Em busca dos tesouros de Ceará-Mirim: (re)escrevendo histórias, valorizando culturas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24915 |
Resumo: | Este projeto de intervenção vincula-se ao campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996, 2006, 2009) e apresenta vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; ERICKSON, 1989). Desenvolvido em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), formada por alunos do 9o ano do ensino fundamental II, uma professora de Língua Portuguesa e uma professora-pesquisadora, ambas da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, em Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte, além de agentes externos à escola, este projeto tem por objeto de estudo a escrita como prática social, desenvolvida através do estudo da cultura patrimonializada local e estabelece como produto um roteiro de turismo em forma de videolivro, mapeando alguns bens do Patrimônio Histórico e Cultural de Ceará-Mirim. Para a realização deste trabalho, desenvolvemos um projeto de letramento (KLEIMAN, 1995, 2005), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008), sustentado no pressuposto da “escrita como prática social”. Ancoramo-nos ainda no conceito de multiletramentos (ROJO, MOURA, 2012), letramentos sociais (STREET, 2014) e na concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, [1929] 2014). Partindo da cultura de referência dos alunos (CERTEAU, 2014), utilizamos linguagens por eles reconhecidas, trouxemos para a sala de aula a cultura patrimonializada de Ceará-Mirim e desenvolvemos práticas situadas de linguagem que visaram a mapear, sob a perspectiva de jovens ceará-mirinenses, os bens que se configuraram como importantes para a construção do referido roteiro. Nesse processo, tivemos como objetivo geral desenvolver práticas de escrita que visassem a re(descobrir) e, assim, a dar visibilidade a determinados bens da cultura patrimonializada de Ceará-Mirim. Para atingir esse objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) mapear, sob a perspectiva dos ceará-mirinenses do grupo, os bens que se configuram como importantes para formação de um videolivro; ii) identificar aspectos das práticas de escrita desenvolvidas nesse projeto como ressignificadoras do ensino e aprendizagem da língua materna; iii) compreender como o projeto de letramento pode ressignificar o processo de ensinar e aprender LP. A rede de atividades (OLIVEIRA; SANTOS; TINOCO, 2014) que foi desenvolvida durante todo o projeto encaminhou para a geração de dados, materializados em forma de textos, vídeos, fotografias que apontaram para a uma nova postura do aluno frente às demandas sociais e econômicas da sociedade grafocêntrica. Durante todo o período de geração dos dados, depreendemos que, ao conhecer sua cultura e a história de seu povo, o aluno se engaja mais em um sentimento de pertencimento à sua comunidade e aos problemas sociais nos quais está envolvido. Em face disso, percebemos que este projeto contribui para a ressignificação de práticas de leitura e escrita que saem do espaço escolar e se projetam para além dos muros da escola. A análise dos dados é feita a partir do processo desenvolvido durante todo o tempo do projeto e tem como categorias de análise: i) a escrita como prática social; ii) a rede de atividades que se desenvolveu durante todo o projeto; e, iii) os gêneros discursivos e sua relação com cada evento de letramento do projeto como um todo, do ponto de vista do gênero discursivo (BAKHTIN [1953] 2011), ação social (BAZERMAN, 2005). |
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Desenvolvido em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), formada por alunos do 9o ano do ensino fundamental II, uma professora de Língua Portuguesa e uma professora-pesquisadora, ambas da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, em Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte, além de agentes externos à escola, este projeto tem por objeto de estudo a escrita como prática social, desenvolvida através do estudo da cultura patrimonializada local e estabelece como produto um roteiro de turismo em forma de videolivro, mapeando alguns bens do Patrimônio Histórico e Cultural de Ceará-Mirim. Para a realização deste trabalho, desenvolvemos um projeto de letramento (KLEIMAN, 1995, 2005), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008), sustentado no pressuposto da “escrita como prática social”. Ancoramo-nos ainda no conceito de multiletramentos (ROJO, MOURA, 2012), letramentos sociais (STREET, 2014) e na concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, [1929] 2014). 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Para atingir esse objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) mapear, sob a perspectiva dos ceará-mirinenses do grupo, os bens que se configuram como importantes para formação de um videolivro; ii) identificar aspectos das práticas de escrita desenvolvidas nesse projeto como ressignificadoras do ensino e aprendizagem da língua materna; iii) compreender como o projeto de letramento pode ressignificar o processo de ensinar e aprender LP. A rede de atividades (OLIVEIRA; SANTOS; TINOCO, 2014) que foi desenvolvida durante todo o projeto encaminhou para a geração de dados, materializados em forma de textos, vídeos, fotografias que apontaram para a uma nova postura do aluno frente às demandas sociais e econômicas da sociedade grafocêntrica. Durante todo o período de geração dos dados, depreendemos que, ao conhecer sua cultura e a história de seu povo, o aluno se engaja mais em um sentimento de pertencimento à sua comunidade e aos problemas sociais nos quais está envolvido. Em face disso, percebemos que este projeto contribui para a ressignificação de práticas de leitura e escrita que saem do espaço escolar e se projetam para além dos muros da escola. A análise dos dados é feita a partir do processo desenvolvido durante todo o tempo do projeto e tem como categorias de análise: i) a escrita como prática social; ii) a rede de atividades que se desenvolveu durante todo o projeto; e, iii) os gêneros discursivos e sua relação com cada evento de letramento do projeto como um todo, do ponto de vista do gênero discursivo (BAKHTIN [1953] 2011), ação social (BAZERMAN, 2005).This intervention project is linked to the Applied Linguistics field (MOITA LOPES, 1996, 2006, 2009) and comprises an ethnographic dimension (ANDRÉ, 1995; ERICKSON, 1989). The project was developed in a learning community (AFONSO, 2001) comprised of 9th grade students, a Portuguese language teacher, a teacher/ researcher from the Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco state school in Ceara-Mirim (city located in the northern Brazil state of Rio Grande do Norte), as well as outside agents. The project’s objective was to study writing as a social practice that itself is developed through the study of inherited local culture. Its final product was the creation of a touristic route script mapping some of the local assets of Ceara-Mirim’s Historical and Cultural Heritage institutions, to be presented as a videobook. To achieve this final result a literacy project was developed (KLEIMAN, 1995, 2005) to serve as a didactic model (TINOCO, 2008) supported by the “writing as a social practice” tenet. The researchers also based the project on the concepts of multiliteracy (ROJO, MOURA, 2012), social literacy (STREET, 2014) and dialogic language (BAKHTIN, [1929] 2014). Starting at the student’s cultural frame of reference (CERTEAU, 2014), the researchers used familiar language, brought the inherited local culture into the classroom and developed situated language practices that aimed at mapping, under the points of view of the youngsters themselves, what was relevant enough to be added to this particular touristic route. The general objective of the project was to put into practice those concepts that allowed for the discovery and rediscovery of writing and, through that, make certain aspects of the cultural inheritance of Ceara-Mirim more noticeable and visible. To achieve this broader objective the researchers established as key the following specific and more focused objectives: i) to map, according to the points of view of the local youngsters, which cultural assets are relevant enough to be placed in a videobook; ii) to identify aspects of the writing practices developed in the project as re-significations for the teaching and learning of the mother-tongue; iii) to understand how the literacy project can serve as re-signification to the process of teaching and learning the Portuguese Language. The activity network (OLIVEIRA; SANTOS; TINOCO, 2014) developed during the entire process lead the project toward the generation of data – materialized in the form of texts, videos and photographs – that, in turn, pointed toward a new posture of the students when facing the social and economic demands of a graphocentric society. During the entire period of data generation the researchers observed that, once aware of the culture and history of their people, the students become more engaged with a feeling of belonging to the community – and also to the social problems that affect it. In face of those findings, the researchers noted how the project contributed to the re-signification of reading and writing practices outside the school context and community – and into real life. Data analysis was conducted throughout the entirety of the project and comprises the following categories: i) writing as a social practice; ii) the activity network developed; and iii) the discursive genres and their link to each of the literacy events of the project as a whole, according to the point of view of the social action (BAZERMAN, 2005) discursive genre (BAKHTIN [1953] 2011).porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetramentoProjeto de letramentoPatrimônio histórico-culturalPráticas de escritaEm busca dos tesouros de Ceará-Mirim: (re)escrevendo histórias, valorizando culturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS – PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTMariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf.txtMariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain202322https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24915/2/MariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf.txtb1f9688d15e9c5caf98ec278acbf4d90MD52THUMBNAILMariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf.jpgMariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1892https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24915/3/MariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf.jpga0b1c6b49da554315c86ea5747a2caedMD53ORIGINALMariaJoseDaSilva_DISSERT.pdfMariaJoseDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf3639563https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24915/1/MariaJoseDaSilva_DISSERT.pdf49e0e5a80f39a42d1f8aef0f08a67f43MD51123456789/249152019-01-30 16:38:31.289oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24915Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:38:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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