Análise das relações entre capacidade de gerenciamento de crises, brand experience e intenção de escolha de destinos costeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kaline Mendonça dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52828
Resumo: Considerando-se as contínuas crises enfrentadas pelo setor turístico, surgem dúvidas sobre as melhores estratégias de planejamento capazes de gerenciar os destinos turísticos, buscando competitividade e atratividade. Neste sentido, este estudo investiga as relações existentes entre a Capacidade de Gerenciamento de Crises em destinos turísticos, Brand Experience e Imagem como fatores influenciadores na intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. O estudo pode ser considerado como de natureza epistemológica pós-positivista, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. O modelo de análise utilizado foi construído com base nas dimensões do Branding Experience, proposto por Stuart J. Barnes et al (2014) e de Gerenciamento de Crises, proposto por Rastegar et al. (2021). Foram coletados 483 questionários, resultando em uma amostra final de 428 questionários, distribuídos de forma online via plataforma Google Forms, tendo, como base de técnica de amostragem, o Snowball (bola de neve). Delimitou-se, como área de estudo, o destino turístico costeiro de Pipa, Rio Grande do Norte. Como técnica de análise de dados, utilizou-se de análise descritiva das variáveis, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para explicar as relações das dimensões usadas na pesquisa, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) e o pacote AMOS. Dentre os principais resultados, verificouse a existência de correlação moderada entre a dimensão Brand Experience e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais, não se verificaram relações significativas entre a dimensão Percepção de Gerenciamente de Crises e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Entende-se que o estudo contribui com a área de conhecimento do Turismo na medida que visou investigar lacunas existentes no planejamento e gestão de destinos turísticos costeiros.
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Neste sentido, este estudo investiga as relações existentes entre a Capacidade de Gerenciamento de Crises em destinos turísticos, Brand Experience e Imagem como fatores influenciadores na intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. O estudo pode ser considerado como de natureza epistemológica pós-positivista, utilizando-se do método hipotético-dedutivo, com abordagem quantitativa, tendo como característica ser descritivo e exploratório. O modelo de análise utilizado foi construído com base nas dimensões do Branding Experience, proposto por Stuart J. Barnes et al (2014) e de Gerenciamento de Crises, proposto por Rastegar et al. (2021). Foram coletados 483 questionários, resultando em uma amostra final de 428 questionários, distribuídos de forma online via plataforma Google Forms, tendo, como base de técnica de amostragem, o Snowball (bola de neve). Delimitou-se, como área de estudo, o destino turístico costeiro de Pipa, Rio Grande do Norte. Como técnica de análise de dados, utilizou-se de análise descritiva das variáveis, análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória e a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE) para explicar as relações das dimensões usadas na pesquisa, com suporte do Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) e o pacote AMOS. Dentre os principais resultados, verificouse a existência de correlação moderada entre a dimensão Brand Experience e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Por meio do processo de modelagem de equações estruturais, não se verificaram relações significativas entre a dimensão Percepção de Gerenciamente de Crises e as dimensões Atitude, Imagem e Intenção de viagem para destinos turísticos costeiros. Entende-se que o estudo contribui com a área de conhecimento do Turismo na medida que visou investigar lacunas existentes no planejamento e gestão de destinos turísticos costeiros.Considering the continuous crises faced by the tourism sector, doubts arise about the best planning strategies capable of managing tourist destinations seeking competitiveness and attractiveness. In this sense, this study investigates the relationships between Crisis Management Capacity in tourist destinations, Brand Experience and Image as influencing factors in the intention to travel to coastal tourist destinations. The study can be considered as having a post-positivist epistemological nature, using the hypothetical-deductive method, with a quantitative approach, with the characteristic of being descriptive and exploratory. The analysis model used was built based on the dimensions of Branding Experience, proposed by Stuart J. Barnes et al (2014) and Crisis Management, proposed by Rastegar et al. (2021). 483 questionnaires were collected, resulting in a final sample of 428 questionnaires, distributed online via the Google Forms platform, based on the Snowball sampling technique. The coastal tourist destination of Pipa-RN was defined as the study area. As a data analysis technique, descriptive analysis of variables, exploratory factor analysis, confirmatory factor analysis and the Structural Equation Modeling (SEM) technique were used to explain the relationships of the dimensions used in the research, with support from the Software Statistical Package for the Social Sciences (IBM-SPSS) and the AMOS package. Among the main results, there was a moderate correlation between the Brand Experience dimension and the Attitude, Image and Intention to travel to coastal tourist destinations. Through the process of modeling structural equations, no significant relationships were found between the dimension Perception of Crisis Management and the dimensions Attitude, Image and Intention to travel to coastal tourist destinations. It is understood that the study contributes to the area of knowledge since it aimed to investigate existing gaps in the planning and management of coastal tourist destinations.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNUFRNBrasilBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOGerenciamento de crises - turismoBrand experienceIntenção de viagem - destinos costeirosAnálise das relações entre capacidade de gerenciamento de crises, brand experience e intenção de escolha de destinos costeirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaliserelacoesentrecapacidade_Santos_2023.pdfapplication/pdf2937538https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52828/1/Analiserelacoesentrecapacidade_Santos_2023.pdf4991a1736c661f3853e595e3e8f966cdMD51123456789/528282023-06-21 18:22:55.044oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52828Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-21T21:22:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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