Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Cláudio de Almeida
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32710
Resumo: O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante do Novo Ensino Médio acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “O que você tem haver com a corrupção”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho, aqui, no Rio Grande do Norte, onde envolve diversas escolas da capital. Durante esses setes anos, foram muitos estudantes oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena teatral para culminância com a finalização do Mestrado Profissional em Arte. Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante, de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e de uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) e Boal (2019), dentre outros. A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto ao estudante, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo titulo. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.
id UFRN_5c8a342c06fc1f34f42b767ab1c73397
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32710
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcante, Cláudio de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/3656279330686053http://lattes.cnpq.br/2363104313711193Bezerra, Djakson da Rochahttp://lattes.cnpq.br/7956841403096370Vieira, Marcilio de Souzahttp://lattes.cnpq.br/7003467659704271Thomé, Renata Viana de Barroshttp://lattes.cnpq.br/1230598383268415Campos, Marineide Furtado2021-06-15T23:23:06Z2021-06-15T23:23:06Z2021-02-25CAVALCANTE, Cláudio de Almeida. Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32710O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante do Novo Ensino Médio acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “O que você tem haver com a corrupção”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho, aqui, no Rio Grande do Norte, onde envolve diversas escolas da capital. Durante esses setes anos, foram muitos estudantes oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena teatral para culminância com a finalização do Mestrado Profissional em Arte. Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante, de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e de uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) e Boal (2019), dentre outros. A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto ao estudante, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo titulo. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.The present work aims to observe, analyze, reflect and discuss with the student about their marked, oppressed, conflicted and resignified bodies in the public school space with a focus on teaching Art and its different languages - Theater, Dance, Music and Visual Arts, from the electronic game “The Sims”, in the theater scene. Appropriating this transformative tool, which is the teaching of Art in public schools, the aim is to progressively guide the student in a human way, in the construction of ethical, aesthetic and citizen values and concepts, enabling him to become an autonomous subject and builder of his own social and corporal history. We thought about how to make it possible, through the teaching of Art, to experience human and creative relationships with all those who attend school, contributing to this student being emotional, having pleasure and happiness in learning, and that this learning has meaning and that it be apprehended through visceral, singular, integral experiences and with support for pedagogical, methodological, creative, playful and significant mechanisms, giving a new meaning to a body full of oppressive marks and conflicts arising from family life and an oppressive society. For this, we seek theoretical support in Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) and Boal (2019). The research has a qualitative nature, with the final products of this scientific article and a pedagogical proposal for a theater show entitled “Marked, Oppressed, Conflicted and Resignified Bodies” at school and in life. It should be noted, therefore, the possibility of a collective where it is possible to present this student with other ways of thinking, living, existing in his context and around the school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONALUFRNBrasilCorpoArteRessignificaçãoAprendizagemEscolaRessignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRessignificarcorpooprimido_Cavalcante_2021.pdfapplication/pdf2727822https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32710/1/Ressignificarcorpooprimido_Cavalcante_2021.pdf49952f69715a4497dd001f4cb2b256cfMD51123456789/327102021-06-15 20:26:27.201oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32710Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T23:26:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
title Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
spellingShingle Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
Cavalcante, Cláudio de Almeida
Corpo
Arte
Ressignificação
Aprendizagem
Escola
title_short Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
title_full Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
title_fullStr Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
title_full_unstemmed Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
title_sort Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte
author Cavalcante, Cláudio de Almeida
author_facet Cavalcante, Cláudio de Almeida
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3656279330686053
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2363104313711193
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Bezerra, Djakson da Rocha
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7956841403096370
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vieira, Marcilio de Souza
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7003467659704271
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Thomé, Renata Viana de Barros
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Cláudio de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Campos, Marineide Furtado
contributor_str_mv Campos, Marineide Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Arte
Ressignificação
Aprendizagem
Escola
topic Corpo
Arte
Ressignificação
Aprendizagem
Escola
description O presente trabalho objetiva observar, analisar, refletir e discutir junto ao estudante do Novo Ensino Médio acerca de seus corpos marcados, oprimidos, conflitados e ressignificados no espaço da escola pública com foco no ensino de Arte e suas diversas linguagens – Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, a partir de várias experiências teatrais: “O que você tem haver com a corrupção”, “Paulo Freire o Educador”, e sete montagens de espetáculos com a temática dos direitos e deveres do trabalhador, projeto esse idealizado e executado pelo Ministério do Trabalho, aqui, no Rio Grande do Norte, onde envolve diversas escolas da capital. Durante esses setes anos, foram muitos estudantes oportunizados ao fazer teatral, e por fim, o jogo eletrônico “The Sims”, na cena teatral para culminância com a finalização do Mestrado Profissional em Arte. Apropriando-se dessa ferramenta transformadora que é o ensino de Arte na escola pública, busca-se encaminhar progressivamente o estudante, de forma humana, na construção de valores e conceitos éticos, estéticos e cidadãos, possibilitando que ele se torne sujeito autônomo e construtor de sua própria história social e corporal. Pensamos em como oportunizá-lo, por meio do ensino da Arte, a vivenciar relações humanas e criativas com todos os que fazem a escola, contribuindo para que esse estudante se emocione, tenha prazer e felicidade em aprender, e que esse aprendizado tenha significado e que seja apreendido por meio de experiências viscerais, singulares, integrais e com aporte em mecanismos pedagógicos, metodológicos, criativos, lúdicos e significativos, dando uma ressignificação a um corpo repleto de marcas opressoras e conflitos advindos do convívio familiar e de uma sociedade opressora. Para isso, buscamos aporte teórico em Freire (2004), Bertherat (2010), Bernstein (2010), Guénon (2003), Barbosa (2002), Reverbel (2007) e Boal (2019), dentre outros. A pesquisa tem um cunho qualitativo, com produtos finais este artigo científico e uma proposta pedagógica de um espetáculo de teatro inspirado nos “Corpos Marcados, Oprimidos, Conflitados e Ressignificados” na escola e na vida, e por meio da apropriação do jogo eletrônico “The Sims”, junto ao estudante, construir cenicamente um espetáculo com o mesmo titulo. Ressalte-se, portanto, a possibilidade de um coletivo onde é possível apresentar a esse estudante outras formas de pensar, viver, existir em seu contexto e no entorno da escola.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T23:23:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T23:23:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Cláudio de Almeida. Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32710
identifier_str_mv CAVALCANTE, Cláudio de Almeida. Ressignificar o corpo oprimido-reprimido pela experiência em arte. 2021. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32710/1/Ressignificarcorpooprimido_Cavalcante_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49952f69715a4497dd001f4cb2b256cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117530203979776