Cuidados paliativos: uma proposta para o ensino da graduação em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Gustavo Henrique de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24906
Resumo: INTRODUÇÃO: O aprofundamento sobre as temáticas relacionadas à terminalidade da vida tem sido uma preocupação de profissionais de saúde que lidam com pacientes nessa situação. As demandas individuais e de familiares diante da constatação de deficiências na assistência dispensada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos, nos levam a refletir sobre a necessidade de aquisição de competências na área de Cuidados Paliativos na formação dos graduandos de medicina. OBJETIVOS: Propor competências essenciais para o ensino de Cuidados Paliativos nos cursos de graduação em medicina. PERCURSO METODOLÓGICO: A pesquisa se delineou como um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Inicialmente, foi feita uma análise documental na literatura nacional e internacional sobre competências gerais em Cuidados Paliativos; no sentido de construir um quadro com sugestões de competências essenciais para o ensino de graduação no Brasil. A seguir, o material elaborado foi apresentado individualmente a 8 profissionais com formação especializada em cuidados paliativos de diferentes áreas (médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional) para análise, acompanhado de uma entrevista com três questões abertas: 1) O que você teria a sugerir para melhorar as competências em cuidados paliativos para o ensino de graduação em medicina, considerando esse material que lhe foi entregue? 2) Comente sobre a importância da interprofissionalidade no ensino em Cuidados Paliativos, enfatizando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual do cuidado e 3) Fale sobre os obstáculos para implementação e o desenvolvimento da proposta no ensino da graduação de medicina. Na análise documental e nas entrevistas com os profissionais, foi utilizada a análise de conteúdo temática categorial proposta por Bardin. RESULTADOS: A análise documental inicial resultou em 5 categorias (Introdução, Controle de sintomas, Equipe interprofissional, Tópicos em Cuidados Paliativos, Assistência nos últimos momentos de vida), 8 subcategorias e 96 unidades de análise que deram subsídio ao pesquisador para construção das sugestões de competências, distribuídas num quadro em cinco módulos, com seus respectivos conteúdos. Das entrevistas com os profissionais, após leitura do material que lhes foi entregue, emergiram 6 categorias (Princípios básicos em Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Questões éticas e legais, Comunicação e aspectos psicossociais e espirituais, Trabalho em equipe e Desafios para a implementação da proposta), além de 12 subcategorias e 168 unidades de análise. Sobre a categoria “Desafios para a implementação da proposta” o desconhecimento conceitual de gestor e profissionais de saúde sobre cuidados paliativos surge, nas unidades de análises, como um dos principais obstáculos a ser superado. Das falas contidas nas subcategorias e unidades de análise, emergiram sugestões para melhor distribuição dos módulos, resultando na renomeação destes (Princípios básicos dos Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Trabalho em equipe, Questões éticas e legais, Assistência nos últimos momentos de vida), assim colocando em destaque em destaque o trabalho em equipe interprofissional como competência essencial a ser adquirida no ensino de Cuidados Paliativos na graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A lacuna existente no ensino de graduação em medicina sobre os vários aspectos que envolvem a terminalidade da vida, não pode ser ignorada diante da demanda crescente na prática médica. A discussão e aprimoramento das competências em Cuidados Paliativos sugeridas nesse estudo serão certamente essenciais durante os fóruns de educação médica, para que possamos ter mais clareza do que realmente é necessário para a formação do médico generalista.
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spelling Caldas, Gustavo Henrique de OliveiraMoreira, Simone da Nóbrega TomazMotta, Luciana Branco daTrindade, Thiago Gomes daVilar, Maria José Pereira2018-03-19T13:31:40Z2018-03-19T13:31:40Z2017-12-04CALDAS, Gustavo Henrique de Oliveira. Cuidados paliativos: uma proposta para o ensino da graduação em medicina. 2017. 57f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24906INTRODUÇÃO: O aprofundamento sobre as temáticas relacionadas à terminalidade da vida tem sido uma preocupação de profissionais de saúde que lidam com pacientes nessa situação. As demandas individuais e de familiares diante da constatação de deficiências na assistência dispensada aos pacientes que necessitam de cuidados paliativos, nos levam a refletir sobre a necessidade de aquisição de competências na área de Cuidados Paliativos na formação dos graduandos de medicina. OBJETIVOS: Propor competências essenciais para o ensino de Cuidados Paliativos nos cursos de graduação em medicina. PERCURSO METODOLÓGICO: A pesquisa se delineou como um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Inicialmente, foi feita uma análise documental na literatura nacional e internacional sobre competências gerais em Cuidados Paliativos; no sentido de construir um quadro com sugestões de competências essenciais para o ensino de graduação no Brasil. A seguir, o material elaborado foi apresentado individualmente a 8 profissionais com formação especializada em cuidados paliativos de diferentes áreas (médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional) para análise, acompanhado de uma entrevista com três questões abertas: 1) O que você teria a sugerir para melhorar as competências em cuidados paliativos para o ensino de graduação em medicina, considerando esse material que lhe foi entregue? 2) Comente sobre a importância da interprofissionalidade no ensino em Cuidados Paliativos, enfatizando as dimensões biológica, psicológica, social e espiritual do cuidado e 3) Fale sobre os obstáculos para implementação e o desenvolvimento da proposta no ensino da graduação de medicina. Na análise documental e nas entrevistas com os profissionais, foi utilizada a análise de conteúdo temática categorial proposta por Bardin. RESULTADOS: A análise documental inicial resultou em 5 categorias (Introdução, Controle de sintomas, Equipe interprofissional, Tópicos em Cuidados Paliativos, Assistência nos últimos momentos de vida), 8 subcategorias e 96 unidades de análise que deram subsídio ao pesquisador para construção das sugestões de competências, distribuídas num quadro em cinco módulos, com seus respectivos conteúdos. Das entrevistas com os profissionais, após leitura do material que lhes foi entregue, emergiram 6 categorias (Princípios básicos em Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Questões éticas e legais, Comunicação e aspectos psicossociais e espirituais, Trabalho em equipe e Desafios para a implementação da proposta), além de 12 subcategorias e 168 unidades de análise. Sobre a categoria “Desafios para a implementação da proposta” o desconhecimento conceitual de gestor e profissionais de saúde sobre cuidados paliativos surge, nas unidades de análises, como um dos principais obstáculos a ser superado. Das falas contidas nas subcategorias e unidades de análise, emergiram sugestões para melhor distribuição dos módulos, resultando na renomeação destes (Princípios básicos dos Cuidados Paliativos, Manejo de sintomas, Trabalho em equipe, Questões éticas e legais, Assistência nos últimos momentos de vida), assim colocando em destaque em destaque o trabalho em equipe interprofissional como competência essencial a ser adquirida no ensino de Cuidados Paliativos na graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A lacuna existente no ensino de graduação em medicina sobre os vários aspectos que envolvem a terminalidade da vida, não pode ser ignorada diante da demanda crescente na prática médica. A discussão e aprimoramento das competências em Cuidados Paliativos sugeridas nesse estudo serão certamente essenciais durante os fóruns de educação médica, para que possamos ter mais clareza do que realmente é necessário para a formação do médico generalista.INTRODUCTION: The deepening of the topics related to the terminality of life has been a concern of health professionals who deal with patients in this situation. The individual and family demands regarding deficiencies in the care given to patients who need palliative care lead us to reflect on the need to acquire competences in the area of Palliative Care in the training of medical undergraduates. OBJECTIVES: To propose essential competences for the teaching of Palliative Care in undergraduate medical courses. METHODOLOGICAL COURSE: The research was delineated as a descriptive and qualitative. Initially, a documentary research was done in the national and international literature on general competences in Palliative Care; in the sense of constructing a framework with suggestions of essential competences for undergraduate education in Brazil. Next, the elaborated material was presented individually to 8 professionals with specialized training in palliative care from different areas (doctor, nurse, psychologist, occupational therapist) for analysis, accompanied by an interview with three open questions: 1) What would you suggest to improve the competences in palliative care for undergaduate medical education, given the material that was delivered to you? 2) Comment on the importance of interprofessionality in teaching in Palliative Care, emphasizing the biological, psychological, social and spiritual dimensions of care and 3) Talk about obstacles to the implementation and development of the proposal in the teaching of medical graduation. In the documentary analysis and in the interviews with the professionals, the categorical thematic content analysis proposed by Bardin was used. RESULTS: The initial documentary research resulted in 5 categories (Introduction, Symptom control, Interprofessional team, Palliative Care topics, Assistance in the last moments of life), 8 subcategories and 96 units of analysis that gave subsidy to the researcher to construct the suggestions of compentences, distributed in a framework in five modules, with their respective contents. From the interviews with the professionals, after reading the material that was given to them, 6 categories emerged (Basic principles of Palliative Care, Symptom management, Ethical and legal issues, Communication and psychosocial and spiritual aspects, Teamwork and Challenges for the implementation of proposal), in addition to 12 subcategories and 168 analysis units. About the category "Challenges for the implementation of the proposal" the conceptual unfamiliarity of managers and health professionals about palliative care appears, in the units of analysis, as one of the main obstacles to be overcome. From the speeches contained in the subcategories and units of analysis, emerged suggestions for better distribution of the modules, resulting in the renaming of these modules (Basic principles of Palliative Care, Symptom management, Teamwork, Ethical and legal issues, Assistance in the last moments of life), thus emphasizing the importance of interprofessional teamwork as an essential competency to be acquired in the teaching of Palliative Care at graduation. FINAL CONSIDERATIONS: The gap in undergraduate medical education about the many aspects that involve the terminatity of life can not be ignored in the face of the growing demand in medical practice. The discussion and improvement of Palliative Care competences suggested in this study will certainly be essential during medical education forums, so that we can have more clarity than is really needed for general practitioner training.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDECuidados paliativosEducação médicaPesquisa qualitativaCurrículoCuidados paliativos: uma proposta para o ensino da graduação em medicinaPalliative care: a proposal for graduate education in medicineinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.txtGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain95293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24906/2/GustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.txt262d6391ce6965fa28121cf9af4a93a0MD52THUMBNAILGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.jpgGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24906/3/GustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.jpg6ed58a5656558fed6c456649173b9cadMD53TEXTGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.txtGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain95293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24906/2/GustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.txt262d6391ce6965fa28121cf9af4a93a0MD52THUMBNAILGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.jpgGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2104https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24906/3/GustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf.jpg6ed58a5656558fed6c456649173b9cadMD53ORIGINALGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdfGustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdfapplication/pdf1292897https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24906/1/GustavoHenriqueDeOliveiraCaldas_DISSERT.pdf2b23ed489f4e6b2f3698c3127c2cdcceMD51123456789/249062019-01-30 16:34:22.612oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24906Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T19:34:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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