O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alice Maria Marques da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31686
Resumo: As diferentes formas de comercialização de mercadorias acarretaram mudanças nas estruturas espaciais das cidades, visto que o comércio é uma atividade que movimenta a vida social e urbana. Suas diferentes formas e práticas de reprodução ao longo da história levaram a inúmeras mudanças que influenciaram nas práticas sociais, entre elas a do consumo de mercadorias por meio do comércio. Tendo como base as leituras dos escritos de Cachinho (1994, 1999, 2006, 2009), Salgueiro (1989, 2006, 2010) e outros autores que abordam a temática do comércio e do consumo e suas transformações ao longo dos anos, por meio da modernização dos estabelecimentos e práticas comerciais, com o intuito de responder como se explica a permanência da dinâmica do comércio porta a porta e sua prática na contemporaneidade, realizou-se a pesquisa sobre o comércio porta a porta. Ainda que seja uma atividade que ocorre desde o período medieval, essa prática comercial hodierna apresenta novas configurações permeadas por relações condizentes com a realidade econômica e social. O embasamento teórico obtido a partir dos autores citados subsidiou a pesquisa de campo realizada na cidade de Mamanguape com o objetivo geral de compreender a dinâmica do comércio porta a porta e o seu crescimento frente ao comércio moderno existente. O trabalho encontra-se dividido em três (03) capítulos: no capítulo 1 abordam-se o comércio na atualidade, suas inovações e mudanças, o comércio e consumo que se efetuam por meio de diferentes estratégias capitalistas, no capítulo 2 aborda-se a comercialização porta a porta do tradicional ao “moderno”, no capítulo 3 aborda-se o comércio porta a porta na cidade de Mamanguape, tal como ocorre o desenvolvimento comercial no centro da cidade e sua importância para as cidades vizinhas. Neste capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa de campo e faz-se uma análise sobre a atividade comercial porta a porta, junto a uma análise por bairro. Por fim, são feitas as considerações finais resultantes do diálogo entre teoria e empiria que permitiu a confirmação da importância social do comércio porta a porta para o consumo e sustentabilidade familiar, a comercialização porta a porta pode ser compreendido por meio da lógica desigual da concentração de riqueza, da falta de oportunidade, da apropriação desigual dos espaços urbanos e do desemprego crescente nos últimos anos.
id UFRN_5fd0b6b92e2f9ee59f3905472b91acde
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31686
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Alice Maria Marques dahttp://lattes.cnpq.br/4633761363828129http://lattes.cnpq.br/3188665123953039Albuquerque, Edu Silvestre dehttp://lattes.cnpq.br/3353125804259611Morais, Ione Rodrigues Dinizhttp://lattes.cnpq.br/9233980341514642Lopes, Rosa Maria Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/7794500005574533Gomes, Rita de Cássia da Conceição2021-03-04T23:24:09Z2021-03-04T23:24:09Z2020-11-26SILVA, Alice Maria Marques da. O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31686As diferentes formas de comercialização de mercadorias acarretaram mudanças nas estruturas espaciais das cidades, visto que o comércio é uma atividade que movimenta a vida social e urbana. Suas diferentes formas e práticas de reprodução ao longo da história levaram a inúmeras mudanças que influenciaram nas práticas sociais, entre elas a do consumo de mercadorias por meio do comércio. Tendo como base as leituras dos escritos de Cachinho (1994, 1999, 2006, 2009), Salgueiro (1989, 2006, 2010) e outros autores que abordam a temática do comércio e do consumo e suas transformações ao longo dos anos, por meio da modernização dos estabelecimentos e práticas comerciais, com o intuito de responder como se explica a permanência da dinâmica do comércio porta a porta e sua prática na contemporaneidade, realizou-se a pesquisa sobre o comércio porta a porta. Ainda que seja uma atividade que ocorre desde o período medieval, essa prática comercial hodierna apresenta novas configurações permeadas por relações condizentes com a realidade econômica e social. O embasamento teórico obtido a partir dos autores citados subsidiou a pesquisa de campo realizada na cidade de Mamanguape com o objetivo geral de compreender a dinâmica do comércio porta a porta e o seu crescimento frente ao comércio moderno existente. O trabalho encontra-se dividido em três (03) capítulos: no capítulo 1 abordam-se o comércio na atualidade, suas inovações e mudanças, o comércio e consumo que se efetuam por meio de diferentes estratégias capitalistas, no capítulo 2 aborda-se a comercialização porta a porta do tradicional ao “moderno”, no capítulo 3 aborda-se o comércio porta a porta na cidade de Mamanguape, tal como ocorre o desenvolvimento comercial no centro da cidade e sua importância para as cidades vizinhas. Neste capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa de campo e faz-se uma análise sobre a atividade comercial porta a porta, junto a uma análise por bairro. Por fim, são feitas as considerações finais resultantes do diálogo entre teoria e empiria que permitiu a confirmação da importância social do comércio porta a porta para o consumo e sustentabilidade familiar, a comercialização porta a porta pode ser compreendido por meio da lógica desigual da concentração de riqueza, da falta de oportunidade, da apropriação desigual dos espaços urbanos e do desemprego crescente nos últimos anos.The different forms of commercialization of goods led to changes in the spatial structures of cities, since commerce is an activity that moves social and urban life. Its different forms and practices of reproduction throughout history have led to numerous changes that have influenced social practices, including the consumption of goods through trade. Based on the readings of the writings of Cachinho (1994, 1999, 2006, 2009), Salgueiro (1989, 2006, 2010) and other authors who address the theme of trade and consumption and its transformations over the years, through modernization of establishments and commercial practices, in order to answer how the dynamics of door-to-door trade and its practice in contemporary times are explained, research on door-to-door commerce was carried out. Even though it has been an activity since the medieval period, this modern commercial practice presents new configurations permeated by relationships consistent with economic and social reality. The theoretical basis obtained from the aforementioned authors supported the field research carried out in the city of Mamanguape with the general objective of understanding the dynamics of door-to-door commerce and its growth in relation to existing modern commerce. The work is divided into three (03) chapters: in chapter 1 we deal with trade today, its innovations and changes, trade and consumption that take place through different capitalist strategies, in chapter 2 we approach the door-to-door marketing from traditional to “modern”, in chapter 3 we discuss door-to-door commerce in the city of Mamanguape, as well as commercial development in the city center and its importance for neighboring cities. In this chapter, the results of the field research are presented and an analysis of door-to-door commercial activity is carried out, together with an analysis by neighborhood. Finally, the final considerations are made resulting from the dialogue between theory and empiry that allowed the confirmation of the social importance of door-to-door commerce for consumption and family sustainability, door-to-door marketing can be understood through the unequal logic of concentration of wealth, lack of opportunity, unequal appropriation of urban spaces and growing unemployment in recent years.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIAUFRNBrasilComércio porta a portaFormas e práticas comerciaisMamanguape/PBO comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTComercioportaporta_Silva_2020.pdf.txtComercioportaporta_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain285797https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31686/2/Comercioportaporta_Silva_2020.pdf.txt6887dc90ed6fce71213e4fcf31a981e8MD52THUMBNAILComercioportaporta_Silva_2020.pdf.jpgComercioportaporta_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1625https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31686/3/Comercioportaporta_Silva_2020.pdf.jpg5804950701f8766203218f2c9fb2bae9MD53ORIGINALComercioportaporta_Silva_2020.pdfapplication/pdf4050423https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31686/1/Comercioportaporta_Silva_2020.pdf550b0b6b84ade48de816f54f1ebd4317MD51123456789/316862021-03-07 05:50:15.829oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31686Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-07T08:50:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
title O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
spellingShingle O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
Silva, Alice Maria Marques da
Comércio porta a porta
Formas e práticas comerciais
Mamanguape/PB
title_short O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
title_full O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
title_fullStr O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
title_full_unstemmed O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
title_sort O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB
author Silva, Alice Maria Marques da
author_facet Silva, Alice Maria Marques da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4633761363828129
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3188665123953039
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9233980341514642
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lopes, Rosa Maria Rodrigues
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7794500005574533
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alice Maria Marques da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Albuquerque, Edu Silvestre de
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3353125804259611
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Rita de Cássia da Conceição
contributor_str_mv Albuquerque, Edu Silvestre de
Gomes, Rita de Cássia da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio porta a porta
Formas e práticas comerciais
Mamanguape/PB
topic Comércio porta a porta
Formas e práticas comerciais
Mamanguape/PB
description As diferentes formas de comercialização de mercadorias acarretaram mudanças nas estruturas espaciais das cidades, visto que o comércio é uma atividade que movimenta a vida social e urbana. Suas diferentes formas e práticas de reprodução ao longo da história levaram a inúmeras mudanças que influenciaram nas práticas sociais, entre elas a do consumo de mercadorias por meio do comércio. Tendo como base as leituras dos escritos de Cachinho (1994, 1999, 2006, 2009), Salgueiro (1989, 2006, 2010) e outros autores que abordam a temática do comércio e do consumo e suas transformações ao longo dos anos, por meio da modernização dos estabelecimentos e práticas comerciais, com o intuito de responder como se explica a permanência da dinâmica do comércio porta a porta e sua prática na contemporaneidade, realizou-se a pesquisa sobre o comércio porta a porta. Ainda que seja uma atividade que ocorre desde o período medieval, essa prática comercial hodierna apresenta novas configurações permeadas por relações condizentes com a realidade econômica e social. O embasamento teórico obtido a partir dos autores citados subsidiou a pesquisa de campo realizada na cidade de Mamanguape com o objetivo geral de compreender a dinâmica do comércio porta a porta e o seu crescimento frente ao comércio moderno existente. O trabalho encontra-se dividido em três (03) capítulos: no capítulo 1 abordam-se o comércio na atualidade, suas inovações e mudanças, o comércio e consumo que se efetuam por meio de diferentes estratégias capitalistas, no capítulo 2 aborda-se a comercialização porta a porta do tradicional ao “moderno”, no capítulo 3 aborda-se o comércio porta a porta na cidade de Mamanguape, tal como ocorre o desenvolvimento comercial no centro da cidade e sua importância para as cidades vizinhas. Neste capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa de campo e faz-se uma análise sobre a atividade comercial porta a porta, junto a uma análise por bairro. Por fim, são feitas as considerações finais resultantes do diálogo entre teoria e empiria que permitiu a confirmação da importância social do comércio porta a porta para o consumo e sustentabilidade familiar, a comercialização porta a porta pode ser compreendido por meio da lógica desigual da concentração de riqueza, da falta de oportunidade, da apropriação desigual dos espaços urbanos e do desemprego crescente nos últimos anos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-04T23:24:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-04T23:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Alice Maria Marques da. O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31686
identifier_str_mv SILVA, Alice Maria Marques da. O comércio porta a porta na cidade de Mamanguape-PB. 2020. 132f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31686/2/Comercioportaporta_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31686/3/Comercioportaporta_Silva_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31686/1/Comercioportaporta_Silva_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6887dc90ed6fce71213e4fcf31a981e8
5804950701f8766203218f2c9fb2bae9
550b0b6b84ade48de816f54f1ebd4317
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117692673490944