arte
topic Processo de criação
Artes visuais
Dança
Experimentações artísticas
Gesto
Gestos na arte
description O trabalho de conclusão de curso aqui apresentado propõe explorar diálogos entre as artes visuais e dança por meio da construção e análise de uma experimentação teórico-prática. Para tal, foi retratado o processo de criação de um conjunto de obras que apresentavam correlações entre dança e artes visuais, e como essas referências contribuíram para a produção de uma experimentação utilizando um elemento em comum - o gesto - nesse entre-lugar que faz parte e não faz parte das duas áreas ao mesmo tempo. Mediante esta pesquisa procuro fomentar a curiosidade e o interesse do público em geral, em especial estudantes de artes, em arriscar novas ideias, suportes e técnicas, extrair dos materiais o maior número de possibilidades que a sua utilização possa oferecer. O projeto anseia contribuir para a valorização do desprendimento de métodos e conceitos únicos. Como referencial teórico para a discussão e análise do processo de criação foram utilizados os estudos feitos pelas autoras Fayga Ostrower (1987), Cecília Salles (2008) e o dançarino e coreógrafo Rudolf Laban, além de exercícios práticos recomendados por Robert Kaupelis (1992) e Kimon Nicolaides. A medida que os processos são apresentados, foi enfatizada a relevância que o processo de experimentação artística teve na elaboração dos trabalhos, não com o intuito de conceder conclusões a respeito da eficácia de tais experimentações, mas sim instigando a discussão e análise de trabalhos e vivências artísticas presentes neste entre-lugar, indefinido e enevoado entre as artes visuais e a dança, incentivando assim a ideia de arte como um elemento plural e experimental e, por esse motivo pode e deve ser explorada por todos das maneiras mais prováveis e improváveis possíveis.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-23T21:43:44Z
2021-09-27T11:31:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-23T21:43:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt_BR.fl_str_mv 2015048200
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bakker, Christina Nóbrega. Dançarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais. 2021. 112 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38125
identifier_str_mv 2015048200
Bakker, Christina Nóbrega. Dançarte: experimentações teórico práticas entre a dança e as artes visuais. 2021. 112 f. TCC (Licenciatura em Artes Visuais) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38125/1/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38125/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/38125/3/DancarteExperimentacoesTeoricoPraticas_Bakker_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
7278bab9c5c886812fa7d225dc807888
58e3c004a7c0b2752391b8022a762883
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833062939197440