Humanização na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arraes, José Diêgo Bezerra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55146
Resumo: Introdução: A pandemia de COVID-19 tem evidenciado as potencialidades, mas também as fragilidades já existentes nos diversos níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Atenção Primária à Saúde (APS), um dos desafios é o cumprimento dos seus atributos essenciais, contudo, surge também a preocupação acerca da efetivação dos diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), quais sejam: acolhimento, ambiência, gestão participativa, defesa dos direitos dos usuários, valorização do trabalhador e clínica ampliada. Objetivo: Analisar o cumprimento das diretrizes da PNH na APS durante a pandemia de COVID-19, na visão do usuário. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, realizado com usuários atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Brejo Santo/CE. A pesquisa atende aos critérios da resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e foi apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo obtido parecer favorável de nº 5.538.037/2022. A técnica de coleta foi entrevista do tipo semiestruturada, guiada por roteiro elaborado pela equipe de pesquisa. Foram incluídos no estudo, usuários com idade igual ou superior a 18 anos, cadastrados na ESF do referido município há pelo menos dois anos. Foram excluídos aqueles usuários que estavam com sinais ou sintomas gripais no momento da entrevista, seguindo as recomendações sanitárias adotadas na pandemia. A amostragem se deu por conveniência, considerando o período estabelecido para a coleta de dados (entre os meses de setembro a dezembro de 2022), de modo que foi alcançado um total de 23 participantes. Resultados: Os dados foram processados no software Iramuteq e submetidos à análise de conteúdo temática. A Classificação Hierárquica Descendente revelou seis classes que deram origem às categorias temáticas, quais sejam: "Acolhimento e acesso na ESF"; "Ambiência e valorização do trabalhador como estratégia de qualificação do serviço de saúde"; e "A importância da cogestão e da defesa dos direitos dos usuários do SUS". Conclusão: Durante a pandemia da COVID-19, o acesso ao cuidado foi mantido, mediante adaptações necessárias pelo contexto sanitário vivido no momento da coleta. Apesar de alguns usuários desconhecerem a cartilha de direitos dos usuários do SUS, o que pode causar fragilidades na participação popular, foi demonstrado, de modo geral, que havia um respeito ao cumprimento das diretrizes da PNH nesses serviços. Foi interpretado que o acolhimento e a ambiência são diretrizes que aparecem nas falas através de outros termos, contudo, diretrizes como cogestão e clínica ampliada não foram identificadas. Tal fato leva a crer que, apesar dos muitos avanços nos últimos anos, a plena efetivação da humanização na APS ainda é um desafio para muitas equipes, um caminho que pode ser percorrido por meio do fortalecimento das variadas tecnologias do cuidado, que envolvam comunicação, empatia, fortalecimento do vínculo, a valorização dos saberes e uso adequado dos recursos disponíveis para esses serviços.
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Na Atenção Primária à Saúde (APS), um dos desafios é o cumprimento dos seus atributos essenciais, contudo, surge também a preocupação acerca da efetivação dos diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), quais sejam: acolhimento, ambiência, gestão participativa, defesa dos direitos dos usuários, valorização do trabalhador e clínica ampliada. Objetivo: Analisar o cumprimento das diretrizes da PNH na APS durante a pandemia de COVID-19, na visão do usuário. Métodos: Estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, realizado com usuários atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Brejo Santo/CE. A pesquisa atende aos critérios da resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e foi apreciada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA)/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo obtido parecer favorável de nº 5.538.037/2022. A técnica de coleta foi entrevista do tipo semiestruturada, guiada por roteiro elaborado pela equipe de pesquisa. Foram incluídos no estudo, usuários com idade igual ou superior a 18 anos, cadastrados na ESF do referido município há pelo menos dois anos. Foram excluídos aqueles usuários que estavam com sinais ou sintomas gripais no momento da entrevista, seguindo as recomendações sanitárias adotadas na pandemia. A amostragem se deu por conveniência, considerando o período estabelecido para a coleta de dados (entre os meses de setembro a dezembro de 2022), de modo que foi alcançado um total de 23 participantes. Resultados: Os dados foram processados no software Iramuteq e submetidos à análise de conteúdo temática. A Classificação Hierárquica Descendente revelou seis classes que deram origem às categorias temáticas, quais sejam: "Acolhimento e acesso na ESF"; "Ambiência e valorização do trabalhador como estratégia de qualificação do serviço de saúde"; e "A importância da cogestão e da defesa dos direitos dos usuários do SUS". Conclusão: Durante a pandemia da COVID-19, o acesso ao cuidado foi mantido, mediante adaptações necessárias pelo contexto sanitário vivido no momento da coleta. Apesar de alguns usuários desconhecerem a cartilha de direitos dos usuários do SUS, o que pode causar fragilidades na participação popular, foi demonstrado, de modo geral, que havia um respeito ao cumprimento das diretrizes da PNH nesses serviços. Foi interpretado que o acolhimento e a ambiência são diretrizes que aparecem nas falas através de outros termos, contudo, diretrizes como cogestão e clínica ampliada não foram identificadas. Tal fato leva a crer que, apesar dos muitos avanços nos últimos anos, a plena efetivação da humanização na APS ainda é um desafio para muitas equipes, um caminho que pode ser percorrido por meio do fortalecimento das variadas tecnologias do cuidado, que envolvam comunicação, empatia, fortalecimento do vínculo, a valorização dos saberes e uso adequado dos recursos disponíveis para esses serviços.Introduction: The COVID-19 pandemic has highlighted the strengths, but also the weaknesses that already exist in the different levels of care of the Unified Health System (SUS). In Primary Health Care (PHC), one of the challenges is the fulfillment of its essential attributes, however, there is also concern about the implementation of the guidelines of the National Humanization Policy (PNH), namely: welcoming, ambience, participatory management, defense of users' rights, appreciation of the worker and expanded clinic. Objective: To analyze compliance with PNH guidelines in PHC during the COVID-19 pandemic, from the user's point of view. Methods: Qualitative, exploratory and descriptive study, carried out with users assisted by the Family Health Strategy (ESF) in the municipality of Brejo Santo/CE. The research meets the criteria of resolution n° 466/12 of the National Health Council and was appreciated by the Research Ethics Committee (CEP) of the Faculty of Health Sciences of Trairi (FACISA)/Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN ), having obtained a favorable opinion from nº 5.538.037/2022. The collection technique was a semi-structured interview, guided by a script prepared by the research team. The study included users aged 18 years or over, registered in the ESF of the aforementioned municipality for at least two years. Those users who had flu signs or symptoms at the time of the interview were excluded, following the health recommendations adopted during the pandemic. Sampling was carried out for convenience, considering the period established for data collection (between September and December 2022), so that a total of 23 participants was reached. Results: Data were processed using the Iramuteq software and submitted to thematic content analysis. The Descending Hierarchical Classification revealed six classes that originated the thematic categories, namely: "Reception and access in the ESF"; "Ambience and appreciation of the worker as a health service qualification strategy"; and "The importance of co-management and defense of the rights of SUS users". Conclusion: During the COVID-19 pandemic, access to care was maintained, through necessary adaptations due to the health context experienced at the time of collection. Although some users are unaware of the SUS user rights booklet, which can cause weaknesses in popular participation, it was demonstrated, in general, that there was respect for compliance with the PNH guidelines in these services. It was interpreted that welcoming and ambience are guidelines that appear in the speeches through other terms, however, guidelines such as co-management and expanded clinic were not identified. This fact leads us to believe that, despite the many advances in recent years, the full realization of humanization in PHC is still a challenge for many teams, a path that can be followed through the strengthening of the various care technologies, which involve communication, empathy, strengthening the bond, valuing knowledge and proper use of the resources available for these services.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAHumanização da assistênciaAtenção primária à saúdePandemia por Covid-19Saúde públicaHumanização na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHumanizacaoAtencaoPrimaria_Arraes_2023.pdfapplication/pdf2823484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55146/1/HumanizacaoAtencaoPrimaria_Arraes_2023.pdfe01d085fa6dacb5912829d4b19183a73MD51123456789/551462023-10-31 20:12:42.553oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55146Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-10-31T23:12:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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