Professores sim, jornalistas também: presença de intelectuais no Seridó norte-rio-grandense (1917-1931)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45689 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar, as práticas educativas dos professores Joaquim Coutinho, Júlia Medeiros, Dolores Diniz e Leonor Cavalcanti na cidade de Caicó/RN, entre as décadas 1920 e 1940. Nesse período, esses professores utilizaram a imprensa local para registrar e difundir práticas que realizavam cotidianamente nas salas de aula do Grupo Escolar Senador Guerra, instituição onde juntos lecionaram. Essa pesquisa fundamentou-se nos pressupostos de Chartier (1990), Certeau (2002), Julia (1995) e Sirinelli (2003), dentre outros. Em documentos como artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos e o Regimento Interno dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte (1925), localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, bem como, o Diário de Classe da Cadeira Infantil Mista do Grupo Escolar Senador Guerra (1925), o Livro de Eventos Escolares do Grupo Escolar Senador Guerra (1937-1949) e exemplares do jornal O Ideal da Juventude (1931), localizados no acervo desse Grupo Escolar (atualmente Escola Estadual com a mesma denominação). Também foram utilizados documentos como os exemplares remanescentes do Jornal das Moças (1926), existentes no acervo do Laboratório de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABORDOC) situado no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN – Campus de Caicó e exemplares do jornal A Escola, existentes no acervo pessoal da professora Dolores Diniz. Igualmente, fundamentamos esse estudo em documentos como: registros fotográficos, manuscritos e impressos cedidos por familiares e amigos desses professores. Essa pesquisa evidenciou a contribuição dos professores estudados para a educação do estado do Rio Grande do Norte, uma vez que as suas práticas estiveram ancoradas nas prescrições da Lei nº 405, de 29 de novembro de 1916, também denominada como Lei Orgânica do Ensino, que, entre outras deliberações, buscou a modernização da instrução pública, orientando a criação de novas escolas, bem como, a manutenção e fiscalização do ensino primário. A partir desse estudo, constata-se que, ao publicarem textos hemerográficos que discutiam sobre suas práticas educativas, esses professores colaboraram para a imprensa pedagógica norte-rio-grandense e, de maneira mais específica, da região do Seridó. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45689Este trabalho teve por objetivo analisar, as práticas educativas dos professores Joaquim Coutinho, Júlia Medeiros, Dolores Diniz e Leonor Cavalcanti na cidade de Caicó/RN, entre as décadas 1920 e 1940. Nesse período, esses professores utilizaram a imprensa local para registrar e difundir práticas que realizavam cotidianamente nas salas de aula do Grupo Escolar Senador Guerra, instituição onde juntos lecionaram. Essa pesquisa fundamentou-se nos pressupostos de Chartier (1990), Certeau (2002), Julia (1995) e Sirinelli (2003), dentre outros. Em documentos como artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos e o Regimento Interno dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte (1925), localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, bem como, o Diário de Classe da Cadeira Infantil Mista do Grupo Escolar Senador Guerra (1925), o Livro de Eventos Escolares do Grupo Escolar Senador Guerra (1937-1949) e exemplares do jornal O Ideal da Juventude (1931), localizados no acervo desse Grupo Escolar (atualmente Escola Estadual com a mesma denominação). Também foram utilizados documentos como os exemplares remanescentes do Jornal das Moças (1926), existentes no acervo do Laboratório de Documentação Histórica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABORDOC) situado no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/UFRN – Campus de Caicó e exemplares do jornal A Escola, existentes no acervo pessoal da professora Dolores Diniz. Igualmente, fundamentamos esse estudo em documentos como: registros fotográficos, manuscritos e impressos cedidos por familiares e amigos desses professores. Essa pesquisa evidenciou a contribuição dos professores estudados para a educação do estado do Rio Grande do Norte, uma vez que as suas práticas estiveram ancoradas nas prescrições da Lei nº 405, de 29 de novembro de 1916, também denominada como Lei Orgânica do Ensino, que, entre outras deliberações, buscou a modernização da instrução pública, orientando a criação de novas escolas, bem como, a manutenção e fiscalização do ensino primário. A partir desse estudo, constata-se que, ao publicarem textos hemerográficos que discutiam sobre suas práticas educativas, esses professores colaboraram para a imprensa pedagógica norte-rio-grandense e, de maneira mais específica, da região do Seridó.This study aimed to analyze the educational practices of teachers Joaquim Coutinho, Júlia Medeiros, Dolores Diniz and Leonor Cavalcanti in Caicó/RN city, between the 1920s and 1940s. During this period, these teachers used the local press to record and disseminate practices held daily in the classrooms of Senador Guerra Group School Group0, the institution where they taught together. This research was based on the assumptions of Chartier (1990), Certeau (2002), Julia (1995) and Sirinelli (2003), among others. In documents such as newspaper articles, Governmental Messages, Laws and Decrees and the Internal Regulations of School Groups of Rio Grande do Norte (1925), located in the Historical and Geographical Institute of Rio Grande do Norte, as well as the Class Diary of the Chair Mixed Children of the Senador Guerra School Group (1925), the Book of School Events of the Senador Guerra School Group (1937-1949) and copies of the newspaper O Ideal da Juventude (1931), located in the collection of this School Group (currently Escola Estadual with the same denomination). Documents such as the remaining copies of Jornal das Moças (1926), existing in the collection of the Historical Documentation Laboratory of the Federal University of Rio Grande do Norte (LABORDOC) located at the Seridó Higher Education Center – CERES/UFRN – Campus de Caicó and copies of the newspaper A Escola, in the personal collection of teacher Dolores Diniz were used too. Likewise, we base this study on documents such as: photographic records, manuscripts and printed matter provided by family members and friends of these teachers. This research evidenced the contribution of the studied teachers to education in the state of Rio Grande do Norte, since their practices were anchored in the provisions of Law No. 405, of November 29, 1916, also known as the Organic Law of Education, which, among other deliberations, sought to modernize public instruction, guiding the creation of new schools, as well as the maintenance and inspection of primary education. From this study, it appears that, by publishing hemerographic texts that discussed their educational practices, these teachers collaborated to the pedagogical press in the Rio Grande do Norte and, more specifically, in the Seridó region.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilIntelectuaisEducaçãoSeridóProfessores sim, jornalistas também: presença de intelectuais no Seridó norte-rio-grandense (1917-1931)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProfessoressimjornalistas_Araujo_2020.pdfapplication/pdf7620605https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45689/1/Professoressimjornalistas_Araujo_2020.pdfd616117768eb5d585af59dac3dc29ad4MD51123456789/456892022-05-02 12:23:49.134oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45689Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:23:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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